Pesquisar

O que são as Normas Regulamentadoras (NR)?

Descubra o que são as NR que auxiliam a otimizar e tornar os processos da construção civil mais seguros. Confira!
Normas Regulamentadoras
Normas Regulamentadoras

Descubra o que são as Normas Regulamentadoras (NR) que auxiliam a otimizar e tornar os processos da construção civil mais seguros.

A construção civil é um setor conhecido pelos altos riscos e acidentes, inclusive fatais. No entanto, é essencial que as construtoras não aceitem esses riscos como inevitáveis, buscando processos para evitá-los no canteiro de obras.

É para auxiliar as construtoras na prevenção de acidentes e outros riscos à saúde dos trabalhadores que as Normas Regulamentadoras (NRs) existem.

Conheça mais sobre esses procedimentos e prepare a sua construtora para analisar e prevenir riscos no canteiro de obras com mais eficiência.

Normas Regulamentadoras (NR): saiba o que são

As Normas Regulamentadoras (NR) são um conjunto de procedimentos e diretrizes que auxiliam empresas a garantir a qualidade da Saúde e Segurança do Trabalho (SST). Elas são parte da legislação CLT e devem ser cumpridas por empregadores e empregados em diversas situações.

Além disso, mais do que protocolos de prevenção de riscos, são estabelecidos procedimentos de treinamentos, direitos e deveres de empresas e trabalhadores e diferenças para setores específicos, buscando alcançar os objetivos de:

  • Proteger saúde e integridade física de colaboradores;
  • Estabelecer estratégias e processos de prevenção de acidentes;
  • Orientação para a proteção individual e coletiva;
  • Garantir que empresas tenham políticas específicas de SST;
  • Impedir que atividades sejam desenvolvidas em situações precárias;
  • Criar uma legislação eficiente para a medicina do trabalho.

Assim, independentemente do setor, sua empresa sempre vai encontrar as diretrizes necessárias para garantir a segurança dos trabalhadores e do ambiente de trabalho e a redução de impactos negativos para a saúde.

Construção civil e os procedimentos específicos para o setor das NR

Sim, existem algumas NR específicas para a construção civil, afinal, existem situações de riscos nos canteiros de obras.

Então, veja aqui alguns exemplos:

Programas e comissões de proteção da SST

Existem normas específicas para garantir que empresas da construção civil elaborem protocolos e documentações de controle dos procedimentos no canteiro de obra e escritório. 

É o caso do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional – PCMSO (NR-7), da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA (NR-5), e do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT (NR-4).

NR na prevenção de riscos variados

Existem Normas Regulamentadoras para garantir a disponibilidade e uso correto de EPI – Equipamentos de Proteção Individual (NR-6), para definir os requisitos técnicos que garantam o trabalho seguro em edificações (NR-8) e para riscos no ambiente de trabalho (NR-9).

Segurança em serviços especializados e específicos

Dois exemplos aqui são a NR-10, que oferece direcionamentos de segurança para a realização de instalações elétricas e serviços em eletricidade em geral, e a NR-12, que exige a certificação do INMETRO, treinamentos e procedimentos seguros para trabalhos com máquinas e equipamentos.

Esses são apenas alguns dos muitos exemplos de Normas Regulamentadoras para a construção civil que é preciso conhecer e seguir para garantir que os trabalhadores estejam protegidos contra riscos de acidentes e tenham a sua saúde preservada durante a realização de atividades variadas.

Então, acompanhe outros conteúdos do Obra Prima e conheça mais sobre as principais Normas Regulamentadoras para a construção civil.

Software de gestão de obras

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.