Menu

Como o software de gestão de obras pode ajudar na tomada de decisões estratégicas? 

Amanda Gregio

Compartilhe nosso conteúdo

Quer descobrir como o software de gestão de obras pode ajudar na tomada de decisões estratégicas na sua empresa? Confira o texto que preparamos para você. Trouxemos as principais funcionalidades, diversas vantagens da ferramenta e muito mais! 

Antes de entender como o software de gestão de obras pode auxiliar na tomada de decisões estratégicas é necessário saber o que é e como funciona essa ferramenta tão importante para o sucesso da sua empresa. 

Antes de tudo, gerenciar um projeto de construção civil envolve diversos desafios, desde a alocação de recursos até a supervisão dos times. Nesse cenário, a tomada de decisões estratégicas pode fazer toda a diferença para o sucesso de um empreendimento. 

É nesse momento que entra em ação o software de gestão de obras, essa ferramenta é capaz de centralizar as informações, ou seja, monitorar as atividades e auxiliar na tomada de decisões mais estratégicas e precisas. Aqui, vamos mostrar como a utilização dessa tecnologia pode ajudar para o crescimento e a produtividade de empresas que atuam no setor da construção civil. Então, se você trabalha com isso, acompanhe o texto a seguir! 

Como funciona um software de gestão de obras? 

A gestão de obras pode ser uma tarefa desafiadora e complexa, principalmente para as construtoras que precisam contar com recursos limitados e um time menor. Nesse sentido, usar um software especializado se torna ainda mais importante e estratégico. 

Os softwares para pequenas e médias construtoras são feitos para ajudar a gerenciar vários aspectos do processo construtivo, desde a contratação dos fornecedores e mão de obra até a realização das atividades e controle de qualidade. Assim, é possível centralizar as informações, automatizar as tarefas, evitar o retrabalho e erros, além de aumentar a produtividade e a eficiência. 

Resumindo, a utilização de um sistema de gerenciamento de obras é essencial para que as pequenas e médias construtoras consigam ter sucesso e evoluir neste mercado tão competitivo. Além disso, é uma maneira de garantir mais qualidade, segurança e eficiência para o empreendimento como um todo. 

Essa ferramenta vai te ajudar a organizar o seu planejamento, orçamento e cronograma de obras, você terá um maior controle financeiro em todos os seus projetos, a comunicação com o cliente vai melhorar. Dessa forma, o seu negócio vai ter mais chances de se tornar um grande sucesso. 

7 principais funcionalidades de um software de gestão de obras

Já deu para entender como um software de gestão de obras é importante para a sua empresa. Então descubra agora, sete das principais funcionalidades desse sistema, confira a seguir: 

  1. Planejamento Físico-econômico;
  2. Cotação Online;
  3. Medição Física da obra;
  4. Controle financeiro;
  5. Faturamento e reembolso;
  6. Relatórios e dashboards;
  7. Apropriações. 

Vamos entender um pouco mais sobre cada uma dessas funcionalidades e depois descubra as vantagens que esse software vai trazer para o seu negócio, acompanhe: 

Planejamento Físico-econômico

Com essa funcionalidade, você vai conseguir determinar o orçamento de custo e venda, e planejar o cronograma físico-financeiro dos seus projetos. 

Cotação Online

Você consegue fazer solicitações de insumos, materiais de construção e cotações online com os seus fornecedores, diretamente do aplicativo do software de gestão de obras. Assim, fica muito mais fácil manter o controle e o histórico de pedidos.

Medição Física da obra

Com a medição física você pode acompanhar e registrar toda a evolução da obra a partir de uma visualização de cronograma muito mais completa. 

Controle financeiro

Com o sistema de gerenciamento de obras você tem um controle financeiro integrado e além disso, pode visualizar as movimentações financeiras e o fluxo de caixa. 

Faturamento e reembolso

Essa funcionalidade se adapta ao seu negócio, assim, você consegue ter muito mais controle do seu faturamento e dos reembolsos. 

Relatórios e dashboards

O software de gestão de obras permite emitir relatórios de previsto e realizado das obras com praticidade e velocidade para mostrar para os seus clientes. 

Apropriações

E, essa última funcionalidade possibilita que você aproprie os gastos nas fases e serviços da sua obra. Com isso, a sua empresa terá uma visão e controle dos custos de cada etapa planejada e realizada. 

Portanto, todas essas funcionalidades vão tornar a sua rotina na construção civil muito mais simples e ajudar na tomada de decisões estratégicas para a sua empresa. 

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

6 vantagens de um software de gestão de obras

Agora que você já conhece as funcionalidades, descubra quais são as principais vantagens de um bom software de gestão de obras para o seu negócio, confira no texto: 

  1. Melhoria na qualidade dos serviços prestados;
  2. Controle dos prazos;
  3. Redução dos custos;
  4. Automação de tarefas;
  5. Centralização dos dados e informações;
  6. Tomada de decisão mais assertiva. 

Entenda melhor cada um dos seis benefícios a seguir: 

Melhoria na qualidade dos serviços prestados

O software de gestão de obras é capaz de evitar erros e retrabalhos, ajudando na melhoria da qualidade do serviço prestado pela sua construtora. Isso vai gerar mais satisfação com os seus clientes, assim eles vão voltar a fechar negócios com você e te indicar para outros interessados. 

Controle dos prazos

O software de gestão de obras permite o acompanhamento das etapas e dos prazos de uma construção, assegurando que tudo esteja dentro do cronograma estabelecido no começo. 

Se você tem dificuldades de acompanhar o que está acontecendo e acaba se perdendo nos prazos, baixe o nosso modelo de cronograma de obras gratuita! Clique aqui para fazer o download.

Redução dos custos

Ao otimizar os processos e diminuir os erros, o software de gestão de obras vai ajudar na redução de custos, evitando imprevistos e prejuízos que acabam saindo do bolso da sua empresa. 

Automação de tarefas

Esse sistema pode automatizar várias tarefas, como o preenchimento de formulários, a atualização de planilhas e a emissão de documentos, diminuindo os erros e o retrabalho durante o processo de execução da obra. 

Centralização dos dados e informações

Com o software de gestão de obras é possível centralizar todas as informações, dados e documentos importantes para a construção em um único lugar, simplificando o acesso e a organização do projeto. 

Tomada de decisão mais assertiva

Com as informações disponibilizadas nessa ferramenta é possível tomar decisões mais assertivas em relação à sua gestão de obras. 

3 casos de empresas que usam o software de gestão de obras

A tecnologia está cada vez mais presente na nossa vida e em todos os setores da economia, inclusive da construção civil. Embora durante muito tempo, esse mercado tenha sido considerado resistente à inovação, isso já não é mais verdade e existem muitas construtoras e outras empresas do setor que adotam e ficam de olho nas novidades.

Para escolher o software certo para a sua empresa, você precisa conhecer as suas necessidades, por exemplo, tamanho, quantidade de clientes, funcionalidades essenciais no seu dia a dia, etc. 

Conheça o Obra Prima

O Obra Prima é o software ideal para as pequenas e médias empresas que desejam otimizar tempo e recursos, controle financeiro e monitoramento em tempo real desde o começo até a entrega da obra. 

Perfeito para arquitetos, engenheiros e construtoras que estão atrás de eficiência, agilidade e dinamismo, mas sem as complexidades e despesas das plataformas tradicionais. Confira   alguns dos depoimentos de pessoas e organizações que utilizam o software de gestão de obras do Obra Prima: 

“O passo de sair do Excel para o Obra Prima não foi um passo fácil, porém, hoje sem dúvidas implantar o sistema foi a decisão correta e assertiva. Funciona muito bem! A gestão de custos, comunicação com o cliente, facilidade de acesso, tudo isso só agrega para a minha empresa”, quem disse isso foi o Leonardo da Argos Construções. 

Outro depoimento de cliente quem fez foi o Rodrigo Nunes: “Quando eu fui buscar um software minha premissa era: algo simples, que me traga os indicadores e principalmente que meu cliente tenha acesso a informação. E foi quando eu encontrei o Obra Prima. Só tenho a agradecer”. 

Ambos os depoimentos mostram como o Obra Prima é um software de gestão de obras que ajuda na tomada de decisões mais assertivas para o seu negócio! 

Outro depoimento que mostra como o Obra Prima te ajuda a ter controle total da sua obra é o do Julio, da Fort Park Construtora, confira o vídeo a seguir: 

Depois de descobrir as funcionalidades, as vantagens e esses três depoimentos, venha conhecer o software de gestão de obras do Obra Prima! Clique aqui, escolha o melhor dia e horário para você e agende uma demonstração gratuita e sem compromisso para descobrir tudo sobre o nosso sistema.

6 tendências para os softwares de gestão de obras

Os softwares de gestão de obras ainda vão evoluir muito no futuro, entre as principais inovações que podemos esperar, vamos falar aqui de seis, confira: 

  1. Uso de Inteligência Artificial (IA);
  2. Realidade Virtual e Aumentada;
  3. Integração com o Sistema IoT (Internet das Coisas);
  4. Uso do Big Data;
  5. Wearables;
  6. Análise de dados.

Entenda melhor cada uma dessas tendências e como elas vão trazer benefícios para o setor da construção civil, acompanhe: 

Uso de Inteligência Artificial (IA)

A inteligência artificial (IA) está se tornando mais presente a cada dia na rotina da construção civil e os softwares de gestão de obras não ficarão para trás. A IA poderá ser usada para fazer tarefas como otimização de processos, análise de informações e dados e previsão de problemas. 

Realidade Virtual e Aumentada

A tecnologia da Realidade Virtual e Aumentada poderá ser utilizada para criar modelos virtuais de projetos, permitindo que os engenheiros e gestores visualizem e ajustem as obras antes de começar a sua construção física. 

Integração com o sistema IoT (Internet das Coisas)

A integração com Sistema IoT (Internet das Coisas) vai possibilitar que os dispositivos e sensores conectados monitorem e controlem diversos aspectos da construção em tempo real. 

Uso do Big Data

Você já percebeu quantas informações precisa lidar e gerenciar todos os dias na rotina de obras? Até pouco tempo atrás, a avaliação e o processamento desses dados não era possível. Porém, através do Big Data gerenciar as informações ficou muito mais simples, com essa inovação é possível: 

  • aprimorar a gestão de obras;
  • elaborar orçamentos mais precisos;
  • personalizar ainda mais o atendimento e a prospecção dos clientes;
  • otimizar a distribuição dos esforços e recursos disponíveis presentes no canteiro de obras. 

Wearables

Nos dias de hoje, essa é uma das tendência mais revolucionárias dentro dos canteiros de obras, ou seja, trata-se de uma tecnologia composta por diversos sensores que são instalados nos equipamentos de trabalho dos colaboradores. 

Além disso, permite a coleta de vários dados de monitoramento que vão contribuir para reduzir o tempo e garantir mais segurança na realização das atividades. Alguns exemplos de wearable são: capacetes inteligentes com controle de quedas, assim como óculos 3D para revisão de projetos, sensores que preveem gases tóxicos no canteiro, entre outros.

Análise de dados

A análise de dados será cada vez mais primordial na construção civil e os softwares de gestão de obras poderão ser utilizados para analisar informações e fornecer insights para otimizar a eficiência e qualidade dos projetos. 

Essas são apenas algumas das diversas tendências para os softwares de gestão de obras e para o setor da construção civil! Existem muitas outras que você precisa conhecer, e é importante acompanhar para não ficar para trás. 

A importância dos softwares de gestão de obras

Em um mercado tão competitivo e em que as demandas e custos só aumentam, a tomada de decisões estratégicas é fundamental para o sucesso de uma empresa da construção civil. Assim, com a utilização de softwares de gestão de obras é possível centralizar informações, automatizar processos e tomar decisões precisas e assertivas. 

Além disso, essa tecnologia está em constante evolução, trazendo novas possibilidades para a gestão de projetos na construção civil. Por isso, é fundamental que as empresas do setor estejam atentas para as tendências e oportunidades que aparecem no mercado dos softwares. 

Agora que você já entendeu como os softwares de gestão de obras podem te ajudar na tomada de decisões estratégicas, coloque um para funcionar na sua empresa! 
Então, para ter acesso a mais conteúdos exclusivos sobre os temas mais importantes da construção civil, acompanhe o blog do Obra Prima e siga a nossa conta do Instagram para ficar por dentro de todas as novidades.

Pesquisar matéria

Quer transformar sua gestão de obras?

Experimente o sistema Obra Prima!

Matérias relacionadas

Como o software de gestão de obras pode ajudar na tomada de decisões estratégicas? 

Descubra como o software de gestão de obras pode ser uma poderosa ferramenta para a tomada de decisões estratégicas na sua empresa.
Como o software de gestão de obras pode ajudar na tomada de decisões estratégicas?
Como o software de gestão de obras pode ajudar na tomada de decisões estratégicas?

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.