Pesquisar

Sua obra não pode ficar sem: 8 recursos essenciais de um software de gestão de obras

Descubra quais são os oito recursos essenciais de um software de gestão de obras que a sua construtora não pode mais ficar sem!
8 recursos essenciais de um software de gestão de obras que sua construtora não pode ficar sem
8 recursos essenciais de um software de gestão de obras que sua construtora não pode ficar sem

Descubra quais são os oito recursos essenciais de um software de gestão de obras que a sua construtora não pode mais ficar sem! 

Já sabemos que contar com um software de gestão de obras é fundamental para a produtividade da sua empresa. Essa ferramenta consegue entregar os resultados mais efetivos para cada uma das tarefas, desde o primeiro até o último momento de um projeto. 

Quer descobrir como cada uma dessas características e recursos ajudam no dia a dia das suas obras e nos lucros da sua empresa? Então, acompanhe o texto a seguir e veja a diferença que esse sistema faz para os negócios. 

O que é um software de gestão de obras?

Um software de gestão de obras é uma ferramenta fundamental para empresas que trabalham em projetos da construção. Existem vários recursos importantes que precisam estar presentes neste sistema para assegurar que ele atende às necessidades da sua construtora. 

De maneira resumida, essa ferramenta vai auxiliar, automatizar e facilitar diversas tarefas que precisam ser realizadas ao longo da execução de uma obra, seja ela uma pequena reforma ou uma grande construção. Entre os seus recursos fundamentais podemos destacar os oito seguintes, acompanhe no texto: 

  1. Gestão de projetos;
  2. Gestão de recursos;
  3. Mobilidade;
  4. Relatórios e análises;
  5. Monitoramento e controle;
  6. Gestão de documentos;
  7. Previsto x Realizado;
  8. Comunicação. 

Agora que você já sabe quais são os oito recursos, vamos entender melhor cada um deles e como eles vão transformar a rotina dos seus projetos da construção civil: 

  1. Gestão de projetos

O software de gestão de obras precisa possibilitar a criação e a gestão de projetos de construção, incluindo cronogramas, planos de trabalho e orçamento. Isso torna possível gerenciar todas as etapas de uma construção com mais precisão de dados e informações. Assim, você não perde o controle dos gastos ou do prazo. 

  1. Gestão de recursos

O software de gestão de obras deve oferecer gestão de recursos, como equipamentos, mão de obras e materiais, para assegurar que eles serão alocados da maneira correta e que os projetos serão concluídos dentro do orçamento e do prazo combinado com o cliente. 

  1. Mobilidade

O software de gestão de obras precisa permitir o acesso móvel, possibilitando que o time consiga acessar dados e informações importantes em qualquer lugar e a qualquer momento. Essa funcionalidade vai possibilitar a tomada de decisão mais assertiva. 

  1. Relatórios e análises

Outra funcionalidade importante de um software de gestão de obras é a criação de relatórios e análises para auxiliar a tomada de decisões, incluindo avaliações de custos, progresso e desempenho do projeto. 

  1. Monitoramento e controle

O software de gestão de obras deve permitir o monitoramento e controle de projetos em tempo real, possibilitando que o time gerencie de maneira efetiva as atividades da construção e tome medidas corretivas imediatamente, caso seja necessário. 

  1. Gestão de documentos

O software de gestão de obras precisa possibilitar o armazenamento e gerenciamento de documentos importantes, como contratos, desenhos, especificações e registros de progresso. 

  1. Previsto X Realizado

O software de gestão de obras precisa te ajudar a consultar e compartilhar a qualquer momento com o seu cliente, de maneira detalhada e organizada, o relatório do Previsto x Realizado e os motivos para cada uma das atualizações. Com essas informações a tomada de decisão para alocar esforços e recursos fica muito mais precisa. 

  1. Comunicação

O software de gestão de obras deve oferecer comunicação eficiente entre os membros do time e do projeto, incluindo a capacidade de compartilhar informações, colaborar em tempo real e enviar mensagens instantâneas. 

Conheça o Obra Prima

Esses são apenas alguns dos recursos essenciais de um software de gestão de obras para a sua empresa. Ao analisar um sistema como este, é importante garantir que ele tenha os recursos necessários para atender às necessidades específicas da sua empresa e do projeto de construção.  

Além de todas essas funcionalidades citadas anteriormente, o software de gestão de obras do Obra Prima também conta com várias outras vantagens, como:

  1. Relatório Diário de Obras (RDO);
  2. Cotação Online;
  3. Medição Física;
  4. Controle de Estoque. 

Entenda melhor cada uma delas a seguir:  

  1. Relatório Diário de Obras (RDO)

Com o Relatório Diário de Obras (RDO) a sua construtora estará sempre um passo à frente para evitar problemas que impactam a qualidade do dia a dia de obras. Registre as condições climáticas, tarefas feitas, compra e recebimento de materiais usados, contabilização das horas investidas e muito mais. Baixe o relatório completo em PDF ou envie diretamente para o e-mail do seu cliente. 

E, aproveite para fazer o download do modelo de Relatório Diário de Obras do Obra Prima, ele é completo e gratuito, clique na imagem abaixo e aproveite: 

Banner 3: RDO
  1. Cotação Online

Cadastre fornecedores e prestadores de serviço, e faça cotações online diretamente do sistema do Obra Prima. Elimine erros de cálculo, ganhe mais agilidade, controle os prazos e custos das obras da sua construtora em um só lugar, acessando de qualquer dispositivo. 

  1. Medição Física

Acompanhe e registre todo o progresso da obra, com base no cronograma físico dos serviços prestados no canteiro de obras. Esta funcionalidade possibilita que a sua construtora tenha mais clareza em relação aos custos por unidade de cada material utilizado, do serviço executado e do profissional que o fez. 

  1. Controle de Estoque

Controle e organização detalhada do almoxarifado fora do canteiro de obras, disposição dos materiais por variações e quantidade, e movimentação de entrada e saída de insumos. 

Quer conhecer mais vantagens e funcionalidades do Obra Prima? Agende uma demonstração gratuita e sem compromisso para descobrir tudo que o nosso sistema pode oferecer para a sua empresa. 

Para mais conteúdos exclusivos sobre os temas mais relevantes da construção civil, acompanhe o blog. Aproveite também para seguir a nossa conta no Instagram, lá tem sempre novidades e dicas para o seu dia a dia na construção civil. 

Não deixe de ouvir o nosso podcast, o Obra Cast, são muitas conversas sobre os assuntos mais importantes do setor, você não vai querer perder. Clique na imagem abaixo e dê o play agora mesmo. 

banner obracast

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.