Pesquisar

Os benefícios do uso de tecnologia na construção civil e como ela pode transformar o setor

Conheça os benefícios da tecnologia na construção civil e como ela revoluciona o setor, impulsionando o sucesso das empresas.
Os benefícios do uso de tecnologia na construção civil e como ela pode transformar o setor
Os benefícios do uso de tecnologia na construção civil e como ela pode transformar o setor

Descubra quais são os benefícios do uso de tecnologia na construção civil e como ela pode transformar o setor! 

A tecnologia vem revolucionando a forma como o setor da construção civil trabalha. Desde a modelagem em 3D até a inteligência artificial, o uso de novas ferramentas tem se mostrado fundamental para otimizar a produtividade, melhorar a qualidade dos projetos, diminuir prazos e custos, além de permitir uma gestão mais eficiente dos projetos. 

Neste artigo, vamos explorar as vantagens do uso da tecnologia na construção civil e como ela pode transformar o setor nos próximos anos, acompanhe! 

Os diferentes usos da tecnologia na construção civil

Embora o setor da construção civil tenha fama de ser resistente a mudanças, as inovações e tecnologias estão cada vez mais presentes dentro das empresas e no dia a dia das construtoras. As novidades têm entrado em cena para otimizar tanto a mão de obra quanto a gestão das organizações.

Então, processos que antes eram feitos manualmente, com papel, caneta e planilhas, hoje são realizados em poucos segundos com ferramentas como software de gestão de obras, ERPs e outras.  

Isso tudo trouxe diversos benefícios para o setor, vamos destacar seis deles aqui: 

  1. Redução de custos;
  2. Melhoria da qualidade dos projetos;
  3. Gerenciamento otimizado de estoque;
  4. Exportação estratégica e ágil de relatórios de progresso;
  5. Gerenciamento de relacionamento com clientes e fornecedores;
  6. Gerenciamento de recursos humanos.

Agora que você conhece os seis benefícios, vamos entender como eles funcionam na prática, acompanhe:

1. Redução de custos

Com o uso de softwares de gestão de obras, as planilhas de cronograma e orçamento feitas manualmente no Excel ficaram para trás. Além disso, agora as empresas conseguem criar prazos e planejamentos financeiros muito mais assertivos e precisos, evitando erros que podem provocar prejuízos e altos custos. 

2. Melhoria da qualidade dos projetos

Com a utilização de ferramentas como o software de gestão de obras, drones no canteiro, realidade aumentada e virtual, BIM e outras, os projetos são criados com uma precisão muito maior e uma fonte rica de informações realistas sobre a entrega final. 

Assim, além de evitar gastos imprevistos que geram dores de cabeça e buracos no orçamento e cronograma, as empresas conseguem criar planejamentos muito mais assertivos e próximos do desejado. 

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

3. Gerenciamento otimizado de estoque

O gerenciamento otimizado de estoque é parte fundamental para o sucesso de qualquer projeto. Afinal, quando o responsável sabe o que ele tem armazenado e o que não tem, ele consegue evitar mão de obra parada, paralisação no canteiro, desperdício e perda de materiais. 

4. Exportação estratégica e ágil de relatórios de progresso

Informações desatualizadas podem trazer muitas dores de cabeça para as construtoras. Assim, quando todos têm acesso aos dados disponíveis é possível evitar imprevistos e prejuízos. E, as inovações do setor, como o software de gestão de obras, já trazem essa funcionalidade para quem a usa. Dessa forma, a exportação estratégica e ágil dos relatórios ajudam no acompanhamento dos projetos. 

5. Gerenciamento de relacionamento com clientes e fornecedores

Sabe os problemas de comunicação? Pois é, as ferramentas disponíveis hoje em dia já ajudam a resolver esses desencontros e facilitam o compartilhamento de informações e conversa entre os envolvidos. 

6. Gerenciamento de recursos humanos

Outra grande vantagem das inovações tecnológicas para a construção civil e muitos outros setores é o gerenciamento de recursos humanos. Com essa funcionalidade fica mais simples saber o que cada pessoa está responsável e o que está fazendo. Dessa forma, as obras podem ser entregues no tempo combinado, evitando prejuízos e dores de cabeça. 

3 tendências e soluções em tecnologia para a construção civil que você precisa conhecer! 

Existem diversas tendências e soluções tecnológicas presentes no setor da construção civil que você precisa conhecer. Então vamos destacar três delas: 

  1. Impressão 3D;
  2. Realidade Virtual;
  3. Uso de drones no canteiro de obras.  

Agora que você conhece as tendências, vamos entender melhor cada uma delas, acompanhe: 

1. Impressão 3D

A impressão 3D, em suas várias modalidades, é uma tecnologia focada para a prototipagem e para a construção de objetos e edifícios de maneira rápida e precisa. Assim, tanto as construtoras, quanto os engenheiros e os clientes conseguem ter uma ideia mais realista do projeto final. 

2. Realidade Virtual

A Realidade Virtual pode ser usada para criar modelos virtuais de construções, permitindo que os engenheiros e gestores enxerguem e ajustem o projeto antes de iniciar a sua construção física. 

3. Uso de drones no canteiro de obras

Os drones podem ser utilizados para fazer a inspeção e monitorar o progresso de uma construção, tornando o processo mais eficiente e seguro. Isso porque dispensa a necessidade de um colaborador subir em grandes alturas e lugares menos seguros. Mais eficiente porque é só ligar e controlar até o lugar desejado, sem necessidade de movimentar diversas pessoas e maquinários. 

A sustentabilidade no setor da construção civil

Um tema que vem ganhando cada vez mais força e espaço em todos os setores, inclusive da construção civil é a sustentabilidade. Diversas novas soluções e inovações apareceram nos últimos anos e elas vão se tornar cada vez mais comuns. 

Já falamos bastante sobre o assunto aqui no blog, trouxemos alguns exemplos de obras sustentáveis, alguns selos que você precisa conhecer e materiais sustentáveis. Então, levando em consideração que o setor da construção civil é um dos que mais polui e gera resíduos, esse é um tema fundamental para as empresas que desejam ter sucesso. 

Tecnologia na construção civil

Em conclusão: A tecnologia é fundamental para a evolução do setor da construção civil. Por meio do uso de novas tendências e soluções, é possível otimizar a produtividade, melhorar a qualidade dos projetos, diminuir os custos e prazos, além de permitir uma gestão mais eficiente das construções. 
Para se manter competitiva, as empresas do setor precisam estar atentas às novidades tecnológicas e dispostas a investir em soluções inovadoras. Então, se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na construção civil, acompanhe o blog do Obra Prima. Siga também a nossa conta no Instagram, estamos sempre compartilhando novidades e dicas importantes

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.