Pesquisar

Pintura com cal: conheça as vantagens e desvantagens

Confira as vantagens e desvantagens da técnica de pintura com cal. Conheça as suas características e aplicações. 

Chamada de caiação, a pintura com cal pode ser uma ótima alternativa, muito prática e econômica, para pintar a casa. Essa técnica é bem tradicional e usada há muito tempo no Brasil. Agregando um aspecto levemente rústico à parede, e ainda evita o aparecimento e a propagação de bactérias e germes. 

Além de serem excepcionalmente econômicos e ecologicamente corretos, uma vez que o material é natural e não contém substâncias tóxicas, os revestimentos de cal podem ser usados em uma ampla variedade de superfícies, inclusive ásperas e porosas, como argamassas pintadas, concreto aparente e blocos de concreto.

O processo é um tipo de pintura natural que produz um efeito manchado nas paredes, sendo extremamente fácil de realizar e econômico. Acompanhe o artigo a seguir para entender as vantagens e desvantagens e características desse método. 

Uso da pintura com cal

Certamente a caiação é uma técnica muito antiga e data a época em que as casas ainda não eram rebocadas e nem pintadas. Por questões de saúde e higiene, era quase obrigatório usar esse método para evitar o aparecimento e alastramento de bactérias e outros micróbios. 

A prática antiga está presente há muito tempo, como já dissemos. Não atribui a sua origem a uma única cultura, porque foi usada por diversas civilizações em todo o mundo de maneira independente.

Existem, no entanto, evidências de que a pintura com cal foi praticada desde os tempos antigos em regiões como o Oriente Médio, Mediterrâneio, Ásia e América Latina. Afinal, as primeiras formulações derivaram de cal viva (óxido de cálcio) misturada com água para formar uma pasta. 

Aplica-se a mistura nas superfícies para embelezá-las e protegê-la. A pintura com cal era comumente utilizada em paredes externas e internas dos edifícios. 

Entre os motivos que tornaram essa prática historicamente popular, podemos destacar por exemplo: 

  1. Disponibilidade dos materiais

A cal é um material acessível e abundante em diversas regiões do mundo, o que a tornou uma alternativa econômica para revestimentos de superfícies. 

  1. Propriedades de proteção

A cal tem propriedades antifúngicas e antibacterianas naturais, o que auxilia na proteção de superfícies pintadas contra o crescimento de bactérias, mofo e bolor. Além disso, essa técnica também ajuda a repelir insetos. 

  1. Propriedades estéticas

A pintura com cal pode oferecer uma superfície branca e brilhante que reflete a luz, ajudando a iluminar espaços interiores e a torná-los mais visualmente agradáveis. Além disso, é possível pigmentar a cal com cores naturais para criar diversos tons. 

  1. Resistência ao fogo

O material também tem propriedades desaceleradoras de fogo, o que o tornou uma escolha popular para revestir superfícies em áreas onde existia o risco de incêndio. 

6 vantagens da pintura com cal

A pintura com cal oferece muitas vantagens, que a torna uma escolha atraente para diversos projetos, confira a seguir seis delas: 

  1. Baixo custo;
  2. Aspecto rústico;
  3. Propriedades antifúngicas e bactericidas;
  4. Praticidade;
  5. Durabilidade;
  6. Economia de energia.  

Entenda melhor cada uma dessas vantagens: 

1. Baixo custo

Essa técnica, como já falamos, é uma alternativa muito conhecida por ser econômica em comparação com outros tipos de tinta. Os materiais necessários para o preparo são geralmente acessíveis e baixo custo, o tornando uma solução viável para quem deseja economizar dinheiro. 

2. Aspecto rústico

A cal proporciona uma aparência rústica e única para as paredes. A textura levemente suave e acabamento fosco conferem um charme para os ambientes, agregando personalidade e autenticidade. 

3. Propriedades antifúngicas e bactericidas

O material possui propriedades naturais que ajudam a combater o crescimento de mofo, bactéria e fungos nas superfícies pintadas. Isso contribui para a criação de um ambiente mais higiênico e saudável. Além disso, a cal absorve e libera a umidade, o que ajuda a regulação das paredes. 

4. Praticidade

O preparo da composição é prático e simples. Leva somente 24 horas para poder aplicar a segunda demão. Além disso, praticidade e caiação são sinônimos, afinal pessoas sem experiência podem aplicar a técnica.

5. Durabilidade

Desde que seja realizado da maneira correta, a vida útil da caiação pode ser longa. Para isso é fundamental que a superfície esteja devidamente preparada e o processo seja feito da forma adequada. Isso acontece porque a cal cria uma camada protetora na área em que é aplicado, colaborando com a durabilidade e resistência. 

6. Economia de energia  

É possível economizar energia pintando com cal. Uma vez que o material tem propriedades refletoras, o que quer dizer que ela projeta a luz solar, o que diminui o aquecimento excessivo das paredes expostas ao sol. 

Assim, se garante mais conforto térmico no interior dos ambientes. Como resultado, a caiação ajuda na redução do consumo de energia, dispensando a utilização de sistemas de resfriamento, como ventiladores e ar-condicionados.

3 desvantagens da pintura com cal

Apesar das vantagens significativas, é crucial também levar em consideração as desvantagens da pintura com cal. Então, conheça três delas: 

  1. Menor resistência à umidade;
  2. Manutenção;
  3. Limitações de acabamento e cor. 

Entenda melhor cada uma dessas desvantagens da pintura com cal:

  1. Menor resistência à umidade

A cal não é um material tão resistente à umidade quanto outros tipos de tintas. Em áreas muito úmidas ou exposição frequente à água, como cozinhas e banheiros, ela pode ser menos durável e mais propensa a descamar e marchar. 

  1. Manutenção

Essa técnica pode exigir manutenção e retoques ao longo do tempo. Afinal, devido à sua natureza porosa e à menor resistência aos elementos, é possível que seja preciso fazer novas aplicações para manter a proteção e aparência da pintura. 

  1. Limitações de acabamento e cor 

A cal tem uma gama de cores limitada em comparação com outras tintas convencionais. E, a opção de acabamentos é mais restrita, com predominância dos foscos. Por isso, pode limitar as opções de design e estilo de algumas obras. 

Na hora de considerar a pintura com cal é importante analisar cada ponto, levando em consideração as necessidades específicas do projeto e as condições ambientais. 

Com um planejamento certeiro e uma manutenção cuidadosa, essa técnica pode ser uma solução econômica e esteticamente agradável para revestir as paredes. 

Tome a melhor decisão!

Não existe apenas uma decisão certa. Cada projeto tem as suas características e necessidades específicas. Por isso, é fundamental conhecer bem diversos métodos e soluções diferentes. 
Se você gostou desse conteúdo e quer ter acesso a mais, acompanhe o blog do Obra Prima. Aproveite também para ficar por dentro de tudo que acontece no setor da construção civil seguindo a nossa conta no Instagram

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.