Pesquisar

Os benefícios de um software de gestão de obras para aumentar a produtividade

Descubra como um software de gestão de obras pode aumentar a produtividade da sua empresa com automação, comunicação eficiente e insights em tempo real!
Os benefícios de um software de gestão de obras para aumentar a produtividade
Os benefícios de um software de gestão de obras para aumentar a produtividade

Descubra como o software de gestão de obras pode otimizar os processos, automatizar tarefas, melhorar a comunicação e trazer insights em tempo real na sua empresa! 

Em um setor tão dinâmico quanto o da construção civil, aumentar a produtividade é fundamental para alcançar sucesso nos negócios. Neste sentido, o software de gestão de obras se apresenta como um poderoso aliado. Com recursos avançados e funcionalidades específicas, ele permite otimizar processos, automatizar tarefas, melhorar a comunicação entre o time e todos os envolvidos, além de fornecer insights em tempo real. 

Aqui, vamos explorar os benefícios que um software de gestão de obras pode trazer para as empresas do setor da construção civil. Descubra como essa ferramenta contribui para a economia de tempo, redução de retrabalho e aumento da eficiência operacional, impactando diretamente na produtividade dos times.

7 benefícios de um software de gestão de obras

O avanço da tecnologia impactou profundamente as empresas de todos os setores, inclusive da construção civil. Muitos processos e tarefas foram agilizados e automatizados devido à adoção dos softwares de gestão de obras, que tornaram o gerenciamento dos projetos mais preciso e eficiente. 

Entregar edifícios com maior qualidade, custos mais baixos e dentro do prazo estipulado são apenas alguns dos benefícios desse sistema, outros que podemos destacar são:

  1. Centralização de informações em um único sistema;
  2. Automação de tarefas;
  3. Melhoria da comunicação entre equipes;
  4. Insights em tempo real;
  5. Melhor distribuição de atividades;
  6. Economia de tempo;
  7. Otimização do controle de custos da obra. 

Agora que você conhece as vantagens proporcionadas pelo software de gestão de obras, entenda melhor como elas funcionam no dia a dia da sua empresa, acompanhe o texto a seguir: 

  1. Centralização de informações em um único sistema

Com um software de gestão de obras, todas as informações necessárias ficam centralizadas em um só local que pode ser acessado a partir de qualquer dispositivo em qualquer lugar. Isso ajuda na organização e conferência dos dados relevantes para o projeto, agilizando a tomada de decisão, evitando retrabalhos e erros por falhas no compartilhamento de atualizações.  

  1. Automação de tarefas

O sistema de gerenciamento de obras permite a automação de tarefas, como geração de relatórios, cronogramas e orçamentos, que antes precisavam ser realizados manualmente, possibilitando assim a economia de tempo, redução de equívocos e até a necessidade de refazer serviços. 

  1. Melhoria da comunicação entre equipes

A comunicação entre as equipes e todos os envolvidos na construção melhora com a utilização de um software de gestão de obras a partir do uso de recursos integrados, como mensagens instantâneas e compartilhamento de documentos, o que evita atrasos na entrega e falhas na troca de informações ou atualizações. 

  1. Insights em tempo real

Através de dashboards e relatórios personalizados é possível ter análises mais precisas e rápidas em relação a indicadores-chave do projeto, economizando tempo e evitando desperdícios. 

  1. Melhor distribuição de atividades

Um dos principais desafios de um gestor é o planejamento da mão de obra. Para não sobrecarregar um time mais do que outro, é importante distribuir adequadamente os serviços entre os colaboradores, gerando a maior produtividade possível para cada uma das tarefas. 

O software de gestão de obras permite fazer o acompanhamento em tempo real de tudo que está acontecendo: todos os serviços realizados e os seus responsáveis. Assim, fica mais fácil encontrar problemas na distribuição dos trabalhos e monitorar se o prazo previsto está sendo cumprido, oferecendo para o gestor mais agilidade na hora de reorganizar e redistribuir das equipes, quando necessário. 

  1. Economia de tempo

Outra grande vantagem do software de gestão de obras para aumentar a produtividade é a economia de tempo, uma vez que essa ferramenta permite a criação muito mais rápida de modelos de documentos comuns, como faturas e pedidos aos fornecedores, além de cronogramas e orçamentos. 

Assim, à medida que o projeto avança, o gestor consegue visualizar os documentos de acordo com as suas necessidades e pode até adicionar outros dados pertinentes. Isso proporciona economia de tempo para os administradores uma vez que eles podem se dedicar a outras atividades que precisam ser feitas por pessoas e não podem ser automatizadas. 

  1. Otimização do controle de custos da obra 

O software de gestão de obras disponibiliza recursos para registrar o orçamento do projeto e atualizar os custos de insumos e mão de obra durante a realização da construção. Todas as faturas dos fornecedores, pagamento aos colaboradores e outros contratos que influenciam o orçamento são incluídos em relatórios, para evitar que acabe sendo gasto mais do que o previsto. 

A solução que a sua construtora precisa!

A adoção de um software de gestão de obras traz inúmeros benefícios para o aumento da produtividade dentro da sua empresa, como: a otimização de processos, a automação de tarefas, a otimização na comunicação entre os envolvidos, os insights em tempo real, a melhoria na distribuição de atividades, economia de tempo e otimização do controle de custos da obra, tudo isso além de agilizar os projetos, proporciona uma redução nos retrabalhos e aumenta a eficiência operacional. 

Com um software de gestão de obras eficiente e adequado às necessidades da sua empresa, é possível impulsionar a produtividade das equipes, garantindo maior controle em relação aos projetos e alcançando melhores resultados. Portanto, invista nesta ferramenta e aproveite todos os benefícios que ela oferece para o sucesso do seu negócio!

Conheça o Obra Prima

O Obra Prima é o sistema de gerenciamento de obras que a sua construtora precisa! Você terá uma visão completa da sua empresa em qualquer lugar. Troque as planilhas e controles manuais por um sistema simples e integrado. 

O software é 100% na nuvem, facilitando o acesso através de qualquer dispositivo, seja web ou mobile. Confira os documentos digitalizados e disponíveis online e ganhe mais agilidade na comunicação com o cliente e no compartilhamento das atualizações da obra, com custo zero em servidores e backups. 

Para descobrir tudo que o Obra Prima oferece para a sua construtora, clique na imagem abaixo e agende uma demonstração gratuita! 

E, se você gostou deste conteúdo e quer ter acesso a muitos outros, acompanhe o nosso blog, estamos sempre compartilhando muitas dicas sobre o universo da construção civil. Siga a nossa conta no Instagram, lá tem sempre novidades.

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.