Pesquisar

Pequenas construtoras: veja 6 estratégias para crescer em 2024

Confira a seguir 6 as estratégias para as pequenas construtoras que desejam expandir e crescer em 2024! Leia no artigo!
Pequenas construtoras: veja 6 estratégias para crescer em 2024
Pequenas construtoras: veja 6 estratégias para crescer em 2024

Em um setor tão competitivo quanto o da construção civil, as pequenas construtoras enfrentam muitos desafios que impedem o seu crescimento. Desde o impacto das políticas macroeconômicas até as pequenas decisões de negócios. Além disso, existem incontáveis variáveis que precisam ser levadas em conta na hora de planejar o crescimento no curto, médio e longo prazo. 

Afinal, no início todas as empresas são motivadas por entusiasmo e oportunidade, mas com o passar do tempo surgem desafios que podem levar à estagnação. Pensando nisso, trouxemos aqui seis dicas valiosas para ajudar as pequenas construtoras a crescer. Confira no texto a seguir. 

O que impacta o crescimento das pequenas construtoras no mercado?

De maneira geral, o cenário político e econômico do país é um dos fatores que mais gera impacto no crescimento das pequenas empresas. Do preço dos insumos para a construção até as taxas de juros, vários elementos da macroeconomia impactam a rotina. 

Porém, existem desafios relacionados às particularidades do setor e à gestão das empresas, que também impactam diretamente o sucesso da construtora no mercado: 

  1. Capital Limitado;
  2. Competitividade no setor;
  3. Gestão ineficiente. 

Então agora que você conhece os fatores, vamos entender melhor cada um deles, acompanhe: 

1. Capital Limitado

A falta de capital é uma das principais barreiras para o crescimento das pequenas construtoras. Sem acesso a financiamentos adequados, existe uma maior dificuldade na realização de investimentos em equipamentos modernos, na contratação de mão de obra qualificada e tecnologias avançadas. 

Além disso, o capital limitado também afeta a escalabilidade dos negócios uma vez que uma pequena construtora tem uma capacidade limitada para realizar projetos de maior porte. 

2. Competitividade no setor

O mercado da construção civil é muito competitivo, e as pequenas construtoras acabam enfrentando dificuldades para se destacar em meio a grandes empresas presentes no setor. Além disso, a falta de recursos e de uma marca conhecida e sólida podem dificultar a conquista de contratos importantes e da obtenção de uma base sólida de clientes. 

Para se tornarem competitivas, muitas construtoras pequenas recorrem à redução do preço dos serviços prestados. No entanto, essa decisão impacta diretamente na lucratividade geral do negócio e, consequentemente, sua capacidade de crescimento a médio e longo prazo. 

3. Gestão ineficiente 

Nem todos os motivos que impactam de maneira negativa o crescimento das pequenas construtoras fogem do controle dos gestores, porque uma gestão ineficiente de negócios pode facilmente impedir que uma empresa se desenvolva. 

A falta de planejamento estratégico, dificuldades na gestão de projetos, processos ineficientes e uma comunicação falha podem resultar em atrasos, insatisfação dos clientes e custos adicionais. 

Uma gestão eficiente é primordial para maximizar a produtividade, otimizar os recursos disponíveis e garantir a qualidade dos serviços oferecidos. 

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

6 estratégias para as pequenas construtoras crescerem em 2024

Então agora que você já conhece as barreiras que atrapalham o crescimento das pequenas empresas do setor, descubra quais estratégias podem ser utilizadas para ter sucesso: 

  1. Carteira sólida de clientes;
  2. Melhoria dos processos;
  3. Planejamento eficiente;
  4. Expandir a oferta de serviços;
  5. Conquistas novos mercados;
  6. Acompanhar as demandas do mercado. 

Acompanhe o texto a seguir para entender melhor como cada uma dessas estratégias pode ajudar as pequenas construtoras a crescer e ter sucesso no mercado em 2024: 

1. Carteira sólida de clientes

Construir e manter uma carreira sólida de clientes é fundamental para o sucesso de pequenas construtoras em 2024. Isso começa com estratégias de marketing eficientes que podem incluir publicidade direcionada e a criação de uma presença online marcante. Além disso, é importante fornecer um excelente atendimento ao comprador para garantir a sua satisfação e incentivá-lo a voltar. 

2. Melhoria dos processos

A eficiência operacional é primordial para o sucesso de qualquer construtora, não importa o porte. É importante analisar minuciosamente os processos de construção para encontrar ineficiências e, em seguida, implementar melhorias. Isso pode envolver:

treinamento para o time, adoção de sistemas de gestão de projetos e de controle de custos e a automação de tarefas repetitivas sempre que possível. 

3. Planejamento eficiente

O planejamento eficiente é fundamental para aumentar a lucratividade e evitar atrasos. Isso inclui o desenvolvimento de planos de projeto detalhados, cronogramas realistas e um sólido orçamento. 

É essencial também antecipar possíveis barreiras e ter planos de contingência em vigor. Afinal, a comunicação eficaz com o time e os clientes é muito importante para manter todos informados em relação ao progresso do projeto e garantir que ele esteja alinhado com as expectativas. 

4. Expandir a oferta de serviços

Expandir a oferta de serviços pode ser uma estratégia inteligente para as pequenas construtoras em 2024. Isso pode incluir a análise de serviços adicionais, como reformas, consultorias e manutenção, que podem ser ofertadas. 

A formação de um time ou a contratação de especialistas podem ser necessárias para oferecer esses serviços com qualidade. Afinal, comunicar essas novas ofertas aos clientes potenciais e existentes é fundamental para expandir os negócios. 

5. Conquistas novos mercados

Explorar novos mercados é uma forma eficaz de impulsionar o crescimento das construtoras ano que vem. Isso começa com pesquisas para identificar áreas geográficas ou nichos específicos com demanda por serviços de construção. 

Depois, estratégias de marketing direcionadas devem ser elaboradas para atingir esses públicos específicos. Por isso, estabelecer parcerias locais ou alianças estratégicas pode ser uma forma eficaz para entrar em novos mercados com sucesso. 

6. Acompanhar as demandas do mercado

Manter-se por dentro das tendências do mercado e as mudanças regulatórias é primordial em um setor em constante evolução, como o da construção civil. Conseguir se adaptar rapidamente a oferta de serviços e estratégias de marketing às demandas emergentes é fundamental. 

Participar de feiras e eventos do setor é uma forma eficiente de se manter conectado com outros profissionais e obter informações importantes sobre as últimas tendências e inovações. 

Use a tecnologia a seu favor 

Um software de gestão de obras feito para pequenas e médias construtoras pode mudar o cenário e contribuir para o crescimento dessas empresas em 2024! Quer conhecer a ferramenta certa para o seu negócio? Saiba mais sobre o Obra Prima. 

Somos o sistema completo de gestão de obras, nas versões Web e App, com o intuito de otimizar tempo e recursos, controle financeiro e monitoramento em tempo real desde o começo até o final do projeto.

Essa é a solução ideal para arquitetos, engenheiros, pequenas e médias construtoras que estão em busca de eficiência, dinamismo e agilidade, mas sem as complexidades e despesas das plataformas tradicionais.

Para agendar uma demonstração gratuita e sem compromisso do nosso sistema, clique na imagem abaixo e escolha um horário: 

software de gestão de obra

Se você quer ter acesso a mais conteúdos como este, acompanhe o blog do Obra Prima e siga a nossa conta no Instagram!

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.