Pesquisar

SaaS para construção civil: entenda os benefícios

O SaaS vem ajudando muito no crescimento de empresas em vários setores. Isso não poderia ser diferente na construção civil, descubra as vantagens desse sistema!
SaaS para construção civil: entenda os benefícios
SaaS para construção civil: entenda os benefícios

Descubra como a sua construtora pode aproveitar os benefícios do SaaS para a construção civil.

Entre as tecnologias que têm sido inseridas na construção civil e criado novas tendências está o SaaS.

Sigla para Software as a Service, que se traduz em software como serviço, essa tecnologia é mais uma das que leva processos da construção civil para o ambiente online, usando a internet para disponibilizar soluções para as dores do setor.

O SaaS se coloca, então, como um novo investimento para construtoras sem a necessidade de estar constantemente pensando em atualização e instalação de computadores ou outros hardwares.

Todas as funcionalidades, programas e soluções dos Softwares as A Service são virtuais e acessadas online, exigindo apenas conexão com a internet. 

No entanto, é preciso destacar que essa tecnologia não é um software, mas um sistema de gestão de softwares.

Isso garante uma maior acessibilidade, controle e segurança para os sistemas contratados pela construtora.

Resumindo, o SaaS transforma os produtos (softwares) em serviços online cobrando apenas o pagamento mensal de acesso.

Benefícios do SaaS para a construção civil

Esse modelo de gestão é muito eficiente e já é aplicado em muitas empresas sem que elas se deem conta. 

Ainda assim, muitas construtoras ainda são resistentes ao uso desses sistemas de gestão virtuais por não entender as vantagens oferecidas.

Conheça aqui as principais:

1. Mobilidade

Por serem sistemas virtuais, sua construtora já não necessita de computadores ou armários para armazenamento e organização dos dados. 

Todos os processos de gestão são concentrados em aplicativos virtuais que podem ser acessados de um simples celular com conexão com a internet.

Com isso, sua construtora ganha mobilidade, conseguindo consultar e atualizar informações sobre a obra do canteiro com um clique na tela do celular.

Leia também:

6 funcionalidades que você precisa (e ainda não sabe) de um aplicativo para gestão de obras – Obra Prima

2. Comunicação facilitada

Se os dados são tão facilmente acessados e disponibilizados de qualquer lugar enviar e receber informações de clientes, responsáveis no canteiro e da administração da construtora se torna ainda mais simples.

A comunicação rápida quando surge um problema ou nova oportunidade garante melhores resultados para sua obra e a transparência que conquistam a confiança do cliente.

Além disso, com uma equipe sempre informada e que pode se comunicar facilmente com a administração de obras, as decisões sobre etapas e serviços se tornam mais assertivas. 

Isso reduz atrasos, desperdícios e perda de controle do orçamento.

3. Viabilidade financeira

A integração oferecida pelo sistema SaaS ainda otimiza o controle financeiro. 

Ao garantir um acompanhamento dos cronogramas físico-financeiros dos projetos acessível e sempre atualizado, fica mais simples decidir quando e quais produtos comprar, organizar prazos de pagamento e controlar custos indiretos.

Outra vantagem financeira é que, por serem sistemas virtuais, os serviços oferecidos exigem menos investimentos em equipamentos e têm planos mensais mais adaptados às necessidades da construtora e com custos mais acessíveis.

Leia também:

9 cuidados para o estudo de viabilidade econômica de obras – Obra Prima

4. Armazenamento em nuvem

Ter documentos da obra protegidos e acessíveis é essencial, o que é garantido pelo armazenamento em nuvem

Esses documentos no ambiente virtual podem ser configurados para serem acessados apenas por usuários específicos, protegendo dados de clientes e obras sem perder a facilidade de visualização quando for necessário.

5. Versatilidade

Quando todas as funcionalidades de um software estão no ambiente virtual, adaptar o sistema para atender necessidades específicas de um projeto fica muito mais simples. 

Assim, sua construtora contrata um plano de um software as a service e pode escolher se utiliza todas as funcionalidades.

Como no caso de grandes projetos, ou apenas algumas essenciais, como exigem obras e reformas mais simples.

6. Visibilidade total e em tempo real

Com todos os dados e funcionalidades centralizadas e integradas, entender como uma etapa impacta a próxima ou como avançam os cronogramas em comparação com o uso dos recursos do orçamento fica mais fácil.

Isso significa que sua construtora ganha mais visibilidade da obra como um todo.

Por receber atualizações constantes do canteiro de obras, terá a certeza de que os dados consultados são um reflexo do que está acontecendo no mesmo momento na execução do projeto.

7. Relatórios automatizados

Se todos os dados estão centralizados em uma única plataforma, gerar relatórios mais completos e que reflitam a realidade do projeto fica mais fácil. 

Muitos softwares com sistema SaaS usam a integração oferecida para gerar esses relatórios de forma automatizada.

Obra Prima: SaaS para melhorar sua gestão de obras

O Obra Prima é um software de gestão de obras do sistema SaaS e oferece todas as vantagens acima mencionadas. 

Nosso sistema oferece na internet todas as funcionalidades que sua construtora precisa para a gestão de pequenas reformas ou grandes e complexas obras.

No software Obra Prima, sua construtora tem acesso por meio do aplicativo para celulares e sistema para tablets e computadores aos dados mais completos armazenados em nuvem.

Facilidade de acesso e comunicação para uma gestão otimizada é uma garantia com as funcionalidades para:

  • Controle de estoque;
  • Gestão de fluxo de caixa;
  • Elaboração de orçamentos com custos diretos, indiretos e margem de lucro;
  • Cronogramas de obras e físico-financeiros;
  • Área de compras com plataforma para orçamentos direto com fornecedores;
  • Área do cliente com acesso a dados e documentos para garantir transparência.

Todas essas funcionalidades principais e muitas outras oferecidas pelo nosso software de gestão de obras, o Obra Prima, estão disponibilizadas em planos mensais que podem ser adaptados para as necessidades de cada projeto.

Além disso, os valores de investimento são pensados para atender desde grandes incorporadoras até pequenas construtoras sem que as vantagens e funcionalidades deixem de atender as obras ou se perca visibilidade dos projetos.

Acompanhe o nosso blog e siga a conta do Instagram para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo da construção civil.

Aproveite também para conhecer agora mesmo os planos, funcionalidades e vantagens do Obra Prima, o sistema SaaS do pelo software de gestão de obras.

Software de gestão de obras

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.