Menu

Obra Prima: O sistema para Construção Civil das pequenas e médias construtoras

Amanda Gregio

Compartilhe nosso conteúdo

Descubra como um sistema para construção civil pode trazer benefícios para as pequenas e médias empresas do setor! Além disso, você vai entender como o Obra Prima pode aprimorar o gerenciamento de projetos e contribuir para o sucesso dessas organizações da construção civil. 

Contexto atual da construção civil para as pequenas e médias construtoras

Atualmente, as empresas dos mais variados setores lutam para encontrar a melhor maneira de se destacar no mercado, sempre competitivo e com pouca margem para erros. 

Depois de alguns anos menos promissores, o segmento da construção civil está passando por um momento de otimismo e força. Por isso, as pequenas e médias construtoras precisam aproveitar a oportunidade para se destacar no mercado. 

Neste contexto, o sistema para construção civil e outras tecnologias são investimentos importantes! É uma ferramenta de integração de processos extremamente inteligentes que possibilitam um maior desempenho das organizações, que passam a lidar menos com gestões manuais e veem custos e operações reduzidos.

Os ERPs são ótimas soluções para empreendimentos que desejam se destacar entre os concorrentes e aumentar a possibilidade de relacionamento duradouro com o cliente, fornecedores e outros stakeholders, entregando resultados mais precisos e satisfatórios. 

Particularidades e desafios enfrentados pelas construtoras de menor porte

As ferramentas ajudam a enfrentar os desafios presentes no mercado, como a forte pressão das grandes players, os altos custos dos projetos e a grande quantidade de informações e aspectos a serem controlados ao mesmo tempo.

Além disso, a gestão de projetos pode ser uma barreira significativa para as pequenas empresas do setor, que precisam lidar com muitos elementos e tem disponível um time e ferramentas mais enxutas. Afinal, mesmo para as construtoras de grande porte, não é raro que o orçamento saia do planejado ou que uma obra seja entregue atrasada. 

O problema é que, quando estamos falando de organizações menores, isso pode representar o sucesso ou o fracasso do futuro da empresa inteira, ou seja, diferentemente das grandes corporações que conseguem lidar com o prejuízo com mais facilidade. 

Então, é fundamental para as pequenas construtoras encontrar soluções que se adaptem às suas necessidades, como o Obra Prima. Mas, antes de descobrir como a nossa ferramenta vai otimizar os projetos da sua empresa, vamos entender o que é e como funciona um ERP, acompanhe:  

O que é um ERP e como funciona essa ferramenta?

O termo é uma sigla em inglês, Enterprise Resource Planning, que pode ser traduzido para o português como “Planejamento de Recursos Empresariais”. Basicamente, um ERP é um sistema que oferece ferramentas que possibilitam realizar uma gestão integrada de toda a empresa, eliminando tarefas e atividades manuais e dando vantagens competitivas a qualquer tipo de empreendimento.  

Dessa maneira, diversos processos que antes eram complexos se tornam simples, facilitando a rotina e a vida dos usuários. Agora, conheça quatro das vantagens gerais de utilizar um ERP no dia a dia da sua empresa da construção civil, confira: 

  1. Automação de processos;
  2. Diminuição dos custos;
  3. Redução de equívocos e erros;
  4. Clareza nos projetos. 

Então vamos explicar mais sobre cada uma dessas quatro vantagens: 

1. Automação de processos

Uma das grandes barreiras de se desenvolver projetos estratégicos em uma organização são as burocracias. Em vários casos, o time perde a produtividade e o foco devido a simples dificuldades na comunicação ou na obtenção de informações importantes. 

O ERP entra como uma significativa solução nesta jogada. Além disso, a ferramenta agrupa dados em um só lugar e conecta todos os setores do negócio. A partir disso, qualquer um do time, da empresa ou envolvido no projeto pode acessar documentos, configurar rotinas e acompanhar o desempenho de cada etapa. Claro, mantendo os dados seguros. 

2. Diminuição dos custos

Os ERPs possibilitam que as atividades que os colaboradores desempenham sejam feitas de maneira automatizada, ou seja, isso representa um dia a dia mais ágil e integrado, criando padrões para reduzir e até eliminar a perda de tempo e os famosos formulários em papel. 

Esses pontos simplificam a tomada de decisão, que, em muitas situações, também pode ser automatizada. Dessa maneira, você e o seu time se preocupam somente com questões estratégicas. 

Por fim, é possível investir mais e melhor nos pontos que precisam de mais atenção e de uma melhoria mais significativa. 

3. Redução de equívocos e erros

Com a integração dos processos, padronização e realização por inteligência artificial, os erros e retrabalhados são bem reduzidos. Esse fator também é importante para diminuir os custos, por exemplo, e é mais um motivo para você ter logo um sistema desses no seu dia a dia.  

4. Clareza nos projetos 

Toda a rotina da sua empresa gera um grande número de processos para a plataforma. Por isso, deve ser complicado manipulá-los virtualmente, certo? Nada disso! Os ERPs estão aí para ajudar, ou seja, tudo é muito mais rápido e simples! É preciso apenas se acostumar com o layout e a maneira como as funcionalidades são apresentadas. 

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Obra Prima: conheça o sistema para construção civil ideal para pequenas e médias construtoras

A construção civil tem uma tendência a ser mais resistente às inovações que surgem no mercado, mas isso pode atrapalhar tanto o desenvolvimento do setor quanto às próprias empresas, então, chegou a hora de mudar isso! Conheça o Obra Prima e descubra por que você precisa dessa ferramenta na sua construtora! 

A tecnologia que vai construir o sucesso da sua empresa na construção civil não precisa ser cara. O sistema para construção civil que vai muito além do que somente uma ferramenta para ajudar no dia a dia da construção civil, apesar desse auxílio já ser extremamente válido, evitar muitas dores de cabeça e problemas para a empresa.

O nosso sistema pode ser a porta de entrada para uma guinada no crescimento e na evolução da sua construtora ou negócio da construção civil. 

Você pode usar o Obra Prima para: 

  • organizar o planejamento, cronograma, orçamento de obras e documentos de cada um dos projetos;
  • ter mais controle financeiro em relação a todas as obras;
  • otimizar a comunicação com os seus clientes e com o seu time, seja no escritório ou no canteiro de obras;
  • organizar o administrativo do seu negócio. 

E nem começamos a listar aqui as vantagens do nosso sistema, acompanhe a seguir no texto os dez principais benefícios: 

  1. Planejamento Físico-Econômico;
  2. Portal do Cliente;
  3. Previsto X Realizado;
  4. Controle de Estoque;
  5. Cotação Online;
  6. Medição Física da Obra;
  7. Controle Financeiro;
  8. Faturamento e Reembolso;
  9. Relatório Diário de Obras (RDO); 
  10. Apropriações. 

Então agora que você sabe quais são as dez vantagens do nosso sistema, entenda melhor cada uma delas: 

1. Planejamento Físico-Econômico

Com essa funcionalidade, é possível determinar o orçamento de custo e venda, além de planejar o cronograma físico-financeiro dos seus projetos

2. Portal do Cliente

Com o Portal do Cliente, a sua construtora terá um canal de comunicação para disponibilizar informações valiosas sobre o andamento das fases da obra, mostrar o cronograma orçamentário, gastos da construção, compartilhar documentos e conversar pelo chat, que também fica disponível no aplicativo. 

3. Previsto X Realizado

Substitua de uma vez por todas o papel, a caneta e as planilhas. Consulte e compartilhe a qualquer momento, com o seu cliente, de forma detalhada e organizada o relatório de Previsto X Realizado e as razões para cada uma das atualizações. Afinal, com essas informações em mãos, a tomada de decisão para alocar recursos e esforços fica muito mais precisa. 

4. Controle de Estoque

Faça o controle e a organização detalhada do almoxarifado fora do canteiro de obras, saiba como está a disposição dos materiais por variações e quantidade. Acompanhe também a movimentação de entrada e saída de insumos. 

5. Cotação Online

Cadastre os fornecedores e prestadores de serviço, e realize cotações online diretamente pelo sistema do Obra Prima. Elimine erros de cálculo, ganhe mais velocidade, controle os custos e prazos das obras da sua construtora. Tudo isso em um só lugar que pode ser acessado de qualquer dispositivo com acesso a internet. 

6. Medição Física da Obra

Acompanhe e registre todo o progresso das projetos, baseado no cronograma físico dos serviços prestados dentro do canteiro de obras. Afinal, essa funcionalidade permite que a sua construtora tenha uma maior clareza em relação aos custos por unidade de cada material usado, do serviço feito e do profissional que o realizou. 

7. Controle Financeiro

Com o Obra Prima, você consegue ter o controle financeiro integrado, além de poder visualizar as movimentações financeiras e também o fluxo de caixa. Mas, não é só isso, para conseguir criar orçamentos mais precisos e assertivos, elaboramos um modelo de planilha para você baixar e usar! Clique na imagem abaixo, faça download e aproveite: 

8. Faturamento e Reembolso

Essa funcionalidade é completamente adaptada para a sua empresa! Assim, ela atende a todas às suas necessidades e características únicas. 

9. Relatório Diário de Obras (RDO)

Com o Relatório Diário de Obras (RDO), a sua construtora estará sempre um passo à frente para evitar problemas que vão impactar a qualidade do dia a dia de construção. 

Registre as condições climáticas, tarefas feitas, compra e recebimento de insumos usados, contabilize as horas trabalhadas. Depois, é só baixar o relatório completo em PDF ou enviar diretamente para o e-mail do seu cliente. 

10. Apropriações 

Essa funcionalidade do nosso sistema permite que você aproprie gastos nas etapas e serviços da sua obra. Assim, a construtora terá uma visão completa e o controle dos custos de cada uma das fases planejadas e feitas. 

Quer conhecer todas as funcionalidades do Obra Prima e descobrir mais vantagens do nosso sistema para a sua empresa? Então, clique na imagem abaixo, agende uma demonstração gratuita e sem compromissos e confira todos os benefícios: 

Software de gestão de obras

Como isso afeta as pequenas e médias construtoras?

Todas essas vantagens vão aumentar a produtividade da sua empresa, manter as construções organizadas, o que resolve essa grande barreira para as construtoras de pequeno e médio porte. 

Além disso, o Obra Prima também simplifica o acompanhamento de cada uma das obras, faz o registro das tarefas realizadas e ajuda a evitar prejuízos causados pela falta de organização e acompanhamento. 

Se ainda assim você não está convencido de que o Obra Prima é a solução certa para o seu negócio, confira aqui o depoimento de algumas empresas: 

Eduardo Cavalcanti, do Blog da Engenharia, diz: “Esse sistema tem facilitado a minha vida e da minha equipe. É um software 100% completo para gestão de obras.”

Além de Eduardo, Mário da Sodot Empreendimentos deu um depoimento falando: “A empresa é nova no mercado e o Obra Prima é o primeiro software de gestão que utilizamos e estamos muito satisfeitos.”  Para o entrevistado a praticidade e a eficiência do sistema que o motivaram a fechar negócio com o Obra Prima!

Tulio Cazaro, da Gran Quick Engenharia, afirma: “O Obra Prima virou uma necessidade, além de ser um software completo ele tem um excelente custo X benefício”.

Leonardo, da Argos Construções, também falou um pouco sobre a sua experiência: “O passo de sair do Excel para o Obra Prima não foi fácil, porém, sem dúvida implantar o sistema foi uma decisão correta e assertiva. Funciona muito bem! A gestão de custos, comunicação com o cliente, facilidade de acesso, tudo isso só agrega a minha empresa”

Esses são apenas trechos de alguns dos muitos depoimentos que recebemos dos nossos clientes depois que eles começam a usar o sistema! Para ver mais como estes, clique aqui. Faça parte desse time e descubra como o Obra Prima pode mudar a sua rotina na construção civil. 

Aproveite o sistema para construção civil do Obra Prima e comece 2024 na frente dos concorrentes! 

Se você ainda não usa o Obra Prima, aproveite o começo do ano para passar na frente dos concorrentes com essa ferramenta! É a sua oportunidade de crescer no mercado. 
Então, para mais conteúdos, acompanhe o blog do Obra Prima e siga a nossa conta no Instagram, lá tem sempre novidades e muitas dicas sobre o universo da construção civil!

Pesquisar matéria

Quer transformar sua gestão de obras?

Experimente o sistema Obra Prima!

Matérias relacionadas

Obra Prima: O sistema para Construção Civil das pequenas e médias construtoras

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.