Menu

Software de gestão de obras: 10 dicas para escolher o certo

Gabriela Pereira de Souza

Compartilhe nosso conteúdo

Preparamos algumas dicas para não errar na hora de escolher o software de gestão de obras para a sua empresa. Confira. 

A tecnologia está cada vez mais presente no mercado da construção civil. Isso tem trazido diversos avanços que são excelentes para o setor. Como é o caso do surgimento do software de gestão de obras e do uso de ERPs dentro das construtoras. Já teve a oportunidade de entender como essa tecnologia transforma o dia a dia da obra?

Isso vem facilitando (e muito) o trabalho de gerenciamento de obras! Tanto dentro das construtoras, quanto fora no escritório, nos canteiros de obras ou na relação com os clientes, fornecedores, etc. 

Mas, algumas dúvidas também vêm se tornando bem comuns, já que agora existem diversas opções disponíveis no mercado:

  • Como escolher o que faz mais sentido para a minha construtora? 
  • O que devo levar em conta? Só o preço? O que mais? 
  • Quais são as funções que esse sistema de gerenciamento de obras precisa entregar? 
  • Como melhorar a gestão de obras da minha construtora com essa ferramenta?

Calma… nós vamos responder as suas perguntas e explicar como você escolhe o software de gestão de obras que faz mais sentido para a sua construtora. Acompanhe. 

10 dicas para escolher o software de gestão de obras

Para escolher o sistema de gerenciamento de obras certo para a sua construtora, você precisa levar alguns aspectos em consideração, confira: 

  1. Custo-benefício
  2. Necessidades da sua construtora
  3. Sistema tem atualização em tempo real
  4. Facilidade de implementação
  5. Possibilidade de adaptação à processos antigos
  6. Confiança na ferramenta 
  7. Disponibilidade de usar a nuvem para guardar informações 
  8. Aplicativo móvel disponível para facilitar o acesso ao sistema
  9. Integração com outros sistemas
  10. Suporte

Para entender melhor essas dicas, vamos explicar cada uma delas: 

1. Custo-benefício

Precisa valer a pena para você e para a empresa. Não adianta ser um software muito barato que não vai ajudar nada o seu negócio, mas também não adianta ser um sistema caro que vai ser impossível de manter. Por isso, é necessário encontrar uma solução que entregue o que a sua construtora precisa, mas que não sugue todo o seu dinheiro. 

Nem todo sistema de gerenciamento de obras tem um excelente custo-benefício. É aí que está o perigo: quando não prestamos atenção se ele entrega aquilo que realmente precisamos, corremos o risco de trocar gato por lebre…

2. Necessidades da sua construtora

O maior erro na hora de escolher um sistema de gestão de obras é achar que todas as funcionalidades são essenciais. ERPs, por exemplo, são ferramentas bem complexas (e até completas demais para algumas construtoras. Você não precisa de um software de gestão de obras que tenha ferramentas que nunca vai usar. Isso, inclusive, pode acabar deixando a tecnologia ainda mais cara e a construtora pode arcar com um custo que não era necessário. Obviamente, não podemos contratar um sistema que não entrega nenhuma das funcionalidades que a sua construtora precisa e isso torna ele apenas mais um gasto. 

É essencial analisar as necessidades específicas da sua empresa. Muitas construtoras têm maior dificuldade na elaboração de um orçamento de obras, então essa é uma funcionalidade primordial. Outras PRECISAM ter acesso ao previsto vs. realizado de cada um dos projetos, então analisar se o software faz isso deve ser a primeira atitude de quem estiver buscando pela tecnologia.

3. Sistema tem atualização em tempo real

O software de gestão de obras precisa entregar as informações em tempo real. Só com isso é possível ter acesso a dados importantes que vão ajudar a tomar decisões mais assertivas de maneira mais ágil. A atualização em tempo real também permite uma comunicação facilitada com o seu cliente final, onde você poderá atualizá-lo sobre qualquer imprevisto ou até mesmo sobre o andamento da obra. 

Hoje em dia, esse tipo de sistema precisa entregar essa funcionalidade!

4. Facilidade de implementação

Se o sistema de gerenciamento de obras tiver uma equipe que vai ajudar a implementar a ferramenta na sua construtora, isso pode ser um grande diferencial, porque a curva de aprendizado para mexer e usar todas as funcionalidades vai ser bem mais rápida. 

A sua construtora é pequena? Então fuja dos ERPs. Essa tecnologia só vai complicar o processo de trabalho, principalmente porque a implementação é muito desgastante.

5. Possibilidade de adaptação à processos antigos

É possível, em alguns sistemas, utilizar planilhas para fazer cronogramas ou orçamentos, que depois podem ser incluídos na ferramenta. Isso facilita a adaptação de todos os colaboradores da construtora, além de servir para evitar a perda de informações e dados antigos. 

Esse é o caso do sistema de gerenciamento de obras do Obra Prima, onde é possível integrar as clássicas planilhas com a nova tecnologia do software.

6. Confiança na ferramenta

Se você não confiar na tecnologia, já era. Por isso, procure por ferramentas que demonstrem confiança, que ofereçam o armazenamento de dados em nuvem de maneira eficiente e que já tenham clientes satisfeitos.

O Obra Prima, por exemplo, conta com mais de 1000 construtoras atendidas, que aprenderam a utilizar a ferramenta de forma fácil e rápida e hoje contam como estão satisfeitos com todos os benefícios proporcionados! 

Saiba mais sobre a opinião delas em relação ao nosso software aqui >

 

7. Disponibilidade de usar a ferramenta na nuvem para guardar informações

Quando você pode guardar as informações das obras na nuvem, é possível acessá-las de qualquer lugar e fica muito mais difícil perder uma planilha de cronograma ou não encontrar um documento importante, por exemplo. Além disso, o compartilhamento de documentos é facilitado.

8. Aplicativo móvel disponível para facilitar o acesso ao sistema

Com um aplicativo para o celular, é possível acessar as informações em tempo real de onde estiver, sem precisar abrir o seu computador (o que pode ser mais difícil em algumas situações). Assim, vai conseguir resolver facilmente algum problema ou algum imprevisto sem precisar ir até o canteiro de obras ou outro lugar.

9. Integração com outros sistemas

Com o sistema de gerenciamento de obras do Obra Prima você vai conseguir usar a Tabela SINAPI diretamente do aplicativo. Além de poder usar outras ferramentas que vão ajudar o seu dia a dia na construção civil.

No caso do sistema Obra Prima, falamos de uma tecnologia que é 100% na nuvem, o que acaba facilitando o acesso por meio de qualquer dispositivo (web e mobile). 

Também é possível inserir na ferramenta diversos documentos digitalizados, que ficam disponíveis também de forma online, aumentando toda a sua agilidade na comunicação com cliente e no compartilhamento das atualizações da obra! E claro, custo zero com servidores e backups, e muito mais!

Descubra todas as vantagens do Obra Prima aqui >

10. Suporte

Fique de olho no suporte oferecido pelo sistema de gerenciamento de obras! Afinal, com qualquer nova tecnologia existe a possibilidade de encontrar dificuldades técnicas ou ter dúvidas sobre como alguma função pode ser executada. Só com a ajuda de uma equipe preparada para atender a construtora é que se torna possível ter 100% de aproveitamento da ferramenta.

Por isso, é importante escolher um sistema que ofereça suporte vinte e quatro horas nos sete dias da semana. Assim, você vai evitar situações em que precisa esperar um retorno para solucionar algum problema. 

Como melhorar a gestão de obras com o Obra Prima?

O gerenciamento da sua construtora vai melhorar com todas as funcionalidades e vantagens de um software de gestão de obras que entende de verdade o que a sua empresa precisa para crescer. 

O Obra Prima é um sistema completo de gestão de obras, que possui versão App e Web, temos o propósito de otimizar tempo e recursos, controle financeiro e monitoramento em tempo real desde o projeto inicial até a entrega da obra. 

Somos a solução ideal para engenheiros, arquitetos, pequenas e médias construtoras que estão querendo melhorar a sua eficiência, dinamismo e agilidade, mas sem as complexidades e despesas das plataformas tradicionais. 

Quer conhecer mais sobre o nosso sistema, acesse aqui e agende uma demonstração gratuita. 

Acompanhe as novidades da construção civil no nosso blog, estamos sempre compartilhando conteúdos exclusivos como este e siga o Obra Prima no Instagram

banner obracast

Pesquisar matéria

Quer transformar sua gestão de obras?

Experimente o sistema Obra Prima!

Matérias relacionadas

Software de gestão de obras: 10 dicas para escolher o certo

Não sabe qual software de gestão de obras escolher para a sua construtora? Confira aqui as 10 dicas que preparamos para te ajudar nessa tarefa:
Software de gestão de obras: dicas para escolher o certo
Software de gestão de obras: dicas para escolher o certo

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.