Pesquisar

Projetos de construção: 10 dicas para economizar na obra

Confira as 10 dicas práticas e estratégias eficazes para economizar nos projetos de construção que preparamos para você. 

Construir ou reformar pode ser bem caro, mas existem diversas maneiras de economizar dinheiro em projetos de construção, sem comprometer a segurança ou qualidade. 

Primeiramente, conseguir economizar é conhecer os custos de uma obra. Ou seja, qual é o orçamento necessário para construir ou reformar. Basicamente, é a estimativa de todas as despesas e gastos, incluindo impostos, materiais, equipamentos, mão de obra, etc. 

Quais são os custos de uma obra?

Esses gastos são divididos em dois grupos: diretos e indiretos. Os diretos representam até 90% do valor de um projeto. Geralmente são aqueles que se aplicam na construção e diretamente se relacionam com aluguel de equipamentos, mão de obra, materiais, etc. 

Já os custos indiretos são as despesas relacionadas com a obra, porém, não diretamente aplicados a ela. São as taxas com luz elétrica, água, seguros, impostos, salários de colaboradores, etc. Representam de 10% a 30% do total. 

10 dicas para economizar em projetos de construção

Como vimos, para realizar uma obra é necessário investir uma boa quantidade de dinheiro. Afinal, são muitos gastos, com materiais, mão de obra, impostos, entre outros fatores. Porém, com uma boa pesquisa e referências, é possível abaixar esse valor. Confira então as 10 dicas para economizar: 

  1. Faça um planejamento detalhado;
  2. Busque profissionais qualificados;
  3. Peça muito orçamentos;
  4. Recicle e reaproveite;
  5. Compre todos os insumos em um mesmo lugar;
  6. Mantenha o controle de custos rigoroso;
  7. Evite mudanças nas obras;
  8. Negocie com empreiteiros e fornecedores;
  9. Planeje com uma margem de segurança;
  10. Evite desperdícios de materiais. 

Então agora que você conhece as dicas, vamos entender melhor cada uma delas a seguir, acompanhe no texto: 

1. Faça um planejamento detalhado

Certamente, antes de começar qualquer obra, é fundamental ter um bom plano em mãos. Isso envolve a elaboração de plantas e projetos detalhados, determinar cronogramas e metas realistas. Um planejamento bem estruturado ajuda a evitar mudanças e retrabalhos de última hora, que podem pesar bastante no bolso. Contrate um engenheiro ou um arquiteto competente para ajudá-lo a planejar todos os detalhes. 

2. Busque profissionais qualificados

A escolha de bons profissionais também é um dos primeiros passos nos projetos de construção, porque esses estarão envolvidos em praticamente toda a obra. Assim, é crucial buscar pessoas que apresentam boas ideias para encontrar as melhores soluções, sem perder tempo com contratações e gerando mais gastos.  

3. Peça muito orçamentos

Faça um esforço para ter pelo menos três orçamentos de diferentes fornecedores e empreiteiros para cada uma das etapas do seu projeto. Isso vai permitir que você compare preços e negocie com base em dados sólidos. 

Aproveite também para usar a plataforma do Obra Play! Nela, é possível solicitar orçamento e receber a cotação de diversos prestadores de serviço diferentes e fazer uma comparação entre eles. Inclusive, você pode até comparar a opinião de clientes antigos e a reputação no mercado. Para saber mais, clique aqui

4. Recicle e reaproveite

Durante a realização de uma reforma, há materiais que, muitas vezes, podem ser reutilizados. Portas, pisos, janelas e outros itens que podem ser reaproveitados, recuperados e restaurados em vez de substituídos. Além disso, vai economizar dinheiro e é uma prática responsável ecologicamente. 

5. Compre todos os insumos em um mesmo lugar

Ao comprar materiais de construção, como areia, madeira, tijolo, cimento, etc. adquira em grandes quantidades. Fornecedores costumam oferecer descontos significativos nesses casos. Além disso, certifique-se de aproveitar os descontos e promoções sazonais. 

6. Mantenha o controle de custos rigoroso

Mantenha um registro detalhado de todos os gastos relacionados com o projeto. Isso inclui mão de obra, material, aluguel de equipamentos e maquinário e qualquer outra despesa. Por isso, controlar os custos vai ajudar a encontrar desvios do orçamento planejado e tomar medidas corretivas mais rapidamente. 

7. Evite mudanças nas obras

Mudanças no projeto ao longo da construção são uma das principais causas do aumento dos custos. Garanta que todas as decisões relacionadas aos materiais e ao design sejam tomadas antes do começo da obra. Mudanças posteriores geralmente resultam em atrasos e custos adicionais. 

8. Negocie com empreiteiros e fornecedores

Não hesite em negociar com os empreiteiros e fornecedores. Afinal, muitas vezes, eles estão dispostos a oferecer descontos ou preços mais competitivos se perceberem que você está comparando ofertas. 

9. Planeje com uma margem de segurança

Sempre inclua uma margem de segurança no seu orçamento de obra. As construções podem apresentar imprevistos, e é importante estar pronto para lidar com essas situações sem comprometer todo o projeto. 

10. Evite desperdícios de materiais

Em uma construção, muitas vezes, acaba acontecendo o desperdício de materiais que não foram usados. Por isso, para conseguir economizar e não ser necessário realizar uma nova compra, se deve utilizar tudo o que já foi comprado até o final, evitando jogar qualquer coisa fora. 

Quer um modelo de orçamento de obras completo e gratuito? Então clique na imagem abaixo, faça download e comece a usar: 

Dica Extra para economizar: aproveite a tecnologia

Gostou dessas 10 dicas? Elas vão ajudar muito a economizar nos projetos, sem comprometer a qualidade e a segurança. 

Por fim, a última dica é usar a tecnologia a seu favor na hora de fazer os projetos de construção. 

Com um software de gestão de obras é possível ter realizar orçamentos mais precisos e assertivos, além de acompanhar com mais facilidade a evolução em tempo real dos seus projetos. 

Além disso, um software de gestão de obras te ajuda a otimizar os recursos, evitar desperdícios de materiais e mão de obra ociosa. Você também pode usar essa ferramenta para fazer registros diários e compartilhar com o cliente. 

Quer agendar uma demonstração gratuita e sem compromissos para conhecer todas as funcionalidades e vantagens do Obra Prima, um software de gestão de obras que foi pensado para pequenas e médias construtoras, engenheiros e arquitetos? Então clique na imagem abaixo: 

Software de gestão de obras

Se você gostou desse conteúdo, coloque essas dicas em prática e veja a diferença nos seus projetos de construção. Acompanhe o blog do Obra Prima para ter acesso a mais artigos como este. Estamos sempre compartilhando muitas novidades do universo da construção civil. 

Aproveite também para seguir a nossa conta no Instagram e ficar por dentro de tudo que acontece no setor. 

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.