Pesquisar

Planejamento logístico na construção civil: tudo sobre o tema

Você sabe o que é o planejamento logístico na construção civil? Descubra o que é e como otimizar esse processo dentro da sua empresa. Confira 5 dicas:
Planejamento logístico na construção civil: tudo sobre o tema!
Planejamento logístico na construção civil: tudo sobre o tema!

Fazer o planejamento logístico na construção civil está se tornando cada vez mais importante para as empresas do setor. Descubra aqui o que é e qual a importância dessa ferramenta. 

A logística é um instrumento de administração, usado para prover informações e recursos para que os serviços e as atividades de uma empresa sejam realizados com excelência. Ela pode ser aplicada em vários setores, inclusive da construção civil. 

Para aplicar, é fundamental que algumas dicas sejam seguidas, confira elas aqui no conteúdo que preparamos, mas antes, vamos entender exatamente do que se trata esse tema tão importante: 

O que é o planejamento logístico na construção civil?

O conceito de logística é administrativo, e pode ser considerado tanto um instrumento quanto uma técnica. Sua função é melhorar a produtividade do trabalho, adequando os recursos disponíveis de transporte e tempo. 

Assim, quando aplicado ao setor da construção civil está relacionada a vários fatores, como o abastecimento e carregamento de material de construção, planejamento de atividades, controle dos insumos, entre outras variáveis do mesmo gênero. 

Dessa maneira, a logística da construção civil precisa ser pensada como garantidor de qualidade para assegurar uma gestão integrada de todos os serviços prestados e, por consequência, o sucesso do projeto. 

Como a logística é a área da gestão responsável pela organização de recursos, equipamentos e informações, na construção civil, quando aplicada ao canteiro de obras, leva em consideração o aspecto temporário das instalações, que variam e mudam conforme o projeto evolui. 

O planejamento de obras envolve a avaliação prévia e detalhada das características do empreendimento, inclusive a localização, tipo de ocupação do bairro, vias de acesso, edificações próximas, legislação de tráfego, volume de serviços e materiais, tipologia da obra, grau de industrialização dos materiais e componentes e o nível de especialização da dos colaboradores necessários para realizar o projeto, entre outros fatores.   

Entre as vantagens desse conceito para o setor da construção civil, podemos destacar: 

  • Diminuição de desperdícios: uma forma de evitar gastos desnecessários é através do planejamento, otimizando sobretudo o transporte e armazenamento de materiais;
  • Mais qualidade: ao acompanhar todos os serviços prestados, colaboradores e materiais, a construção apresenta menos erros e, consequentemente, a entrega do projeto tem mais qualidade;
  • Mais agilidade na hora de resolver problemas: é possível evitar erros e imprevistos, mas eles sempre vão aparecer. Por isso, também é fundamental adotar medidas e estratégias para que eles sejam resolvidos com agilidade; 
  • Diminuição do estoque: com uma gestão do armazenamento dos materiais, as empresas conseguem evitar uma superlotação, assim como a falta desses insumos em momentos importantes dos projetos;
  • Logística e planejamento de obras ajudam a diminuição de retrabalho e correções;
  • A logística junto com a gestão de fornecedores, otimiza o controle dos fornecedores de materiais com melhor custo-benefício. 

Essa é uma atividade importante porque o funcionamento eficiente de um canteiro de obras envolve o plano otimizado do transporte horizontal e vertical dos materiais, com um bom planejamento é possível evitar a perda de insumos no canteiro e melhorar a produtividade dos colaboradores. 

5 dicas de como melhorar a logística da construção civil

Agora que você já entendeu qual é a importância do planejamento e a organização das obras, vamos para as cinco dicas práticas: 

1. Pense no layout do canteiro de obras

Já falamos aqui no blog da importância de pensar no layout do canteiro de obras, leia aqui o conteúdo. Resumindo, o planejamento bem feito deste espaço é aquele que proporciona um melhor fluxo para os trabalhos que vão ser realizados. 

Por mais que pareça óbvio, é comum que muitas construtoras o negligenciem, e façam um processo organizacional mais imediatista, que prioriza a solução de problemas no momento em que eles aparecem. 

Sem um planejamento de obras prévio, que precisa ser revisto com certa frequência ao longo do projeto, as atividades perdem segurança e produtividade. 

Dessa maneira, o layout do canteiro de obras não é apenas importante como um instrumento organizacional, mas também como uma ferramenta para a melhoria contínua dos processos construtivos e das ações de gestão. 

2. Trabalhe a gestão dos fornecedores

A logística da construção civil está intimamente ligada à gestão dos fornecedores. Ela acontece tanto para garantir a compra e carregamento de material de construção com um bom custo-benefício, quanto para que a entrega seja feita com boa qualidade. 

Leia também: 

7 regras para escolher fornecedores de material de construção | Obra Prima

3. Faça a gestão de materiais e de resíduos sólidos

Delegar o uso dos materiais de construção para o momento certo, de maneira que não haja materiais de menos, nem demais é outro ponto muito importante no seu planejamento de obras. Com isso, todas as etapas podem ser realizadas no tempo adequado. 

4. Faça uma boa gestão de mão de obra

Além dos materiais, também é importante que seja realizada a boa gestão da sua mão de obra. Isso tem a ver com os contratos feitos sob medida, para que o trabalho aconteça no tempo certo, sem apressar e prejudicar a qualidade ou muito menos estender o prazo gerando prejuízos para as construtoras. 

Leia também: 

Descubra como fazer um bom controle de mão de obra | Obra Prima

5. Tenha acesso a bons métodos de orçamento de obras

Outra dica essencial é em relação ao orçamento, já falamos bastante da importância dessa etapa aqui no blog, confira. Na hora de fazer a gestão dos recursos financeiros, é fundamental adotar bons métodos, inclusive usar um software de gestão de obras adequado. 

Escolha o software de gestão de obras certo para a sua construtora!

Não são apenas as grandes construtoras que precisam se preocupar com um bom planejamento logístico, as pequenas e médias também. E, para facilitar essa tarefa, você pode contar com um software de gestão de obras.  

Para escolher qual sistema de gestão a sua empresa vai usar é importante levar em consideração diversos critérios. Conheça o Obra Prima, as nossas funcionalidades e como podemos ajudar a sua empresa a ter sucesso na construção civil! Para agendar uma demonstração gratuita e entender como funciona, clique na imagem abaixo. 

Software de gestão de obras

E, se você quer ficar por dentro de tudo que acontece no setor da construção civil, acompanhe o nosso blog e siga o Obra Prima no Instagram, estamos sempre compartilhando conteúdos novos e exclusivos! 

Não perca também os episódios do nosso podcast, o Obra Cast, clique na imagem abaixo e dê o play! 

banner obracast

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.