Pesquisar

Software para empresas de construção civil: a tecnologia está tomando conta do setor

O software para empresas de construção é uma tendência que veio para ficar! Entenda os motivos que estão tornando essa ferramenta tão popular no mercado.
Software para empresas de construção civil: a tecnologia está tomando conta do setor
Software para empresas de construção civil: a tecnologia está tomando conta do setor

O software para empresas de construção é uma tendência que veio para ficar! Entenda os motivos que estão tornando essa ferramenta tão popular no mercado. 

As construtechs e os softwares de gestão de obras estão dominando o setor da construção civil. A tecnologia tem impactado muito esse segmento, o tornando mais eficiente e livre de erros. 

Esse é apenas um dos motivos que tornou os softwares de gestão de obras tão populares e presentes no mercado, confira os outros a seguir e não fique para trás: 

8 motivos que tornaram os softwares de gestão populares

Os softwares de gestão de obra são o futuro da construção civil. Essa ferramenta facilita e aprimora o serviço prestado por esse ramo tão importante da economia brasileira. Confira aqui oito dos motivos que consolidaram o sistema: 

  1. Aumento da complexidade dos projetos;
  2. Aumento da industrialização dos processos construtivos;
  3. Aumento da competição no mercado;
  4. Aumento da necessidade de colaboração;
  5. Aumento da necessidade de gerenciamento de riscos;
  6. Aumento da necessidade de gerenciamento de documentos;
  7. Aumento da necessidade de gerenciamento dos custos;
  8. Aumento da integração de dados entre o canteiro, planejamento e projeto. 

Agora que você sabe quais razões tornaram a ferramenta tão essencial para o sucesso de muitas empresas do mercado da construção civil e porque o software de gestão de obras é o futuro do setor, entenda melhor cada uma delas: 

  1. Aumento da complexidade dos projetos

Com a crescente complexidade dos projetos da construção civil, os gerentes precisam usar as ferramentas disponíveis para ajudá-los a controlar melhor as tarefas, os riscos e também os recursos. Com esses sistemas fica mais fácil lidar com as características específicas de cada projeto sem atrasar o cronograma ou estourar o orçamento, garantindo a satisfação e possivelmente fidelização do cliente. 

  1. Aumento da industrialização dos processos construtivos

Os softwares deixam de ser uma escolha e se tornam uma exigência dentro do setor da construção civil. Isso porque não apenas o processo tecnológico chegou nas criações das obras, mas também está presente no próprio canteiro, facilitando e agilizando os processos. 

Ou seja, é fundamental que as inovações continuem aparecendo e industrializando o processo construtivo, para otimizar a velocidade e proporcionar a chegada de partes prontas no canteiro, melhorando e tornando a construção mais eficiente e até menos perigosa. 

  1. Aumento da competição no mercado

Não foi só a dificuldade que aumentou, a competição entre as empresas do setor também apresentou um crescimento nos últimos anos. Por isso, as organizações estão buscando formas de se tornarem mais eficientes e atrativas para os clientes. 

O software de gestão de obras é uma grande ajuda neste sentido, ele pode até se tornar um argumento de venda e pode até ser um diferencial entre a sua proposta e a de um concorrente. 

  1. Aumento da necessidade de colaboração

A crescente necessidade de colaboração entre os membros de um time, fornecedores e proprietários do projeto, fez com que os gerentes precisassem de uma ferramenta para auxiliá-los a controlar a comunicação e a colaboração entre todos os envolvidos. 

  1. Aumento da necessidade de gerenciamento de riscos

Com o aumento da necessidade de gerenciar os riscos, os gerentes de projeto precisam de ferramentas para auxiliá-los a identificar e controlar esses imprevistos e problemas em um projeto. Isso vai evitar prejuízos e dores de cabeça ao longo da execução da construção. 

  1. Aumento da necessidade de gerenciamento de documentos

O crescimento da necessidade de gerenciar documentos fez com que os gerentes de projeto precisassem de ferramentas para controlar, arquivar e manejar esses arquivos do projeto. Essa é uma parte fundamental que, caso não seja realizada de maneira eficiente, pode trazer diversos problemas e gastos desnecessários para a empresa.

  1. Aumento da necessidade de gerenciamento dos custos

O aumento da necessidade de gerenciar os custos fez com que os gerentes precisassem de ferramentas para ajudá-los a controlar os gastos de um projeto. E o software de gestão de obras é a ferramenta ideal para essa tarefa, já que ajuda a diminuir prejuízos e gastos imprevistos. 

  1. Aumento da integração de dados entre o canteiro, planejamento e projeto. 

A tecnologia em dados será fundamental no setor da construção civil porque reunir as informações do projeto, canteiro e planejamento faz com que a obra seja mais precisa e objetiva, independente do porte. 

Além disso, o aumento do ganho de produtividade e exatidão de informações em relação ao que foi planejado e realmente executado é indiscutível. Ou seja, a integração dos dados otimiza todo o andamento dos projetos. 

Encontre a solução ideal para a sua empresa

Essas são apenas algumas das razões que tornam um software para empresas da construção civil necessário, mas, isso não quer dizer que você vai precisar investir em uma solução cara que vai atrapalhar ou até acabar com a saúde financeira da sua empresa. 

Existem diversas opções de opções no mercado, mas o Obra Prima é a escolha ideal para as pequenas e médias construtoras que buscam crescer e se desenvolver sem os altos custos das ferramentas tradicionais! 

Com o software de gestão de obras do Obra Prima a sua construtora ganha mais eficiência no orçamento, cronograma e planejamento das obras. O nosso sistema vai ajudar você a organizar os projetos e conquistar mais clientes: 

  • centralize as informações e as etapas da obra;
  • controle o andamento dos projetos na palma da sua mão;
  • mostre ao cliente a construção em tempo real;
  • organize seus orçamentos e não perca os prazos;
  • faça a gestão de maneira online e remota! 

O Obra Prima é o sistema de gestão de obras ideal para quem busca uma solução de gerenciamento ágil e dinâmica. Não perca tempo, clique na imagem abaixo, agende uma demonstração gratuita e sem compromissos e descubra tudo que essa ferramenta pode fazer pela sua empresa! 

Gostou das dicas? Acompanhe o nosso blog, estamos sempre com muitos conteúdos exclusivos sobre os temas mais relevantes da construção civil. Siga também o Obra Prima no Instagram, lá sempre tem novidades para você. 

Aproveite para escutar os episódios do nosso podcast, o Obra Cast, são muitas conversas interessantes sobre os mais diversos assuntos relacionados com o setor da construção. Clique na imagem abaixo e dê o play. 

banner obracast

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.