Pesquisar

O que você precisa saber antes de prestar concurso para construção civil

O que você precisa saber antes de prestar concurso para a construção civil. Descubra aqui.
O que você precisa saber antes de prestar concurso para construção civil
O que você precisa saber antes de prestar concurso para construção civil

Na situação em que o Brasil se encontra, o sonho da grande maioria das pessoas é estar em um emprego fixo e com todos os benefícios garantidos. O concurso para construção civil pode ser o caminho para este cenário.

No entanto, muitas pessoas, sejam iniciantes ou não, ficam indecisas sobre o que deve ser feito antes de prestar um concurso para construção civil.

Foi pensando nisso que preparamos este artigo, com dicas e explicações que você precisa saber antes de prestar um concurso nessa área. Confira logo abaixo, comece a estudar e boa sorte!

O que é preciso para prestar um concurso público?

Antes de falarmos dos requisitos necessários para prestar uma prova, é importante entender exatamente do que se trata um concurso público. 

No geral, o concurso público é uma prova onde os melhores colocados vão trabalhar dentro de algum tipo de órgão público, seja para professor ou avaliação patrimonial, um nicho mais específico da área que estamos tratando neste texto.

Dessa forma, depois de um tempo, quando o resultado é divulgado, você que estudou, se preparou e prestou o concurso, será chamado e alcançará a tão sonhada estabilidade financeira que sempre quis.

No entanto, para prestar um concurso para construção civil, alguns pontos devem ser seguidos:

  • Nacionalidade brasileira;
  • Direitos políticos e eleitorais;
  • Nível de escolaridade;
  • Idade mínima;
  • Obrigações militares;
  • Aptidão física e mental.

Os pontos acima servem para a maioria dos concursos públicos exigidos pelo país. Não será diferente para a área de construção civil. São itens importantíssimos para seguir em frente no processo. Vamos nos aprofundar um pouco mais em cada um logo abaixo.

Nacionalidade brasileira

Esse pode ser o mais óbvio, mas muitas vezes esquecido por estrangeiros ou pessoas que acabaram de chegar no país. Para prestar qualquer concurso público, seja envolvendo planejamento tributário ou psicologia, você deve ser um cidadão nascido no Brasil.

A única exceção imposta é para os portugueses. Essa cláusula está inscrita segundo o Estatuto de Igualdade de Direitos entre Brasil e Portugal, responsável por permitir esse benefício para as pessoas de origem portuguesa que querem realizar um concurso no Brasil.

Direitos políticos e eleitorais

Este é um dos requisitos mais comuns em muitas instituições. Desfrutar de direitos políticos e eleitorais é obrigatório para prestar um concurso para construção civil.

Isso porque o concurso público implica estar apto para praticar alguma atividade que envolva a administração pública. 

Logo, sem direitos políticos que permitam a votação em eleições ou apresentação de projetos de lei, a atuação num órgão público é impossível.

Nesse caso, se você não está com o seu título de eleitor regularizado, procure um local que você possa regularizá-lo, para poder prestar tranquilamente o concurso público, seja você um interessado na área de empresas de auditoria em SP ou com foco em comunicação.

Nível de escolaridade

Dentro do edital é importante verificar o item da escolaridade. Esse requisito sempre aparece nas informações do concurso público. 

Nele, você encontra se é obrigatório ter concluído o ensino médio, possuir graduação na área desejada ou até mesmo mestrado e doutorado.

Há também o nível técnico. Nesse caso, envolve os cursos técnicos na área, que não são ligados a uma instituição de educação como Universidades, por exemplo.

No nosso caso, para construção civil, dependendo do nicho, qualquer um dos níveis podem ser exigidos, com menor tendência ao nível médio. A ideia da escolaridade é apresentada em todas as áreas, do motorista até o profissional de contabilidade em São Paulo.

Idade mínima

Falando em exigências que aparecem em diversos segmentos, temos a etapa da idade mínima, um detalhe importante inscrito em qualquer edital. 

No geral, já sabemos: a idade mínima para prestar um concurso público é de 18 anos.

Se você chegou até aqui e não possui essa idade, tudo bem, é importante para se informar e continuar estudando, se adequando a todas etapas e prestar a prova do concurso dos seus sonhos. 

Obrigações militares

No caso dos candidatos homens, há mais uma regra a ser seguida: estar em dia com as obrigações militares. É justamente com a maioridade que também chega a obrigação da prestação de serviço militar.

Nesse caso, o documento de reservista, comprovando que você está em dia com as forças armadas é obrigatório para a prestação do concurso.

Aptidão física e mental

Se você não está bem fisicamente nem sequer mentalmente, você não possui a capacidade de fazer a prova da melhor maneira possível. É aí que entra o requisito da aptidão física e mental. 

É importante sempre estar em dia com as obrigações médicas, sejam aquelas que envolvam o seu corpo ou a mente. 

Qualquer sinal de preocupação, vá ao médico, para que você possa se preocupar unicamente com os conhecimentos da prova.

Aqui é a mesma lógica para quando estamos com com complicações financeiras, logo procuramos por contabilidade fiscal. Agora, nesse caso, é pela disponibilidade de médicos especialistas.

Quais assuntos estudar para o concurso público de construção civil?

Feito todos os passos necessários para se inscrever na prova, agora é a hora de estudar. Mas por onde começar? É aqui que muitos estudantes de início de carreira se perdem, sem saber quais assuntos delimitar.

De início, é essencial estar em dia com os aspectos da língua portuguesa e gramática, para mandar bem nas respostas da área de linguagens. Se você não estudar essa disciplina há um bom tempo, vale dar uma boa revisada.

Quanto aos temas mais específicos, se aprofunde naqueles que você mais tem dificuldade. Para ajudar, destacamos alguns dos temas que mais caem nas provas dos Concursos para construção civil. São eles:

  • Materiais de construção;
  • Mecânica dos solos;
  • Topografia e terraplanagem;
  • Análises de estruturas;
  • Saúde e segurança do trabalho
  • Estruturas de concreto.

Se alguns desses assuntos soou um pouco distante para você, é sinal que você precisa pegar pesado no estudo deles. Lembre-se que se trata da profissão que você vai exercer após o resultado do concurso. 

Mas além de estar ligado nos temas, existem dicas que podem servir para qualquer concurso, seja para trabalhar em escritório de contabilidade em São Paulo ou engenharia elétrica. Veja logo abaixo quais são!

Estude as provas anteriores

Não tem segredo. Quando se trata de realizar uma prova, se acostumar com a forma dela, as perguntas que se repetem, os assuntos e a duração que leva para concluí-la é ideal para se sentir pronto e tranquilo no dia final.

É aí também que você vai notar os assuntos mais difíceis, aqueles mais fáceis e criar esquemas para se sair bem no horário mais apertado.

Da mesma forma que você pesquisa por Dedetização valor, quando necessita desse profissional, ao prestar um concurso para qualquer área que seja, você também deve pesquisar muito bem o que você vai enfrentar no futuro.

Crie um planejamento de estudos

Hoje em dia sempre estamos fazendo mais de uma coisa no dia, da academia para o tempo com a família ou trabalho. 

Nesse sentido, é essencial planejar bem os seus estudos, separar horário para lazer e descanso.

Pense nos últimos dias para a prova e se baseie neles. Cada dia você pode dedicar para um assunto em específico e um dia do final de semana para os simulados. Não importa o jeito, o importante é criar um bom plano de estudos para seguir até o dia da prova.

Compre um livro especializado

Um grande aliado do estudo das provas anteriores é a leitura de um livro especializado em Concurso para construção civil. 

É com um suplemento que você terá acesso a muito mais perguntas e assuntos, com explicações de conceitos, aplicações e exercícios.

Além disso, com um livro atualizado, você garante ainda mais sucesso e tranquilidade com o seu planejamento. 

Aproveite para passar na banca mais perto da sua casa e comprar um livro especializado nesse tipo de concurso e comece agora a estudá-lo.

Boa sorte na prova!

Depois de todas essas dicas, você já pode começar a se preparar, pois sabe tudo de necessário antes de prestar um concurso para construção civil. 

Entre os requisitos e os estudos, certifique-se também de estar com suas contas em dia para pagar o concurso. Se necessário, consulte os serviços de contabilidade de preços para acertar todas as suas dívidas e ver o quanto você tem no caixa.

Esse é um momento importantíssimo para a sua vida que merece o máximo de atenção e dedicação a fim de oferecer os melhores resultados no dia da prova. Boa sorte e sucesso!

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.