Pesquisar

Programa para orçamento de obras: escolha o ideal para a sua empresa

Descubra qual é o programa de orçamento de obras ideal para a sua empresa. Confira as dicas sobre os critérios essenciais que precisam ser considerados. 

Escolher o programa para orçamento de obras certo para a sua empresa não é uma escolha fácil. Por meio de uma análise de características-chave, funcionalidades e considerações práticas, você vai entender como tomar uma decisão, garantindo a eficiência do programa escolhido para otimizar o processo de orçamentação de obras na organização. 

A estimativa das receitas e dos custos é uma das atividades mais complexas e importantes para o sucesso de qualquer empreendimento. Por isso, escolher um software de orçamento de obras vem se tornando uma solução cada vez mais comum entre as incorporadoras e construtoras. 

Isso acontece porque errar nos cálculos dos recursos necessários pode dificultar, atrasar ou até mesmo inviabilizar um investimento, que não é baixo. São muitos elementos para contabilizar, desde os materiais, equipamentos, mão de obra, serviços terceirizados, encargos, entre muitos outros. 

Em um setor tão competitivo quanto o da construção civil, é fundamental otimizar ao máximo os investimentos e não pode haver descuido nas projeções das despesas e verbas disponíveis. Considera-se aceitável uma diferença entre 1 a 5% entre aquilo que estimou e o resultado final. 

Ou seja, contar com ferramentas que tornam esse processo o mais preciso possível é essencial para o sucesso do projeto e da sua empresa. 

3 vantagens importantes de usar um programa para orçamento de obras

É importante buscar pela maior assertividade nos orçamentos, e o melhor caminho são os instrumentos e recursos da tecnologia. Os programas específicos são muito eficientes para o trabalho com grande quantidade de informações e que precisam de constantes atualizações. 

Entre outras vantagens, esses softwares oferecem: 

  1. Assertividade

Elaborar um orçamento envolve muita matemática, e um programa usado por milhares de usuários tende a estar com os cálculos sempre corretos. 

  1. Segurança

Quando se usam planilhas eletrônicas para elaborar o orçamento, os dados podem acidentalmente ser alterados, mas com um software você precisa fazer o salvamento, que ficam registrados e podem ser auditados.  

  1. Agilidade

Geralmente, os softwares oferecem funcionalidades para realizar tarefas em massa, por exemplo, atualizar o preço de todos os materiais usados em uma construção. Esse instrumento torna a rotina do orçamentista muito mais simples.

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

6 funcionalidades e critérios essenciais

Para escolher o programa para orçamento de obras ideal para a empresa, é fundamental olhar com atenção para as funcionalidades disponíveis na ferramenta e aquelas que a sua organização precisa no dia a dia. Confira alguns dos critérios mais importantes:  

  1. Recursos adequados;
  2. Orçado x Realizado;
  3. Apropriação de custos por fase;
  4. Integração com a tabela SINAPI;
  5. Personalização e flexibilidade;
  6. Relatórios e dashboards. 

Entenda melhor cada um a seguir: 

1. Recursos adequados

Na hora de escolher o melhor software, é importante prestar atenção na variedade de recursos oferecidos. Assim, você garante eficiência na elaboração do orçamento completo. Além disso, as funcionalidades relacionadas que precisam complementar esse processo, como a importação de dados e o cálculo automático de percentuais e as estimativas baseadas nas informações inseridas. 

Os recursos que não são nativos devem ser integrados, mas você não deve ficar refém das ferramentas externas para conseguir criar um orçamento realista e confiável. 

2. Orçado x Realizado

Uma funcionalidade essencial que um software de orçamento de obras deve ter é a comparação entre o Orçado x Realizado. Depois da orçamentação inicial, a construção começa e o que realmente acontece não é necessariamente o que foi planejado. Esse não é o cenário ideal, mas é realista e fundamental para entender que as mudanças e os imprevistos acontecem em todos os projetos. 

Um software de orçamento de obras deve possibilitar o acompanhamento dessas alterações, seja por mudança de rumo ou por conta de imprevistos em alguma fase da obra. Assim, você pode inserir os dados reais de despesas e custos, além de visualizar o comparativo entre o que foi planejado e o que de fato aconteceu.

3. Apropriação de custos por fase

Em complemento com a funcionalidade anterior, é importante também que o gestor tenha conhecimento das variações por fase do projeto. Perguntas como em quais etapas o realizado foi maior que o planejado e porque, são respondidas com informações de apropriação de custo por fase. 

Dessa maneira, o gestor consegue entender em que pontos o orçamento realizado não se adequou à realidade da construção. 

4. Integração com a tabela SINAPI

Os dados da tabela SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisas de Custos e Índices da Construção Civil) são parte crucial na criação de um bom orçamento de obras. Com essa ferramenta, o gestor tem as informações detalhadas sobre os custos  previstos e atualizados de vários serviços e insumos, como mão de obra, materiais e equipamentos. 

Na hora de escolher o programa para orçamento de obras ideal é preciso considerar a integração dessa tabela para adicionar valores precisos durante o processo. Por isso, um software eficiente deve incorporar de forma automatizada esses custos às variáveis inseridas em cada fase do projeto. 

5. Personalização e flexibilidade

Para escolher a melhor ferramenta, você precisa pensar na capacidade de personalização e ajustes para cada obra. Campos pré-determinados podem ajudar no processo de orçamentação, desde que não limitem o profissional e reduzam a realidade da construção a somente algumas variáveis. 

Na prática, o programa para orçamento de obras precisa possibilitar a inserção de cada variável que compõe o planejamento e possibilitar os ajustes individuais durante a construção. 

6. Relatórios e dashboards

A gestão eficiente de uma construção está relacionada diretamente com a capacidade de tomar decisões assertivas. Para isso, é essencial que o gestor tenha sempre à mão informações mais importantes sobre cada um dos projetos, tanto aqueles que ainda estão em fase de planejamento quanto aqueles que já estão em andamento. 

Relatórios e dashboards têm papéis diferentes na gestão dos projetos, mas os dois são fundamentais. Os relatórios são documentos mais detalhados e completos que oferecem dados sobre um determinado aspecto do projeto. Já os dashboards são painéis de controle visual que fornecem uma visão mais simplificada e ampla de um conjunto de dados. 

Quer melhorar o orçamento de obras na sua construtora? Então, clique na imagem abaixo e faça o download do modelo completo do Obra Prima: 

Conheça o Obra Prima

Por fim, aproveite e conheça um software completo que vai te ajudar na elaboração dos orçamentos de obras e em muitas outras tarefas da construção civil! Clique na imagem abaixo, agende uma demonstração gratuita e confira todas as funcionalidades e vantagens do Obra Prima para a sua empresa. 

Software de gestão de obras

Se você gostou desse conteúdo, acompanhe o nosso blog e fique por dentro de tudo que acontece na construção civil. Siga também a nossa conta no Instagram.

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.