Menu

Tecnologia e Orçamento Executivo de Obras: como eles se otimizam

Amanda Gregio

Compartilhe nosso conteúdo

Entenda como a tecnologia e orçamento executivo de obras se otimizam. Isso facilita a gestão e torna a sua empresa ainda mais eficiente. 

As soluções digitais estão cada vez mais presentes na otimização de diversos processos, inclusive na gestão de obras! A gestão de materiais e insumos, além do acompanhamento de empreendimento, assim como o orçamento executivo de obras, são alguns exemplos de processos potencializados por meio da tecnologia. 

Esta prática gera impactos positivos nas finanças das empresas. Além disso, os avanços tecnológicos tornam os projetos menos desafiadores e mais assertivos! Descubra aqui como tudo que você precisa saber sobre o tema. 

Hoje em dia já existem ferramentas para criar o orçamento executivo de obras de maneira mais precisa. Elas também permitem uma melhor visão sistêmica da empresa. Seu uso agrega valor aos negócios, além de tornar mais eficiente a rotina dos colaboradores, de forma que tenham um desempenho ainda mais eficiente no dia a dia. 

Leia também: 

Mais 5 tendências da construção civil para 2023

O que é o Orçamento Executivo de Obras? 

Resumidamente, o orçamento executivo de obras é um cálculo documentado em que são somados todos os gastos para viabilizar o começo de um projeto. Nesse sentido, são incluídos componentes usados até o término do empreendimento, de acordo com o projeto básico e com o ordenamento jurídico vigente. 

Esse documento é importante para o projeto porque quando o valor necessário é definido, os profissionais têm o conhecimento do investimento que será preciso para começar. 

Ao acessar o orçamento executivo de obras, fica mais simples entender os melhores métodos de economizar tanto dinheiro quanto tempo. Os profissionais poderão empregar tal documento junto a outras informações para aumentar a lucratividade do negócio. 

Há diversas maneiras de criar o orçamento executivo de obras. Ao elaborá-lo, ele possibilita que você leve em consideração o máximo possível de custos de construção, além de ajudar no acompanhamento da sua evolução. Sem um planejamento adequado, é impossível ter algum tipo de estimativa de gastos para o empreendimento. 

Leia também: 

Planejamento de obras: cuidados essenciais para ter sucesso!

Como a tecnologia otimiza o orçamento executivo de obras? 

Além de ajudar na criação de orçamentos, as tecnologias e inovações tecnológicas também oferecem o acompanhamento adequado das finanças das organizações e dos projetos. Assim, você consegue aumentar ao máximo o desempenho e a eficácia no ambiente de trabalho, mantendo os custos e gastos sob controle. Entre as vantagens, vale destacar: 

  1. Facilidade de elaboração de planilhas;
  2. Eliminação dos processos manuais;
  3. Otimização de processos dentro da empresa. 

Agora, entenda melhor cada um desses benefícios e como eles vão ajudar a sua empresa no caminho para o desenvolvimento e sucesso em um mercado tão competitivo como da construção civil: 

  1. Facilidade de elaboração de planilhas

Com um software de gestão de obras, você tem as ferramentas para controlar os negócios e manter as construções e serviços segundo o prazo e orçamento planejados. Como resultado, os colaboradores terão mais eficiência e agilidade na elaboração do orçamento executivo de obras. 

  1. Eliminação dos processos manuais

Por meio da adequação do software de gestão de obras específico para a construção civil, é possível que a sua empresa: 

  • reduza os erros em processos manuais;
  • elabore orçamentos mais precisos;
  • facilite a comunicação entre o escritório e o canteiro de obras;
  • simplifique a tomada de decisão baseada em informações e dados atualizados. 

A tecnologia pode ser adaptada de acordo com os desafios e as necessidades específicas da sua organização. 

  1. Otimização de processos dentro da empresa

A tecnologia é eficiente para ajudar os gerentes de obras em: 

  • otimização de processos que envolvem o orçamento;
  • implementar de maneira mais rápida as ferramentas;
  • encontrar os gargalos da operação;
  • aumento e alavancagem da organização. 

Um bom sistema aumenta a transparência dos investimentos, pagamento de despesas e todos os tipos de gastos de um projeto. 

A melhor solução para a sua empresa

Quer conhecer o software de gestão de obras que vai ajudar de verdade a sua empresa a crescer, além de te auxiliar em cada uma das tarefas que você faz dentro da sua construtora? Conheça o Obra Prima! 

Somos uma solução completa, 100% na nuvem, que facilita o acesso por meio de qualquer dispositivo, seja web ou mobile. Você terá seus documentos digitalizados e disponíveis online, além de maior agilidade na comunicação com o cliente e compartilhamento de atualizações das obras, custo zero com servidores e backups. 

Com o Obra Prima, você conta com: 

  1. Portal do Cliente:

Com o Portal do Cliente a sua construtora tem um canal de comunicação para disponibilizar informações valiosas sobre o andamento e a evolução das obras. Também é possível mostrar o cronograma orçamentário, gastos, compartilhar documentos e conversar pelo chat. Essa opção fica disponível tanto na web quanto no aplicativo. 

  1. Controle de Estoque

Controle e organize de maneira detalhada o almoxarifado fora do canteiro de obras, além da disposição dos materiais por variação e quantidade, e movimentação de entrada e saída dos insumos. 

Leia também: 

Gestão de estoque de obras: o segredo para o sucesso! – Obra Prima

  1. Relatório Diário de Obras (RDO) 

Com o RDO, a sua construtora estará sempre um passo à frente para evitar imprevistos e problemas que podem impactar a qualidade da rotina de obras. Registre as condições climáticas, serviços realizados, compra e recebimento de insumos usados, contabilize as horas trabalhadas e muito mais! 

Baixe o relatório completo em PDF ou envie diretamente para o seu cliente por e-mail. Aproveite para fazer o download do nosso modelo gratuito, basta clicar na imagem abaixo: 

Banner 3: RDO
  1. Cotação Online

Cadastre fornecedores e prestadores de serviço! Faça cotações online diretamente do sistema do Obra Prima. Elimine os erros de cálculo, ganhe mais agilidade, controle os prazos e custos de obras da sua construtora em um só lugar. 

E isso é só o começo! Para conhecer todas as nossas vantagens e funcionalidades, clique na imagem abaixo e agende a sua demonstração gratuita e sem compromisso. 

Todos os seus problemas de gestão de obras tem uma solução: o Obra Prima! 

Para mais conteúdos como este, acompanhe o nosso blog e siga o Obra Prima no Instagram. Não perca também os episódios do nosso podcast, para ouvir, clique na imagem abaixo e dê o play

banner obracast

Pesquisar matéria

Quer transformar sua gestão de obras?

Experimente o sistema Obra Prima!

Matérias relacionadas

Tecnologia e Orçamento Executivo de Obras: como eles se otimizam

Entenda como a tecnologia e orçamento executivo de obras se otimizam. Isso facilita a gestão e torna a sua empresa ainda mais eficiente.
Tecnologia e Orçamento Executivo de Obras: como eles se otimizam
Tecnologia e Orçamento Executivo de Obras: como eles se otimizam

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.