Pesquisar

Pré-Moldados nas obras: Como usar? Quais as vantagens para a construção civil?

Pré-moldados ganham cada vez mais destaque na construção civil, mas sua construtora conhece as possibilidades e benefícios desses produtos? É hora de conhecer.
Pré-moldados
Pré-moldados

Pré-moldados ganham cada vez mais destaque na construção civil, mas sua construtora conhece as possibilidades e benefícios desses produtos? É hora de conhecer.

A construção civil oferece muitas possibilidades para construtoras que desejam ter maior controle de seus processos e aplicar novos materiais e tecnologias para aumentar sua qualidade, lucratividade e produtividade.

Entre as muitas opções de materiais e produtos para serem usados na construção estão os pré-moldados, uma alternativa moderna e que promete revolucionar o canteiro de obra e garantir muito mais vantagens para construtoras, projetos e clientes.

Pré-Moldados: o que são?

Como o próprio nome sugere, os pré-moldados são peças levadas já meio preparadas para o canteiro de obra, bastando encaixá-las na posição correta e finalizar sua fixação.

Elas são produzidas utilizando um molde que é preenchido com concreto armado e curado em uma área controlada. 

Dessa forma, a peça de concreto nas medidas necessárias para o projeto de construção terá maior qualidade e durabilidade e estará pronta para ser colocada na posição quando chegar ao canteiro de obras.

Pré-moldados, no entanto, não são feitos apenas em concreto armado. No Brasil existem também as peças moldadas em aço. 

A diferença principal entre as duas é sua aplicação, como veremos em breve.

Uma vez que as peças foram curadas e estão prontas para serem utilizadas, elas são transportadas para o canteiro de obras. 

Ali são posicionadas, fixadas e recebem o acabamento final, permitindo que boa parte do processo de execução do projeto seja agilizado em comparação com a construção realizada com concreto comum no local da obra.

É importante destacar que ainda existe muita confusão entre peças pré-moldadas e pré-fabricadas e que a principal diferença entre elas é que a pré-moldada tem um controle de qualidade mais ameno, o que exige fiscalizações e inspeções mais exigentes.

A produção dessas peças deve atender às exigências de duas Normas Regulamentadoras:

  • ABNT NBR 14.931/2004 – Execução de Estruturas de Concreto – Procedimento;
  • ABNT NBR 12.655/2015 – Concreto de cimento Portland – Preparo, controle, recebimento e aceitação – Procedimento.

Como são utilizados na construção civil?

Existem diversas situações em que peças pré-moldadas são utilizadas na construção civil e, à medida que ganham popularidade, novas possibilidades são encontradas.

Inicialmente, sua aplicação era mais presente em projetos de menor escala e complexidade como casas e pequenos edifícios. 

Atualmente seu uso já é visto na construção de projetos de maior porte e complexidade, como pontes, estacionamentos, escritórios e escolas.

Pensando na possibilidade de ter peças pré-moldadas em aço ou em concreto armado, o que direciona a sua aplicação, em geral, é o porte da obra. 

O uso de pré-moldados em concreto armado em construções de médio e pequeno porte. 

Já as peças em aço são mais exploradas em obras grandes, ainda que possam ser aplicadas em projetos menores.

As vantagens dos pré-moldados para a construção civil

Existem diversos benefícios que a construtora pode aproveitar ao utilizar pré-moldados em seus projetos de construção civil. 

São produtos com uma ampla variedade técnica e que auxiliam a empresa a controlar a parte financeira, orçamentos e cronogramas com mais facilidade, entre outras vantagens. 

Veja:

Controle de custo das obras

O custo benefício do concreto pré-moldado para obras de diferentes portes é grande e contribui muito para um maior controle financeiro na construção civil e redução de custos do projeto.

Por serem produzidos em fábricas, sua qualidade é mais facilmente assegurada e controlada por NRs, ao contrário do canteiro de obra, em que um erro na mistura de concreto pode não ser percebido até que rachaduras apareçam na estrutura pronta. 

Além disso, são baratas de produzir.

Claro, esse é um benefício ligado diretamente à qualidade do fornecedor. 

Ainda que existam as NRs para fiscalização, é essencial buscar referências e pesquisar bem as fábricas, já que um produto final sem qualidade pode comprometer muito a obra e causar prejuízos imensos para a construtora.

Maior agilidade e produtividade no canteiro de obras

Com peças que já chegam prontas para serem fixadas e encaixadas no canteiro de obras, o tempo usado na execução de um projeto é muito melhor aproveitado e a obra fica pronta em um tempo menor do que com processos de construção tradicionais.

Por serem enviadas da fábrica para o canteiro, a obra já recebe todas as peças de uma vez ou são produzidas enquanto no canteiro outras partes da obra são executadas.

Mais uma vez, no entanto, o cuidado com os fornecedores é importante. Essa agilidade e produtividade só é possível quando os prazos de entrega são cumpridos pelo fornecedor. 

Atrasos na entrega dos produtos pré-moldados geram atrasos no projeto e comprometem a produtividade.

Versatilidade

O fato de serem produzidas com mais controle faz com que seja possível ser muito mais versátil na hora de definir como serão as peças pré-moldadas. 

As possibilidades para como será a finalização, formas, cores e dimensões das peças são muito variadas.

Com isso, a própria obra ganha um pouco mais de detalhes mais facilmente, além de maiores opções de acabamentos utilizando materiais diversos, como é o caso das pedras decorativas, e os desenhos arquitetônicos possam se tornar um diferencial da construtora sem interferir tanto nos custos do projeto.

Sustentabilidade para a obras

Controlar o uso de matérias-primas naturais, consumo de água e de energia na produção das peças é uma das vantagens que mais tem se destacado para os pré-moldados. 

Com a sustentabilidade como um diferencial cada vez mais buscado pelas construtoras, essa é uma opção que atende a necessidade de reduzir impactos no meio ambiente, sendo muito mais ecológica que grande parte dos materiais de construção.

Mais do que ser sustentável na fabricação, é importante destacar que essas peças podem ser facilmente recicladas e reutilizadas, ou seja, têm menores impactos ambientais em todo seu ciclo de vida.

Uso de pré-moldados em obras, vantagens na gestão de obras da sua construtora

A redução de custos, maior controle financeiro e produtividade mencionados como vantagens dos pré-moldados na construção civil já deixam claro que esses produtos podem contribuir muito com a otimização de processos.

Leia também:

Manter os custos da obra dentro do previsto é possível? >

Claro, essas vantagens são alcançadas apenas quando a construtora tem o controle dos projetos com um bom software de gestão de obras, tendo em mãos um sistema que ajude a identificar quando essas peças são um diferencial e beneficiam o projeto.

Alcançar melhores resultados para sua construtora e aproveitar todos os benefícios que novos processos e tecnologias podem oferecer sempre será a melhor forma de garantir crescimento e lucratividade para seu negócio.

Leia também:

Dicas práticas para o crescimento contínuo de pequenas e médias construtoras >

Agora você conhece os pré-moldados, então que tal seguir descobrindo novas possibilidades para obter vantagens nas obras da sua construtora? Acompanhe os conteúdos do blog Obra Prima e fique por dentro das principais tendências do mercado da construção civil.

software de gestão de obra

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.