Pesquisar

Como montar uma proposta de orçamento de obras?

Propostas de orçamento de obras podem não ser o orçamento oficial do projeto, mas é o primeiro contato do cliente com os custos. Aprenda a montar a sua.
proposta de orçamento de obras
proposta de orçamento de obras

Propostas de orçamento de obras podem não ser o orçamento oficial do projeto, mas é o primeiro contato do cliente com os custos. Aprenda a montar a sua.

O orçamento de obras é um elemento essencial para o sucesso dos projetos. Sem um documento claro e assertivo, as chances de que os custos sejam mais altos que o previsto e a construtora tenha prejuízos é muito grande.

Com os altos custos dos projetos da construção civil, mesmo o menor erro pode significar a paralisação das obras por falta de dinheiro e prejudicar muito sua relação com os clientes.

Existem algumas dicas e práticas essenciais para garantir um orçamento de obras de sucesso, mas antes de pensar no orçamento oficial do projeto, é necessário considerar a base de negociação com o cliente.

Descubra agora como montar uma proposta de orçamento de obras para seu cliente e apresentar os custos de maneira eficiente para fechar contratos.

Proposta de orçamento de obras: o que colocar no documento?

A proposta de orçamento de obras, como já mencionamos, é o primeiro contato do cliente com os custos do projeto e tem muito peso na decisão de fechar ou não contrato com a sua construtora.

Por esse motivo, é um documento que não exige tantos detalhes sobre materiais, mão de obra e equipamentos ou passo a passo da execução, mas que precisa explicar os pontos importantes e deixar claro o valor agregado que sua construtora traz para o projeto.

Por isso, a proposta deve apresentar:

  • Objetivo do contrato, ou seja, o que é o projeto a ser realizado;
  • Diferenciais que sua construtora oferece para esse projeto;
  • Prazo de duração do contrato, isso é, em quanto tempo o projeto será executado;
  • Validade da proposta, deixando claro que os custos e prazos do projeto podem mudar após uma certa data;
  • Mensuração de custos, que é a previsão geral de quanto o projeto custará, deixando claro que o valor pode variar um pouco com as revisões e detalhamento do projeto;
  • Dados da construtora.

Esses são os elementos essenciais para uma proposta. 

Claro, a forma como cada um desses itens é considerado e apresentado no orçamento faz toda a diferença.

O que não esquecer na hora de desenvolver a proposta?

Ainda que a base da proposta seja a mesma do orçamento oficial, criar uma proposta que evite problemas futuros exige não esquecer de alguns detalhes relacionados a custos de obras na construção civil:

Compatibilizar moedas

Poucas construtoras consideram que alguns projetos acabam por exigir insumos importados. 

Nesse caso, não basta uma conversão simples de uma moeda para outra, do dólar para o real, por exemplo. 

É essencial considerar que a compra vai envolver taxas de câmbio e IOF, e esse custo extra deve ser considerado na proposta.

Identificar na proposta os insumos importados e esclarecer a existência dessas taxas é um grande diferencial na hora de assegurar a transparência da sua construtora para o cliente.

Considerar BDI

O BDI tem grande importância na construção civil e é essencial na hora de apresentar custos e orçamentos para os clientes, especialmente nas propostas. 

Ele considera os custos indiretos nos cálculos do orçamento, protegendo a lucratividade e o crescimento da construtora.

Uso da Tabela Sinapi 

A Tabela Sinapi é essencial para garantir o uso de valores na hora de cotar e construir o orçamento de obras com base nos custos médios do mercado, além de auxiliar muito na escolha dos fornecedores.

Ter atenção a seu uso pode melhorar muito a gestão de obras e, o mais importante, é obrigatória caso a proposta desenvolvida seja para licitação de obras públicas.

Descubra aqui como fazer o orçamento de obras com a tabela Sinapi >

Considerando esses elementos sua construtora vai poder apresentar propostas muito mais realistas e assertivas para os clientes e aumentar muito as chances de fechar contrato.

Continue acompanhando os conteúdos do blog do Obra Prima para não perder dicas relevantes para a sua gestão de obras.

Experimente o nosso software de gestão de obras

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.