Pesquisar

Passo a passo para uma boa compra de materiais de construção!

compra-de-materiais-de-construção
compra-de-materiais-de-construção

A compra de materiais de construção é uma tarefa árdua para quem decidiu construir ou reformar. Árdua porque normalmente consome muito tempo e energia. Além da preocupação de nunca ultrapassar o orçamento da obra.

Outra dificuldade é calcular a quantidade e entender a variedade dos tipos de materiais de construção existentes. Planejar e fazer boas compras com economia pode parecer impossível, mas você verá que não é!

Continue lendo este post e descubra o passo a passo para realizar boas compras de materiais de construção, sem grandes dores de cabeça!

1 – Ter um memorial descritivo

Tanto na construção de uma casa do zero, quanto em uma reforma, a quantidade de materiais utilizados é enorme. Precisa-se de cimento, areia, pedra, cal, aditivos, ferramentas, argamassas, madeiras, barras de aço, pregos, entre outros materiais.

Para tornar a compra de materiais de construção mais organizada e fácil, é necessário fazer um bom planejamento da obra. Nele, todas as etapas da construção ou reforma devem ser detalhadas e os recursos necessários, materiais e mão-de-obra, quantificados.

É difícil visualizar e planejar tudo que irá precisar na construção ou reforma sozinho. Sem ajuda de profissional (engenheiro ou arquiteto) qualificado, poderá faltar ou sobrar materiais. Por isso sempre recomendamos a contratação de uma boa equipe de obra.

Ao final do planejamento você terá uma lista detalhada dos materiais e mão-de-obra necessários para cada fase da obra. Esta lista quantitativa é chamada de memorial descritivo.

2 – Planejar as compras

Com o memorial descritivo, você será capaz de planejar quanto e quando comprar cada material utilizado na obra. Com este planejamento você poderá economizar, e muito. Mas como, se os preços mudam pouco ao longo do ano?

Saber quanto e quando irá usar cada material, permitirá a você fazer compras maiores de determinado produto e conseguir preços de atacado ou bons descontos. E mais, com um bom planejamento você perderá menos materiais por desperdícios.

Você também economizará no tempo. Com compras planejadas dificilmente faltará materiais na obra. Com isso a obra não ficará parada por falta de materiais e você não terá que gastar tempo com compras de última hora.

Uma dica bem importante ao planejar as compras é de sempre ter o cuidado de analisar se há espaço de armazenagem suficiente na obra.

Também é importante ficar atento ao prazo de validade e como armazenar cada material de construção. Assim será possível evitar ao máximo o desperdício de material. Pois, como vimos, evitar desperdício de tempo e material é uma economia enorme na construção.

3 – Pesquisar fornecedores

Com a lista de compras em mãos você deve iniciar a pesquisa e comparação de preços e fornecedores. O método mais comum é ligar ou ir pessoalmente de loja em loja no horário comercial.

Depois de coletar todos os preços, é necessário montar uma planilha para comparar os preços, condições pagamento e entrega.

Felizmente hoje existe também a opção da compra de materiais de construção online. Desta forma você pode verificar preços e condições a qualquer hora do dia e de qualquer lugar, basta acessar o site da empresa.

Um bom exemplo é o PraConstruir, onde você pode comprar materiais de construção a qualquer momento, pelo computador, celular ou tablet.

É recomendado comparar os preços e condições de pelo menos 3 fornecedores diferentes antes de realizar a compra. Além do preço, verifique se a entrega será realizada em um prazo aceitável para a etapa da obra, se há descontos para o pagamento a vista e o valor do frete.

Vale também pesquisar opiniões. Pergunte a quem você conhece que construiu recentemente quais os melhores fornecedores e de quais você deve manter distância. Veja se na internet há comentários, avaliações e reclamações.

4 – Avaliar a qualidade e as especificações dos materiais

Outro fator importantíssimo é verificar se os produtos que você está pesquisando e comparando preços são exatamente aqueles que o memorial descreve e possuem boa qualidade.

No mercado existe uma gama enorme de opções de produtos. Os produtos podem variar de material, resistência, dimensões, peso, qualidade, entre outras características. Ter certeza que está adquirindo os produtos certos ajuda a evitar desperdícios e atrasos por falta dos materiais na obra.

A qualidade do produto determinará a durabilidade da sua construção ou reforma. Parece um pouco exagerado, mas veja só! Se você optar por uma telha de baixa qualidade a cobertura do seu telhado não durará o quanto deveria, não é?

Se optar por utilizar encanamentos hidráulicos de baixa qualidade, provavelmente nos primeiros dois anos após a obra, você terá que reformar parte dos encanamentos.  Se comprar pisos de baixa qualidade, logo terá que trocá-los por causa de riscos, rachaduras e desgastes. E por assim vai.

Infelizmente materiais de baixa qualidade significam retrabalho no futuro. Tudo que você economizou hoje escolhendo uma qualidade inferior, irá pagar mais tarde na hora de realizar os consertos.

Conheça o PraConstruir, solução inovadora para compra de materiais de construção

O PraConstruir é uma empresa criada para ajudar as pessoas e empresas a economizar tempo e dinheiro na compra de materiais de construção. É uma plataforma online onde compradores encontram vendedores, mas com um grande diferencial! Os vendedores são selecionados e exclusivos!

No site do PraConstruir você encontra os melhores preços dos materiais mais usados na sua construção ou reforma. Sim, você pode comprar em um único site todos os materiais de construção da sua obra com o melhor custo-benefício, comodidade, segurança e qualidade!

Além do mais o PraConstruir sabe que comprar materiais de construção online não é igual a comprar um tênis. Por isso, para garantir a entrega, a loja que vendeu os materiais de construção só recebe o pagamento depois que o comprador confirma o recebimento dos produtos no site.

Legal, não é? E mais, caso você se arrependa da compra, o seu dinheiro é devolvido sem burocracia. Sem contar que, como as lojas são da sua região, o produto chega muito rápido à sua obra e o frete na maioria das vezes é grátis. Faça um teste agora mesmo!

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.