Pesquisar

5 tendências para arquitetura em 2022

Descubra as tendências da arquitetura para as quais seu negócio precisa se preparar para 2022.
Tendências para arquitetura 2022
Tendências para arquitetura 2022

Descubra as tendências da arquitetura para as quais seu negócio precisa se preparar para 2022.

Como em qualquer outra atividade da construção, a arquitetura também possui tendências que refletem as necessidades, desejos e expectativas dos clientes para projetos.

Estar preparado para oferecer esses serviços a custos acessíveis e com qualidade é essencial para que seu escritório alcance o crescimento esperado em 2022 e possa lucrar oferecendo qualidade aos clientes.

Conheça aqui as 5 principais tendências de materiais, design e tecnologia para a arquitetura em 2022.

Tendências para arquitetura: esteja preparado em 2022

Já sabe em que tipo de tecnologias, materiais e serviços investir no ano de 2022? Se ainda não sabe, acompanhe as tendências que o Obra Prima identificou para seu escritório de arquitetura.

1. Casa conectada

A tecnologia tem se inserido cada vez mais profundamente no dia a dia da construção civil, arquitetura e na vida dos clientes. Por isso, não é de se espantar que a modernização das casas conectadas seja uma tendência.

Casas conectadas oferecem modernização e automatização para garantir conforto e praticidade para os projetos de arquitetura. E já são uma realidade no mercado. 

São casas conectadas com dispositivos que ligam e desligam luzes, preparam café, abrem ou fecham cortinas, seja por meio de comando ou selecionando horários em um timer.

2. Sustentabilidade e conexão com a natureza

A era das decorações industriais tem perdido a força e cada vez mais os clientes querem trazer a calma e tranquilidade da natureza para dentro de seus imóveis. 

Com isso, decorações com flores e plantas, uso de madeiras e pedras, revestimentos em palha e outros elementos como esses se tornam mais desejados.

A sustentabilidade, no entanto, não vem apenas na forma de uso de materiais menos industrializados, mas também na adoção de outras medidas. 

Casas mais bem iluminadas e que aproveitam melhor a luz natural são um exemplo, reduzindo o consumo de energia elétrica.

Além disso, a tendência é que luzes de led e com menor consumo energético sejam cada vez mais utilizadas, então é preciso pensar em uma arquitetura que beneficie a iluminação por essas lâmpadas mais econômicas, considerando materiais e cores para revestimentos e móveis.

Leia também:

Inovação e sustentabilidade: a energia solar na construção civil >

3. Móveis versáteis

Com a vida em home office, as pessoas perceberam a importância de um ambiente com móveis que se adaptam a diferentes necessidades. 

A busca por móveis versáteis e confortáveis, que atendam as necessidades de trabalho e de um dia vendo filmes é um investimento importante na hora de desenvolver projetos para clientes.

Móveis híbridos e retráteis vão se tornar cada vez mais comuns em 2022.

4. Volta do retrô

Por muitos anos fugimos de uma arquitetura que deixasse o ambiente com cara de casa da avó. 

No entanto, a sensação de conforto e ambiente familiar volta com força para 2022.

A busca por memória afetiva no ambiente vai ser maior como forma de trazer de volta a sensação de conforto após tantos meses em isolamento dentro de casa e a sensação que móveis mais modernos dão de que você ainda está no escritório.

5. Ambientes integrados

Outra tendência que vem dos tempos de pandemia é a integração de ambientes. 

Com o tempo que as pessoas passaram dentro de casa, a realização de ambientes integrados e que geram a sensação de espaços mais amplos se torna essencial.

Sacadas, para gerar a sensação de tempo fora do apartamento, jardins com mais plantas e menos concreto, portas e janelas grandes, tudo isso vira investimento e potencial de oferta de serviços de reforma para empresas de arquitetura em 2022.

Preparar seu negócio para oferecer essas tendências e colocá-las como diferenciais na hora de desenvolver projetos para seus clientes pode ser o impulso competitivo que sua empresa está esperando para conseguir melhores resultados.

Quer conhecer outras tendências para 2022? Acompanhe os conteúdos exclusivos do blog Obra Prima.

Experimente o nosso software de gestão de obras

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.