Pesquisar

Software de gestão de obras: benefícios da implementação

Descubra como um software de gestão de obras pode impulsionar a produtividade e reduzir os custos na sua empresa.
A importância do software de gestão de obras para aumentar a produtividade e reduzir custos
A importância do software de gestão de obras para aumentar a produtividade e reduzir custos

Quer entender qual é a importância de um software de gestão de obras para aumentar a produtividade e reduzir os custos na sua empresa? Confira o texto a seguir! 

A construção civil é um setor da economia que exige muita organização e planejamento para garantir que um projeto seja concluído como foi combinado dentro do prazo e do orçamento determinado. Nesse contexto, uma ferramenta como um software de gestão de obras é essencial para aumentar a produtividade e diminuir os custos, possibilitando um controle mais preciso dos processos e do fluxo de trabalho. 

Aqui, vamos explorar como essa tecnologia pode ajudar a impulsionar a eficiência em canteiros de obras, trazendo vantagens expressivas para as empresas que atuam nesse setor. 

5 funcionalidades essenciais para um software de gestão de obras

Investir em novas tecnologias para ajudar na gestão é algo que pode beneficiar muito a sua construtora. Cada vez mais, o mercado da construção civil, por sua competitividade, exige ampla qualidade e uma comunicação interna eficiente. Então, descubra como esse sistema pode dar o pontapé que o seu negócio precisa. 

O software de gestão de obras vai ajudar a sua construtora em diversos momentos, aumentando a produtividade e reduzindo os custos, descubra quais funcionalidades tornam isso possível: 

  1. Controle do apontamento de produtividade;
  2. Gestão de documentos que circulam durante o projeto;
  3. Gestão eficiente e proativa da segurança no canteiro;
  4. Controle de equipamentos e materiais;
  5. Gestão de qualidade da obra. 

Agora que você já conhece as funcionalidades, vamos entender melhor cada uma delas a seguir, acompanhe: 

1. Controle do apontamento de produtividade

O apontamento é crucial para a gestão de obras, já que ele é uma maneira de medir a produtividade, ou seja, de estimar o andamento e os impactos das atividades realizadas. Por exemplo: Em quanto tempo? Com qual perfomance? Por quais e quantos profissionais? Entre outros. 

Contar com essa solução é fundamental, principalmente, por duas razões: a primeira, melhorar efetivamente a produtividade dentro do canteiro de obras, diminuindo o tempo de coleta de dados; a segunda, facilitar o acesso às informações. 

Além disso, é possível fixar alguns indicadores de desempenho e produtividade, de maneira a controlar melhor o processo produtivo e da sua qualidade. 

Geralmente, essa é uma das funcionalidades mais primordiais que um software de gestão de obras precisa oferecer. Isso porque, além de analisar o custo da mão de obra orçado no começo, também possibilitará um acompanhamento eficiente do andamento do projeto, de maneira a evitar desperdício de recursos e atrasos. 

Uma forma de controlar o andamento de um projeto é com o Relatório Diário de Obras (RDO), para começar a usar essa ferramenta, clique aqui e faça o download gratuito do nosso modelo. 

2. Gestão de documentos que circulam durante o projeto

Todas as construtoras devem contar um diversos documentos essenciais, que precisam estar disponíveis e atualizados para consultar a qualquer momento dentro do canteiro de obras. 

Assim como os documentos referentes à obra em si, como detalhes do terreno e a autorização de construção, também é importante manter documentos como o escopo do projeto e os detalhes da realização da empreitada armazenados. 

Em relação à mão de obra, é necessário manter documentações como normas trabalhistas e de segurança e também boas práticas a serem cumpridas para o andamento do projeto. Além de também armazenar outros documentos variados que podem ser úteis caso surja um imprevisto ou alguma decisão precise ser tomada com rapidez. 

Por esse motivo, um software de gestão de obras precisa ter a funcionalidade de gestão de documentos, inclusive remotamente e por meio de dispositivos móveis. Com isso, ele possibilita: criação, atualização, armazenamento, compartilhamento e consulta. 

3. Gestão eficiente e proativa da segurança no canteiro

Outro fator muito importante em uma obra é o atendimento às normas de segurança. É necessário que os colaboradores façam uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e saibam como agir em determinadas situações. Cuidar da segurança, portanto, é mais do que só uma necessidade, é uma obrigação. 

Dessa forma, um software de gestão de obras precisa contar com uma funcionalidade focada na segurança, que deve incluir o controle efetivo da validade e distribuição dos EPIs e procedimentos de trabalho que assegurem a integridade física dos profissionais, assim como gerenciar o armazenamento dos documentos trabalhistas. 

A funcionalidade também pode oferecer a gestão da participação de colaboradores em seminários e palestras sobre o tópico, além de treinamentos específicos, permitindo o controle por função. 

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

4. Controle de equipamentos e materiais

Um software de gerenciamento de obras também deve oferecer uma solução para controlar a chegada, o estoque e a utilização dos materiais no canteiro de obras. Por meio desse recurso, deve ser possível que todos os profissionais consigam encontrar os insumos que precisam nos depósitos e almoxarifados. 

Além de permitir que eles registrem, usando dispositivos móveis, a retirada e, em alguns casos, a devolução, por exemplo. Assim, se torna possível a geração de relatórios que indiquem os dados em relação aos usos, inclusive os extravios e possíveis furtos, e a situação real dos insumos no canteiro de obras. 

Isso vai agilizar a tomada de decisões e a compra antecipada dos materiais que estiverem com estoque baixo. Dessa maneira, os insumos ficam sempre a disposição quando necessário e evita-se um tempo ocioso de trabalho com mão de obra paralisada por falta de produtos.   

5. Gestão de qualidade da obra

As construções precisam seguir um padrão determinado de qualidade que atenda às normas específicas e às necessidades e exigências dos compradores. Para aderência a programas de qualidade, inclusive, é ainda mais indispensável que o sistema de gerenciamento de obras disponibilize a função que trate especificamente sobre a gestão de qualidade da obra. 

Essa gestão pode ser realizada, por exemplo, com a utilização de relatórios dinâmicos que indiquem se a obra está seguindo da maneira correta as normas de qualidade estabelecidas. Também é possível que essa funcionalidade guarde dados sobre não conformidades, de modo a criar um histórico de avaliação e otimização contínua. 

Outra alternativa inclui a gestão de qualidade em relação aos parceiros fornecedores. É fundamental realizar uma análise efetiva dos serviços e produtos oferecidos por terceiros para garantir o atendimento às especificações exigidas e prevenir problemas. 

Assim, é possível conseguir uma tomada de decisões mais assertiva e ampla visão dos processos referentes a qualidade de uma construção. 

Conheça outras funcionalidades!

Já deu para entender como um software de gestão de obras é fundamental para aumentar a produtividade e reduzir os custos dos projetos. E, essas cinco funcionalidades são apenas algumas das muitas presentes em um sistema como este. 

Descubra mais sobre o software de gestão de obras do Obra Prima! Agende uma demonstração gratuita e sem compromisso para conhecer todas as opções disponíveis. É a solução perfeita para pequenas e médias construtoras em busca de crescimento e sucesso. Clique na imagem abaixo e agende seu horário agora mesmo!

Se você gostou desse conteúdo, acompanhe o blog do Obra Prima, estamos sempre compartilhando muitos textos como este. E, para ficar por dentro de tudo que acontece no universo da construção civil, siga o Obra Prima no Instagram.

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.