Pesquisar

Principais desafios da construção civil e como resolvê-los

Descubra como sua construtora pode superar e prevenir os problemas e desafios da construção civil com uma organização mais eficiente.
Desafios da construção civil
Desafios da construção civil

Descubra como sua construtora pode superar e prevenir os problemas e desafios que a construção civil possui com uma organização mais eficiente.

Mesmo o mais simples dos projetos na construção civil exige a perfeita harmonia e controle de uma grande diversidade de elementos para que os resultados sejam os esperados desde o início.

Manter a qualidade de acabamento, durabilidade de estruturas, viabilidade de mercado e respeito de orçamentos e prazos, no entanto, não precisa ser uma dificuldade enfrentada em todas as obras das construtoras.

Superar os desafios da construção civil é possível e, muitas vezes, não é algo ligado a um projeto, mas à forma como sua empresa coordena os processos internos, executa e acompanha os trabalhos no canteiro de obras e melhorar, constantemente, o controle de departamentos e sua integração.

Assim, mesmo com toda a complexidade da construção civil, conhecer os problemas que mais comumente são enfrentados se torna o primeiro passo para que eles não se tornem o elemento que prejudica empresa, obra e cliente.

Veja aqui os principais desafios da construção civil e que medidas preventivas construtoras podem tomar para resolvê-los.

Construção civil: desafios e soluções que toda construtora deve conhecer

No processo de gerenciar as atividades do escritório e canteiro de obras, é essencial que as construtoras conheçam os principais desafios da construção civil. 

Apenas conhecendo os cenários problemáticos e tendo uma ideia concreta de como solucionar esses problemas elas serão capazes de estabelecer estratégias assertivas para melhorar cada vez mais os resultados e crescimento.

Conheça aqui os principais desafios que sua construtora pode enfrentar em algum momento.

1. Realizar a gestão de pessoas

O material humano é parte essencial de qualquer projeto de construção civil e pode se tornar um grande desafio no momento de organizar a gestão de obras e execução de projetos se não receber a atenção necessária.

Todas as atividades desempenhadas no canteiro de obras dependem dos trabalhadores que as desempenham. 

No entanto, apesar de muito importante, não basta contratar uma equipe com qualificação e experiência se ela não pode contar com o suporte da administração do projeto.

À medida que o projeto é gerenciado, cronogramas e orçamentos são acompanhados e os detalhes verificados, é necessário considerar como a equipe evolui.

A maior parte dos problemas de construtoras nesse caso estão relacionados à comunicação. 

Sua equipe deve ter informações sobre as metas e objetivos dos projetos, um canal eficiente de comunicação para notificar problemas, indicar soluções e receber instruções.

A gestão de pessoas, então, é essencial para otimizar a produtividade, melhorar a SST no canteiro e garantir máxima qualidade para os projetos.

Mais importante ainda é lembrar que a gestão de pessoas deve alcançar todos os níveis da construtora: canteiro de obras, engenheiros, secretárias, equipe de vendas e compras e todos os demais.

2. Alcançar assertividade no orçamento de obras

Nunca é demais comentar, mas as construtoras já sabem bem o desafio que é para um projeto não ter um bom orçamento em mãos, adequado aos custos reais da obra e que considere custos indiretos e imprevistos.

Planilha de Orçamento de obras

Criar esse orçamento, no entanto, é um desafio ainda maior. A tecnologia tem facilitado muito o processo, mas apenas para construtoras que adotam as ferramentas corretas.

Softwares de gestão de obras, por exemplo, são uma forma excepcional para a integração de dados de outros departamentos, como o de compras e o financeiro, e alguns já consideram automaticamente a tabela Sinapi, obrigatória para obras públicas e o BDI, reduzindo a chance de erros ou de que alguma taxa e custo sejam esquecidos.

Para construtoras que constantemente enfrentam prejuízos em projetos ou atrasos de contas, buscar uma ferramenta como essa é um grande diferencial.

3. Acompanhar evolução e medição de obras

Acompanhar medições e evolução de obras pode ser outro grande desafio, já que a qualidade e visibilidade das informações depende bastante da metodologia adotada na hora de realizar o procedimento.

Em algumas obras, principalmente em operações de financiamento, os projetos não possuem um sistema eficiente para organizar e verificar a execução de processos, principalmente por envolver muitas equipes e empresas diferentes e independentes.

Para esses casos e mesmo para projetos mais simples, verificar a evolução do cronograma, orçamento e atividades dia a dia com as ferramentas corretas é essencial.

Duas excelentes opções para superar os desafios de um acompanhamento ineficiente da medição e evolução de obras são o Relatório Diário de Obras (RDO) e o cronograma físico-financeiro.

RDO - Relatório Diário de Obras

As duas opções permitem à construtora saber o que acontece durante o dia de trabalho no canteiro de obras, fornecendo dados para identificar novos riscos, erros, atrasos e desperdícios antes que eles possam impactar o projeto.

As ferramentas, mais do que ajudar a superar o desafio de realizar o acompanhamento de obras, otimizam os resultados, permitindo criar soluções e gerar economia antes mesmo dos problemas se concretizarem.

4. Fazer o planejamento de obras

Ainda que seja a etapa base de qualquer projeto, independente do tamanho da obra, fazer um planejamento de obras também pode ser um desafio. Ou melhor, fazer um planejamento de obras completo e eficiente.

Infográfico gratuito: planejamento de obras

O desafio do planejamento está em realmente coletar todas as informações e variáveis, considerando o projeto dentro de cada um dos departamentos e conseguindo, nas contas de quantidades de insumos, orçamento e prazos, identificar todas as necessidades.

Não basta definir que construir um cômodo da casa exige 8 horas, por exemplo, é necessário saber em que momento a fundação precisa estar pronta, quando a instalação hidráulica tem que ser feita, quanto tempo o acabamento leva dentro desse período de 8 horas.

O exemplo é bem simples, mas quando extrapolamos esse detalhamento para a construção de um complexo residencial, cada hora de trabalho tem grande impacto. Isso porque é necessário ter mão de obra disponível no momento exato para mudar de uma atividade para a outra e conseguir seguir o cronograma e cumprir prazos sem desviar do projeto.

Mais uma vez os softwares de gestão de obras e sua integração de departamentos podem ser a solução para superar esse desafio, garantindo um planejamento mais alinhado e detalhado para cada projeto da construtora.

5. Controle tributário

Considerar cargas tributárias e outras taxas e impostos a serem pagos é essencial para o controle financeiro, mas se você é um engenheiro e não alguém da área de contabilidade, certamente será difícil controlar tudo.

A verdade é que a construção civil possui um grande volume de tributações a serem pagas, algumas para o funcionamento da própria empresa, outras específicas dos projetos.

Conhecer as cargas tributárias, considerá-las nos custos diretos e indiretos no orçamento de obras de cada projeto e ter a segurança de não deixar de pagar nada é importante e erros podem custar muito.

Se sua construtora esquece de pagar alguma carga tributária as consequências podem variar de multas até a paralisação e embargo do projeto.

A solução ideal: tem profissionais especializados na área que possam prestar consultoria para ajudar a identificar o que deve ser pago e quando.

Descubra aqui como controlar a carga tributária e reduzir impostos na construção civil >

6. Garantir a Saúde e Segurança do Trabalho

Um dos desafios da construção civil é estabelecer processos eficientes para garantir a Saúde e Segurança do Trabalho, ou SST. 

Respeitar protocolos e realizar análises de risco detalhadas para conseguir entender os perigos presentes no seu canteiro de obras impacta o financeiro, os prazos e a mão de obra e merece atenção.

Existem muitas Normas Regulamentadoras (NRs) sobre o tema que devem ser estudadas e respeitadas, inclusive por exigência legal, para garantir que seus trabalhadores estejam em um ambiente que não seja nocivo para a saúde.

Muitas construtoras estudam e aplicam as normas nos primeiros momentos do planejamento, mas, ainda que seja uma boa prática, só isso não é suficiente. 

Assegurar que as normas sejam sempre respeitadas e sejam efetivas na prevenção de riscos exige acompanhamento.

A ideia é a mesma que se aplica à execução da obra, não importa o quão detalhado é o planejamento, se as atividades não forem acompanhadas dia a dia problemas surgem e não podem ser corrigidos antes que causem prejuízos.

Contratar um profissional especializado em SST para fazer esse acompanhamento constante do canteiro de obras, garantindo que as normas são cumpridas, que os profissionais respeitem as medidas de proteção e uso correto de EPIs e EPCs e que tudo siga o planejado para a segurança faz toda a diferença.

7. Organizar a gestão da Cadeia de Suprimentos

A cadeia de suprimentos é, com certeza, um dos maiores desafios que uma construtora pode enfrentar. Mesmo no projeto mais simples, organizá-la exige um controle profundo de diferentes elementos.

Ao lidar com a cadeia de suprimentos é preciso pensar em custos, logística, movimentação de equipes e insumos, qualidade de materiais e espaços de armazenamento. É uma atividade que deve considerar elementos de dentro e de fora do canteiro de obras.

Definir os processos, considerar imprevistos e riscos e pensar em prazos, rotas e necessidades são etapas importantes nesse processo e ignorar apenas um simples detalhe pode causar perda de materiais, custos e atrasos, além da perda de qualidade.

Ainda que seja um processo complexo, escapar dos problemas desse desafio depende apenas da integração de departamentos e de uma boa análise de riscos no planejamento.

O uso de um software de gestão de obras e a análise de históricos de projetos antigos podem ser a melhor forma de superar esse desafio. Mais do que integração e histórico, eles oferecem maior visibilidade da obra e ferramentas de acompanhamento, como cronogramas físico-financeiros, garantindo que sua construtora tenha em mãos ferramentas e informações para prevenir ou corrigir rapidamente qualquer problema.

Foco na gestão de obras com mais visibilidade

Construtoras que desejam superar os desafios da construção civil precisam saber que a chave do sucesso está em uma gestão de obras eficiente e que ofereça uma visibilidade real dos processos e resultados de cada etapa e atividade da obra.

Principalmente no momento de organizar o planejamento, buscar ferramentas que atendam as necessidades específicas dos projetos é essencial. 

É necessário inovar, tornando a tecnologia a maior aliada da construtora, o que não significa, necessariamente, enfrentar altos custos.

Existem muitas possibilidades mesmo para as pequenas e médias construtoras, como é o caso dos softwares de gestão de obras. Neles, mesmo a menor das empresas consegue alcançar um controle de processos que garante os melhores resultados na hora de superar desafios.

É importante, na hora de decidir sobre as tecnologias e novos processos, primeiro identificar os desafios enfrentados.

Se o seu maior problema é o constante atraso nas contas, investir em sistemas que otimizem os orçamentos de obras ao mesmo tempo que realiza o acompanhamento dia a dia das obras é a prioridade. Já no caso de problemas na cadeia de suprimentos, talvez um simples sistema de homologação de fornecedores já seja a solução.

O importante é sempre buscar processos e ferramentas que garantam à administração e engenheiro a visão de como uma decisão impacta nas etapas executadas no canteiro de obras, analisando diferentes cenários e preparando a empresa para manter controle e qualidade.

Software de gestão de obras: a ferramenta ideal para superar desafios

Apesar de existirem muitas ferramentas capazes de atender às necessidades identificadas no momento de enfrentar um ou outro desafio, não existe nenhuma tecnologia mais completa para ajudar construtoras que utilizam softwares de gestão de obras.

O software de gestão de obras Obra Prima oferece às construtoras clientes um sistema completamente integrado, com troca de dados e comunicação otimizada entre canteiro de obras, administração, cliente, financeiro, compras, estoque e planejamento.

Além dessa integração, que já amplia muito a visibilidade do projeto, possui todas as funcionalidades essenciais para melhorar o planejamento. Os sistemas para criação de orçamentos trabalham associado à Tabela Sinapi, garantindo previsões de custo mais assertivas desde o primeiro momento.

Também oferece uma funcionalidade completa de cronogramas, incluindo uma área para criação de cronogramas físico-financeiros.

Mesmo a comunicação com o cliente e otimizada nessa plataforma, já que possui uma área onde são disponibilizados documentos, fotos, vídeos, relatórios de custo e evolução e os Relatórios Diários de Obras gerados dentro do próprio sistema, garantindo toda a transparência necessária para um bom relacionamento.

Descubra mais sobre o que o software de gestão de obras Obra Prima pode oferecer para a sua construtora superar os desafios da construção civil. Entre em contato.

software de gestão de obra

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.