Pesquisar

Tecnologia na construção civil: como os avanços tecnológicos estão impactando o dia a dia das obras?

A indústria da construção civil está caminhando para uma realidade cada vez mais tecnológica. A construção 4.0 já é uma realidade. Mas como esses avanços tecnológicos impactam diretamente o dia a dia da obra?
Tecnologia na construção civil
Tecnologia na construção civil

Entenda como os canteiros de obras têm se beneficiado das novas tecnologias da construção civil.

A introdução de novas tecnologias na construção civil, já não é uma novidade. Há algum tempo o setor vem dinamizando seus processos e ampliando sua eficiência por meio de digitalização de processos e uso de aplicativos, softwares e robotização diversas.

Ainda que não seja novo, o crescimento da aplicação de dispositivos tecnológicos tem ganhado muito mais destaques com a evolução das possibilidades que surgem todos os dias.

Com o fortalecimento da construção 4.0, que descreve a entrada da construção civil na indústria 4.0, é essencial conhecer as vantagens que surgem para o dia a dia do canteiro de obras.

Descubra quais são os benefícios e porque é hora de sua construtora inserir tecnologias nos processos cotidianos.

Impactos na construção civil: os benefícios da tecnologia

Entender de que jeito drones, softwares de gestão de obras, realidade aumentada e muitos outros dispositivos auxiliam a construção é importante. 

No entanto, não adianta conhecer as tecnologias se as as construtoras não sabem quais vantagens podem ser conseguidas com a implantação dessas tecnologias.

Veja aqui os principais impactos positivos que elas causam e saiba aproveitar cada nova oportunidade que se apresenta.

1. Maior assertividade na definição de orçamentos e cronogramas

As novas tecnologias trazem muitas facilidades para construtoras que não querem errar na hora de montar os tão necessários orçamentos e cronogramas de obras. 

Com elas, fazer o check list das necessidades da obra, calcular os custos diretos e indiretos, considerar impostos e taxas e definir margens de lucro fica muito mais fácil.

Alguns softwares focados na gestão de obras permitem considerar todos os dados inseridos sobre compras, planejamento de etapas e custos para calcular BDI e definir orçamento.

Além disso, utilizam o histórico de obras para auxiliar a construtora na criação de cronogramas muito mais precisos e que consideram todos os riscos e variáveis que afetam a execução no canteiro de obras.

2. Maior produtividade na obra

Produtividade na construção depende de reduzir custos, eliminar desperdícios, prevenir erros e preparar-se para imprevistos. 

Garantir a produtividade, então, significa investir em melhorar os processos de planejamento e execução da obra.

Da mesma forma como as tecnologias oferecem maior visibilidade do cronograma com base em históricos de obras e checklists mais eficientes, elas também melhoram o controle do planejamento e execução.

Existem diversas soluções no mercado que oferecem, por exemplo, versões para celular de relatórios diários de obras. 

Assim, a construtora fica sabendo minuto a minuto o que acontece no canteiro e pode responder a imprevistos de forma mais rápida.

Além disso, utilizar drones nas medições, realidade aumentada no planejamento do projeto e dispositivos vestíveis para eliminar riscos e acidentes acabam por melhorar ainda mais processos e reduzir desperdícios de materiais, falhas e acidentes.

3. Maior visibilidade sobre os projetos

Se o planejamento é otimizado e todos os departamentos estão integrados em uma única plataforma, com certeza a capacidade da construtora em visualizar como um processo ou etapa influencia no outro é muito maior.

Um software de gestão de obras, por exemplo, permite que o departamento de compras consulte as planilhas de orçamento de cada obra e verifique o estoque antes de realizar aquisições de materiais. 

Além disso, possuem um canal direto de comunicação com o financeiro, permitindo que os gastos sejam planejados para que nunca falte verba para os pagamentos.

4. Maior controle financeiro

Se a equipe de compras se comunica bem com o financeiro e as planilhas de orçamento e o controle de estoque estão todos na palma da mão por meio de plataformas de gestão, não é de se espantar que o financeiro ganhe mais controle.

É muito mais simples gerenciar fluxo de caixa, datas de pagamento e recebimento quando a equipe financeira recebe, minuto a minuto, as informações.

Outra vantagem é utilizar as plataformas de gestão para controlar o pagamento de obrigações contábeis e fiscais. A construtora, assim, ganha maior controle do dinheiro ao mesmo tempo que se protege de erros que possam causar problemas legais graves.

5. Maior sustentabilidade para projetos e processos

Sustentabilidade é um tema que ganha cada vez mais espaço na construção civil. 

Mais do que ser um diferencial aos olhos dos clientes, criar processos com consumo reduzido de eletricidade, água e matérias primas contribui com a natureza.

A sustentabilidade ainda traz, em parceria com a tecnologia, muitos novos materiais e equipamentos. 

O uso de recicláveis, redução de resíduos e investimento em reaproveitamento, tanto na execução quanto no uso do projeto depois de pronto, são um avanço importante que beneficia clientes, construtora e ambiente.

Leia também:

Fatos essenciais que você precisa saber sobre sustentabilidade >

Como funciona a reciclagem de resíduos na construção civil? > 

6. Maior facilidade de comunicação com clientes

Imagine ter plataformas associadas com a computação em nuvem, que ofereçam um espaço do cliente para que ele envie mensagens, consulte documentos, veja fotos e verifique a evolução do cronograma e orçamento.

Pois é, com a tecnologia é possível. 

A relação com o cliente se torna muito mais transparente e dinâmica, criando mais possibilidades para a fidelização e novos projetos resultado da indicação.

Lembre-se: confiança é a chave para novos contratos.

Tecnologias de gestão de obras beneficiando construtoras

Ainda que não seja a única, entre tantas tecnologias voltadas para o benefício da construção civil, os softwares de gestão de obras são os que mais se colocam como diferencial de mercado.

Mesmo que sejam só um sistema de controle e não possam realizar o que drones, realidade virtual e materiais sustentáveis podem, de nada adianta ter os demais sem um controle eficiente dos processos e etapas de uma obra.

Otimizar, constantemente, o dia a dia da construtora e do canteiro de obras exige o dinamismo e controle que apenas um software de gestão de obras pode oferecer para a construção civil.

Quer conhecer melhor os benefícios desse software, conseguir os melhores resultados e entrar de vez na era da indústria 4.0? 

No nosso blog você descobre tudo o que precisa de tendências da tecnologia da construção civil até o uso na prática da gestão de obras.

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.