Menu

Como usar um software de gestão para monitorar o progresso da obra?

Amanda Gregio

Compartilhe nosso conteúdo

Quer descobrir como usar um software de gestão de obras para monitorar o progresso da obra? Vamos te explicar, confira aqui.

A gestão de obras é uma tarefa contínua e dinâmica, fundamental para o sucesso de qualquer projeto. O seu principal foco é assegurar que tudo aconteça da maneira que foi planejado, sem extrapolar os custos previstos no orçamento, nem os prazos estabelecidos. 

Uma das maiores dificuldades de muitas construtoras é realizar um bom acompanhamento dos projetos, para que seja avaliado se está tudo certo com o andamento da construção, dentro do que foi planejado e combinado com o cliente. 

Para simplificar essa tarefa, apareceram ferramentas, como o software de gestão de obras que oferece vantagens que vão desde a geração automática de relatórios até o monitoramento da produtividade dos colaboradores no canteiro de obras

Software de gestão de obras: como utilizar essa ferramenta?

O software de gestão de obras possibilita realizar o acompanhamento da obra de forma mais eficiente e simples, são instrumentos valiosos para monitorar a evolução e assegurar que ela esteja dentro do prazo e dos orçamentos estabelecidos no início do projeto.

Para usar um sistema de gerenciamento de obras no monitoramento das construções, existem alguns passos que podemos seguir, confira-os a seguir: 

  1. Defina um plano de projeto;
  2. Cadastre as informações da obra no software;
  3. Determine as tarefas e atividades;
  4. Acompanhe o progresso da construção;
  5. Identifique problemas e tome as medidas necessárias. 

Agora que você já conhece os passos, vamos entender melhor cada um deles para colocar em prática na sua construtora: 

  1. Defina um plano de projeto

Antes de utilizar o software de gestão de obras, é fundamental determinar um plano de projeto detalhado e muito claro, que inclua o escopo, cronograma e orçamento da construção que será realizada. Com isso em mãos, vai ficar mais simples colocar o que foi planejado em ação na hora de realizar as tarefas. 

  1. Cadastre as informações da obra no software

Chegou a hora de cadastrar as informações da obra no seu sistema de gerenciamento. Inclua informações como: nome, endereço, proprietários e outros detalhes do projeto. Assim, fica mais fácil de identificar e evitar problemas. 

  1. Determine as tarefas e atividades

Neste terceiro passo, é necessário determinar as atividades e tarefas necessárias para realizar a obra no seu software de gestão, atribuindo também cada uma dessas responsabilidades a uma pessoa que ficará encarregada de assegurar que ela vai acontecer. 

  1. Acompanhe o progresso da construção

Para garantir que a obra vai ser um sucesso é fundamental monitorar regularmente o progresso das atividades e das tarefas no seu software, e não esquecer  de atualizá-lo com informações precisas em tempo real. 

  1. Identifique problemas e tome as medidas necessárias

Para identificar problemas ou atrasos no seu projeto, use o software de gestão de obras para determinar as causas e tomar medidas corretivas o mais rápido possível. 

Esses são os cinco passos para utilizar um software de gestão de obras para monitorar o progresso do seu projeto. Quer conhecer a ferramenta ideal para a sua empresa? Venha saber mais sobre o Obra Prima! 

Obra Prima: a solução ideal para a sua construtora!

O Obra Prima é um sistema completo de gestão de obras, nas versões App e Web, com o propósito de otimizar recursos e tempo, controle financeiro e monitoramento em tempo real desde o projeto inicial até a entrega da construção para o seu cliente. 

Essa é a solução ideal para arquitetos, engenheiros, pequenas e médias construtoras que estão em busca de agilidade, eficiência e dinamismo, mas sem as complexidades e despesas das plataformas tradicionais. 

O Obra Prima foi pensado e desenvolvido para: 

  • eliminar planilhas e controles de papel;
  • conquistar mais clientes;
  • promover a comunicação entre construtor e cliente;
  • organização financeira e mais lucratividade para a sua empresa;
  • facilitar a cotação de compras. 

Tudo isso a um custo acessível, implementação imediata e de fácil uso. 

O nosso sistema conta com: 

  1. Portal do Cliente;
  2. Relatório Diário de Obra;
  3. Cotação Online;
  4. Previsto X realizado;
  5. Medição Física. 

Entenda melhor cada uma dessas funcionalidades: 

  1. Portal do Cliente

Através do Portal do Cliente, a sua construtora terá um canal de comunicação para disponibilizar informações valiosas sobre o progresso das fases das obras, mostrar o cronograma orçamentário, gastos da construção, compartilhar documentos e conversar pelo chat, que também fica disponível no aplicativo. 

  1. Relatório Diário de Obra

Já falamos sobre o Relatório Diário de Obra, relembre aqui. Com o RDO, a sua construtora estará sempre um passo à frente para evitar problemas que impactam na qualidade da rotina das obras. Registre as condições climáticas, compra e recebimento de materiais usados, contabilização de horas trabalhadas e muito mais. Baixe o relatório completo em PDF ou envie diretamente para o email do seu cliente. 

Para fazer download de um modelo gratuito, clique na imagem abaixo: 

Banner 3: RDO
  1. Cotação Online

Cadastre fornecedores e prestadores de serviço, e faça as cotações de maneira online diretamente pelo nosso sistema. Elimine os erros de cálculo, ganhe mais velocidade, controle os custos e prazos das obras da sua construtora. Tudo isso em um só lugar que é possível de acessar de qualquer dispositivo. 

  1. Previsto X Realizado

Diga adeus de uma vez por todas para a caneta, o papel e as planilhas. Consulte e compartilhe a qualquer momento, com o seu cliente, de forma detalhada e organizada o relatório de Previsto X Realizado e as razões de cada uma das atualizações. Com essas informações a tomada de decisão para alocar esforços e recursos se torna muito mais precisa. 

  1. Medição Física

Acompanhe e registre todo o progresso da obra, com base no cronograma físico dos serviços prestados no canteiro de obras. Esta funcionalidade possibilita que a sua construtora tenha mais clareza em relação aos custos por unidade de cada um dos materiais utilizados, do serviço feito e do profissional que o executou. 

Quer conhecer mais vantagens do Obra Prima? Clique na imagem abaixo, agende uma demonstração gratuita e descubra todas as funcionalidades do nosso sistema! 

Para ter acesso a mais conteúdos exclusivos como este, acompanhe o blog do Obra Prima! E siga a nossa conta no Instagram para ficar por dentro de tudo que acontece no universo da construção civil. Não deixe também de escutar o nosso podcast, o Obra Cast! Clique na imagem abaixo e dê o play agora mesmo: 

banner obracast

Pesquisar matéria

Quer transformar sua gestão de obras?

Experimente o sistema Obra Prima!

Matérias relacionadas

Como usar um software de gestão para monitorar o progresso da obra?

Quer descobrir como usar um software de gestão de obras para monitorar o progresso da obra? Vamos te explicar, confira aqui.
Como usar um software de gestão para monitorar o progresso da obra?
Como usar um software de gestão para monitorar o progresso da obra?

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.