Menu

Tudo sobre apontamento de produção na construção civil

Gabriela Pereira de Souza

Compartilhe nosso conteúdo

Você sabe o que é apontamento de produção na construção civil? Saiba como fazer e porque é tão importante para o sucesso das construtoras. 

Fazer o acompanhamento e a gestão de obras é fundamental para o sucesso dos seus projetos, essa é uma das medidas mais essenciais no dia a dia da construção. Só assim é possível controlar tudo que está acontecendo, o que precisava ter sido feito e não foi, o que está atrasado, o que está adiantado… 

O gerenciamento de uma construção exige vários tipos de acompanhamentos que precisam ser definidos de maneira automatizada e inteligente para evitar erros ou atrasos, os quais dificultam o cumprimento de prazos estabelecidos e outros problemas no canteiro de obras. 

Leia também:

Como fazer o acompanhamento de obra do jeito certo? | Obra Prima

O que é o apontamento de produção na construção civil? 

O apontamento de produção na construção civil é um método por meio do qual é registrado o caminho percorrido por cada um dos itens em cada uma das etapas na sua linha de produção. Funciona como uma espécie de relatório. Dessa maneira, através deste apontamento é possível acompanhar o início e o fim das fases de produção, além dos imprevistos que surgiram. 

Para conseguir realizar um bom apontamento de produção, é fundamental ter boa qualidade e quantidade de dados. Afinal, serão com essas informações coletadas que as construtoras vão conseguir fazer o acompanhamento e o repasse de atualizações para as suas equipes, seja no canteiro de obras ou no escritório. 

Qual é a importância dessa etapa para as obras das construtoras? 

A visibilidade é indispensável para tomar decisões corretas e precisas. Com o apontamento de produção da construção civil, essa tarefa fica mais fácil, já que dá para visualizar o que tem sido feito e em quais condições. 

Por meio do monitoramento otimizado, é possível identificar a relação entre planejado e realizado. É uma maneira de conhecer o valor agregado do projeto até o momento e perceber mais rapidamente caso exista algum problema ou imprevisto. 

Além disso, esse método é fundamental para registrar dados e informações relevantes. Dessa forma, existe uma comunicação facilitada entre os setores e os profissionais evitando muitas dúvidas sobre o que precisa ser realizado, o que já foi e como aconteceu.

Como fazer o apontamento de produção na construção civil?

Por se tratar de um processo tão importante, nada melhor que conhecer os 5 passos obrigatórios para a sua realização. Descubra como executar o apontamento: 

1. Registre cada um dos serviços realizados

As obras são compostas por uma sequência de tarefas. Ou seja, é indispensável, para qualquer construtora, conseguir acompanhar cada uma das etapas e assegurar a qualidade da sua entrega final para o cliente. 

Estimule o seu time a registrar cada etapa finalizada. Isso pode ser feito no Relatório Diário de Obras. Já falamos diversas vezes sobre ele aqui, confira. Tenha certeza que a ferramenta tem espaço para adicionar observações extras e ajudar os administradores na compreensão do trabalho. 

Esse cuidado vai possibilitar a visualização do desenvolvimento do projeto em vários níveis. E, com isso, criar relatórios mais completos sobre a produtividade no canteiro de obras e dentro das construtoras. 

2. Selecione o método mais adequado 

Existe mais de um tipo de registro, com duas principais alternativas: o apontamento retroativo e a versão que é realizada em tempo real. Geralmente, a primeira opção está mais associada a dados manuais, que são adicionados em planilhas isoladas. Já o segundo método, em tempo real, possibilita que as informações sejam conhecidas assim que a etapa começa e termina. 

3. Escolha uma boa ferramenta 

Para realizar o registro dessas informações, é essencial ter a ferramenta correta. Planilhas e pranchetas já foram muito usadas, mas hoje a tecnologia é a escolha mais eficiente. Então, vale encontrar um software de gestão de obras para a construção civil com essa funcionalidade e que combine com a sua construtora.

4. Conscientize e treine o seu time

O apontamento de produção na construção civil depende dos seus colaboradores mesmo quando a tecnologia é usada. Por isso, é fundamental capacitar a sua equipe e conscientizar os profissionais da importância de realizar esses registros. Assim, eles criam o hábito e fica mais fácil acompanhar o desenvolvimento das obras. 

5. Tenha controle do processo

Além de orientar sobre a execução dessa etapa, é indispensável garantir que ela esteja sendo realizada da maneira correta. Por esse motivo é importante controlar o processo para ter certeza de que as diretrizes têm sido seguidas. Essa é uma maneira de identificar problemas com uma maior precisão. 

Gestão de obras: como a tecnologia ajuda?

Usar um software de gestão de obras para realizar o apontamento de produção na construção civil otimiza a etapa. Uma vez que a tecnologia auxilia na automatização desse processo, diminuindo a quantidade de informações que precisam ser adicionadas manualmente e assegurando que todos os registros estejam padronizados.  

Um bom software de gestão de obras também reduz significativamente os erros e otimiza o seu tempo. Afinal, você não perde mais tempo com tarefas repetitivas e aproveita as vantagens das automações. 

Existe uma maior confiabilidade e integração, todos os dados estão protegidos e em um só lugar. Dessa forma, a comunicação entre colaboradores é favorecida e as chances de erros diminuem. Isso é essencial para modernizar essa etapa das suas obras, evitar diversos retrabalhos e, até mesmo, aprimorar a tomada de decisões dentro do canteiro de obras e no escritório. 

Conheça o Obra Prima

O Obra Prima é um software de gestão de obras completo para pequenas e médias construtoras que querem crescer e ter sucesso no mercado. Ele vai ajudar a ter mais controle, evitar erros e realizar diversas tarefas no dia a dia das obras. 

Com esse sistema fica muito mais fácil realizar o acompanhamento das obras! As construtoras conseguem visualizar diretamente no aplicativo todas as etapas e têm acesso a fotos do processo. 

Para mais conteúdos exclusivos sobre construção civil, dicas de gestão de obras e tudo relacionado a esse setor, siga o nosso Instagram, acompanhe o nosso blog e clique na imagem abaixo para escutar os episódios do Obra Cast.

Pesquisar matéria

Quer transformar sua gestão de obras?

Experimente o sistema Obra Prima!

Matérias relacionadas

Tudo sobre apontamento de produção na construção civil

Você faz o apontamento de produção na construção civil? Descubra aqui como realizar essa tarefa desafiadora, mas essencial para o sucesso. Confira:
Tudo sobre apontamento de produção na construção civi
Tudo sobre apontamento de produção na construção civi

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.