Pesquisar

Os sinais de que você precisa de um software de gestão de obras

Identifique os sinais de que você precisa de um software de gestão de obras. Saiba como otimizar seus processos e aumentar a eficiência.
Os sinais de que você precisa de um software de gestão de obras
Os sinais de que você precisa de um software de gestão de obras

Descubra quais são os sinais de que chegou a hora de adotar um software de gestão de obras para a sua empresa!

Primeiramente, gerenciar uma obra com eficiência é um grande e interminável desafio para os profissionais da construção civil. Se você está enfrentando dificuldades para controlar o orçamento, tomar decisões assertivas e melhorar a comunicação entre os times, é a hora de considerar adotar um software de gestão de obras. 

Por isso, vamos explorar os principais sinais que indicam a necessidade de implementar essa solução na sua empresa. Descubra aqui, como essa ferramenta pode ser a resposta que você está procurando para resolver os problemas e elevar a eficiência do seu gerenciamento de projetos. 

5 sinais que você precisa de um software de gestão de obras

Se você  é um profissional que realiza construções, deve saber que grande parte dos desperdícios no canteiro de obras acontece por causa  de falhas no planejamento. Isso acontece, pois em um planejamento de obras, são muitas variáveis envolvidas, como: detalhes de orçamento, estimativa de tempo de realização para cada tarefa, logística dentro do canteiro, etc. 

Por isso, para reduzir esses problemas e o número de imprevistos na execução de obras, se tem investido muito na modernização das ferramentas de gerenciamento capazes de ajudar desde o planejamento até a realização das construções. Então, confira a seguir os sinais de que você precisa de um software de gestão de obras para otimizar os seus projetos na construção civil: 

  1. Falta de controle do orçado e realizado;
  2. Falta de dados atualizados;
  3. Dificuldade de comunicação;
  4. Atraso na entrega e cumprimento do cronograma;
  5. Comete os mesmos erros.

Agora que já sabe quais são os indícios, vamos entender melhor cada um deles: 

1. Falta de controle do orçado e realizado

Esse é um importante sinal de que você precisa de um sistema de controle de orçamento! Quando foi gasto em determinado mês em um projeto? Como foi realizada essa compra? O custo final é compatível com os valores orçados na fase de planejamento? 

Além disso, é fundamental garantir que os custos do projeto sejam compatíveis com os valores orçados no planejamento, o comparativo entre os valores orçados e realizados possibilita que você encontre quais grupos de despesa que consomem mais recursos. 

2. Falta de dados atualizados

Como as informações fluem entre as partes interessadas da sua empresa? Em muitas organizações, estruturas organizacionais complexas e fluxos de trabalho tornaram os sistemas de dados incapazes de compartilhar dados com todos os envolvidos. 

Afinal, a falta dessas informações pode levar a erros de decisão, desperdício de recursos em tentativas de recuperação de dados e isolamento de processos. Por isso, os colaboradores acabam ficando frustrados, os clientes ficam incomodados e os resultados são afetados. 

Um sistema operacional eficiente acaba com esse problema, capturando todas as informações em um só lugar de fácil acesso.

3. Dificuldade de comunicação

A dificuldade e os ruídos de comunicação são sinais importantes de que você precisa de uma solução tecnológica para realizar os processos de maneira mais precisa. Em toda obra existe uma grande quantidade de documentos de vários tipos, todos necessários para que o projeto seja entregue com sucesso.

Por isso mesmo é fundamental que eles estejam organizados de maneira funcional para que todos possam ter acesso a eles quando precisarem. Além disso, é importante que as pessoas interessadas consigam trocar informações entre si, afinal isso evita prejuízos, atrasos e até retrabalhos. 

4. Atraso na entrega e cumprimento do cronograma

Você tem problemas na hora de entregar os projetos no prazo combinado e eles acabam ficando cada vez mais longos? O software de gestão de obras pode ajudar nisso. Com um controle mais preciso em relação ao cronograma, materiais, mão de obra e tudo mais que o projeto precisa, fica muito mais simples evitar esses imprevistos e entregar a obra dentro do estipulado.

Quer um modelo de cronograma gratuito? Clique aqui, faça download e comece a usar agora mesmo. 

5. Comete os mesmos erros

Sem um histórico de execuções é impossível melhorar os seus projetos futuros e você acaba cometendo os mesmos erros mais de uma vez. Além de ser importante para guiar a criação de novos projetos, os dados de execução do passado podem ser úteis para negociar com os fornecedores da sua obra. 

Somente com uma avaliação de indicadores de desempenho será possível criar orçamentos e cronogramas cada vez mais precisos. 

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

5 benefícios de um software de gestão de obras

Agora que você já sabe quais são os sinais de que a sua empresa precisa de um software de gestão de obras, descubra os benefícios que essa ferramenta traz: 

  1. Controle financeiro integrado;
  2. Geração de relatórios em tempo real;
  3. Centralização de informações;
  4. Automação de tarefas;
  5. Melhoria na comunicação e colaboração entre os times. 

Entenda melhor cada um dos benefícios a seguir: 

1. Controle financeiro integrado

Com um software de gestão de obras é possível ter o controle financeiro integrado de tudo que acontece nos seus projetos em um só lugar e você pode acessar de onde estiver. Assim, caso aconteça algum imprevisto ou surja algum problema fica muito mais fácil e rápido de resolver antes de provocar consequências significativas e prejuízos que sairão do seu bolso. 

2. Geração de relatórios em tempo real

O sistema de gestão de obras, diferente de ferramentas como planilhas no Excel, gera relatórios em tempo real e automaticamente. Por isso, você não precisa gastar horas e horas para criar documentos e pode mostrar para o seu cliente a qualquer momento o que está acontecendo. 

3. Centralização de informações

Muitas vezes, os dados acabam ficando espalhadas por diferentes plataformas, como E-mail e WhatsApp. Já com um sistema de gestão de obras tudo fica em um só lugar, assim, você tem acesso às informações mais recentes e atualizadas, evitando retrabalhos, prejuízos e dores de cabeça. 

4. Automação de tarefas

Outra vantagem significativa do software de gestão de obras é a automatização de tarefas. Chega de perder horas montando um cronograma e orçamento! Essa ferramenta pode criar um documento muito mais preciso em poucos segundos! Dessa forma, você pode focar no que realmente precisa: como fazer a sua empresa crescer! 

5. Melhoria na comunicação e colaboração entre os times. 

Com um software de gestão de obras a comunicação entre todos os envolvidos melhora muito e os problemas por falhas no compartilhamento de informações e dados diminui!

Quer conhecer mais vantagens de um software de gestão de obras para a sua construtora? Clique na imagem abaixo, agende sua demonstração gratuita e sem compromisso e conheça todas as funcionalidades do Obra Prima: 

E, para ouvir o depoimento de um dos nossos clientes, dê play no vídeo: 

Comece a usar agora mesmo

Ao identificar os sinais de que a sua gestão de obras está enfrentando desafios, é importante agir para resolver os problemas antes que eles se agravem. A adoção de um software de gestão de obras pode ser a solução que você precisa para superar as barreiras, garantir um maior controle em relação ao orçamento, tomar decisões embasadas em dados precisos e melhorar a comunicação entre os times. 

Além disso, preste atenção aos sinais e invista em um software de gestão de obras que vai transformar a maneira como você gerencia as suas obras e alcance resultados excepcionais! Então, para mais conteúdos como este, acompanhe o blog do Obra Prima e siga a nossa conta no Instagram.

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.