Pesquisar

Software de gestão de obras: evite atrasos na entrega dos projetos!

Como um software de gestão de obras pode ajudar a prevenir atrasos e garantir a entrega de projetos de construção no prazo?
Como um software de gestão de obras pode ajudar a prevenir atrasos e garantir a entrega de projetos de construção no prazo?

Quer descobrir como um software de gestão de obras pode ajudar a prevenir atrasos e garantir a entrega de projetos de construção no prazo combinado? Então confira o texto a seguir.

A construção civil é um setor da economia muito importante, mas é também uma área complexa e cheia de desafios. Um dos principais obstáculos enfrentados pelos gestores de obras é assegurar que os projetos sejam entregues dentro do prazo estipulado com o cliente. 

Neste contexto, o uso de um software de gestão de obras pode ser um grande aliado, possibilitando o gerenciamento mais eficiente de prazos e tarefas, diminuindo assim o risco de atrasos e garantindo a conclusão das construções dentro do prazo. Quer descobrir como essa ferramenta faz isso? Acompanhe o texto. 

Quais são os principais motivos para atrasos na construção civil? 

Infelizmente, os atrasos na construção civil não são a exceção, muito pelo contrário, é bem comum que as obras acabem atrasando. Entre os principais fatores que provocam esses imprevistos podemos destacar os seguintes: 

  1. Condições climáticas;
  2. Problemas com a mão de obra;
  3. Problemas com fornecedores;
  4. Falta de gerenciamento de prazos.

Entenda melhor cada um desses motivos a seguir: 

1. Condições climáticas

As chuvas intensas, ventos fortes ou temperaturas extremas podem acabar afetando o andamento de um projeto, especialmente em atividades ao ar livre. 

2. Problemas com a mão de obra

A falta de mão de obra qualificada, alta rotatividade de colaboradores, greves ou disputas trabalhistas podem acabar resultando em atrasos na realização de tarefas e, consequentemente, na entrega do projeto. 

3. Problemas com fornecedores

Atrasos na entrega dos insumos, equipamentos ou componentes por parte dos fornecedores pode acabar impactando o cronograma de um projeto. Afinal, se o seu time não tem o que precisa para realizar uma tarefa, ela não será feita. 

4. Falta de gerenciamento de prazos

Outro grande motivo para o atraso das obras é a falha na hora de gerenciar os prazos e planejar mal as tarefas. Essa é uma atividade essencial e que precisa ser feita com todo cuidado. 

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Como um software de gestão de obras pode ajudar?

Esses são apenas alguns exemplos de motivos que provocam atrasos na obra, existem muitos outros, como problemas de licenciamento, alteração em projeto, problemas técnicos, etc. 

Agora, descubra como um software de gestão de obras vai ajudar a sua construtora a entregar as obras dentro do prazo, confira seis das funcionalidades dessa ferramenta: 

  1. Planejamento e programação;
  2. Acompanhamento da evolução de uma obra;
  3. Comunicação e colaboração entre todas as partes;
  4. Gestão dos recursos disponíveis;
  5. Identificação e resolução dos problemas encontrados;
  6. Documentação e registro. 

Entenda a seguir como essas seis funcionalidades vão fazer toda a diferença para você entregar projetos dentro do prazo combinado com o cliente, confira: 

1. Planejamento e programação

O sistema de gerenciamento de obras permite que você crie e faça a gestão de um cronograma detalhado do projeto. Além disso, ele auxilia na hora de identificar as tarefas, suas dependências e as datas de finalização. Com um planejamento eficiente, você consegue estabelecer metas realistas e encontrar possíveis conflitos ou gargalos no seu cronograma, assim, você pode corrigir antes que seja tarde. 

2. Acompanhamento da evolução de uma obra

O software de gestão de obras permite que você faça o acompanhamento do progresso das fases e das tarefas de obra em tempo real. Afinal, com ele é possível registrar o andamento de cada atividade, atualizar as datas de conclusão e encontrar rapidamente os atrasos em relação ao planejamento inicial. 

3. Comunicação e colaboração entre todas as partes

Um software de gestão de obras simplifica a comunicação e a colaboração entre os times envolvidos. Todos no projeto conseguem acessar informações atualizadas em relação às atividades, compartilhar documentos, atualizações ou problemas, etc. Além disso, diminui a dependência de comunicação por e-mail ou reuniões presenciais e agiliza o fluxo das informações. 

4. Gestão dos recursos disponíveis

Outra grande vantagem do sistema de gestão de obras é o gerenciamento de recursos, como equipamentos, insumos e mão de obra. Você consegue atribuir recursos a atividades específicas, controlar sua disponibilidade e até programar o uso eficiente. Além disso, vai evitar problemas como a sobrecarga de times ou equipamentos, diminui conflitos de recursos e assegura que eles estejam disponíveis quando necessário. 

5. Identificação e resolução dos problemas encontrados

O software de gestão de obras possibilita que você encontre problemas e desvios em relação ao seu cronograma com mais eficiência e agilidade. Por isso, se houver atrasos em uma determinada tarefa, você será alertado e poderá tomar as medidas necessárias para corrigir, como realocar recursos, reprogramar atividades ou ajustar o seu planejamento. Isso tudo vai ajudar a reduzir o impacto dos imprevistos e a manter o projeto dentro do planejado. 

6. Documentação e registro

E, por fim, o software de gestão de obras simplifica a documentação e o registro de todas as informações mais importantes para uma construção. Você pode armazenar e acessar documentos, desenhos, especificações e os registros relacionados à obra de maneira organizada e centralizada. Isso melhora a transparência e a colaboração, além de fornecer um histórico completo de cada uma das suas construções, que pode ser muito útil para referências futuras e avaliações de lições aprendidas. 

Ao implementar um software de gestão de obras na sua empresa, você estabelece uma base sólida para um gerenciamento eficiente de projeto, possibilitando uma melhor coordenação, acompanhamento das etapas, comunicação, alocação dos recursos e identificação dos imprevistos e problemas. Afinal, tudo isso vai contribuir para entregar a sua obra dentro do prazo. 

Quer um modelo de cronograma e economizar tempo? Clique aqui, faça o download e comece a usar

Conheça o Obra Prima

Primeiramente, o Obra Prima é o software de gestão de obras ideal para as pequenas e médias construtoras que desejam uma solução ágil, dinâmica e eficiente sem os custos das ferramentas tradicionais. Sendo assim, para conhecer todas as nossas funcionalidades e vantagens, clique na imagem abaixo, agende uma demonstração gratuita e sem compromissos e descubra tudo que o nosso sistema pode fazer pela sua empresa: 

Gostou desse conteúdo? Então, para mais dicas e muitas informações importantes sobre o universo da construção civil acompanhe o nosso blog, estamos sempre compartilhando muitas novidades, siga também o Obra Prima no Instagram.

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.