Pesquisar

Gestor de obras, você sabe o que precisa para se destacar no futuro da construção civil?

O futuro da construção civil já chegou. E com ele, as tecnologias estão exigindo novas competências necessárias para os profissionais se destacarem no mercado de trabalho. Qual é o papel do gestor de obras nesse cenário?
gestão de obras
gestão de obras

Tecnologias e gestão de obras vão interagir cada vez mais no futuro da construção civil e é hora dos gestores de obras se prepararem para essa realidade.

Os últimos anos abriram muito os olhos do setor da construção civil. Entre problemas na economia e pandemia, períodos de queda e recuperação, empresas, clientes e profissionais viram suas relações mudarem e tiveram que se reinventar para manter crescimento e objetivos sempre em alta.

Entre as diversas mudanças que aconteceram, a modernização do mercado da construção civil se mostrou uma das mais fortes e positivas. Novas tecnologias se inseriram e colocaram o setor, definitivamente, na era da Indústria 4.0.

À medida que as novas tecnologias começavam a se tornar mais essenciais nos processos de construção civil, as construtoras se viram tendo que refletir sobre a mão de obra contratada. Novas habilidades e treinamentos passaram a ser necessários para acompanhar a realidade que se construía.

Claro, o gestor de obras não ficou isento de mudar sua forma de atuar dentro desse novo contexto. No topo da hierarquia de controle de processos e visão dos projetos, esses profissionais são os que mais precisam refletir sobre mudanças e novas competências, servindo de suporte a sua equipe e direcionando os esforços.

Por isso, entender o que o mercado espera e como as mudanças que a tecnologia traz afetam a construção civil passa a ser ponto de partida. Apenas assim esses profissionais podem se reinventar e garantir destaca no futuro da construção civil

Buscar evoluir ou ser descartado do mercado. É essa a realidade enfrentada pelos gestores. Para ajudar nessa caminhada, acompanhe os pontos fundamentais para se tornar o profissional que a construção deseja para o futuro.

O gestor de obras do futuro e as novas tecnologias

Se é necessário que o gestor evolua e se reinvente, é hora de começar a entender mais profundamente a relação que esses profissionais possuem com as tecnologias e quais as possibilidades que o futuro traz.

Conheça algumas das novas ferramentas que ganham espaço nas construtoras e canteiros de obras e descubra as habilidades do gestor no momento de trabalhar com elas.

Não esqueça: novas tecnologias surgem a cada dia, pensar no futuro exige acompanhar constantemente as novidades e sempre se preparar para desenvolver novas competências.

Tecnologia Cloud Computing

Cloud Computing, ou computação em nuvem, já não é uma novidade no mundo. Essa tecnologia tem se inserido em empresas e na vida das pessoas há algum tempo, mas nos últimos tempos tem se inserido com mais força na construção civil.

A base dessa tecnologia é a disponibilização de sistemas de armazenamento e compartilhamento de dados e documentos pela internet de forma segura. 

Ela pode ser usada para criar drives virtuais que podem ser acessados de qualquer lugar e a qualquer momento, em alguns casos, mesmo sem internet.

Para o gestor, entender como a computação em nuvem funciona é essencial. Por meio dela, a comunicação com clientes e equipes se torna muito mais simples.

Um gestor que está habituado a esse trabalho virtual pode organizar o compartilhamento de planilhas para serem atualizadas minuto a minuto, criar pastas com fotos e documentos de cada obra e tornar os trabalhos da construtora mais dinâmicos, produtivos e transparentes.

BIM para gestores de obras

Com o decreto federal que estabelece o uso do BIM em obras públicas, essa tecnologia não pode mais ser ignorada por gestores do futuro. Ela ganha muita força com esse decreto, ainda que sua utilização, por si só, já traga diversos benefícios para as construtoras.

BIM é um software de modelagem de informações muito útil para a elaboração e controle de projetos. Sua capacidade em orientar o passo a passo do desenvolvimento e execução de um projeto facilita muito o trabalho de supervisão para o gestor.

A visão geral da obra, seus riscos e necessidades detalhadas garante que o profissional reduza os erros e aumente a produtividade e qualidade, garantindo maior excelência da construção.

Não saber interagir com essa ferramenta, portanto, é uma grande deficiência que pode cobrar caro no futuro profissional dos gestores.

Tecnologias móveis

Em um mundo onde todo mundo usa o celular para tudo, desde ligações e mensagens, até redes sociais e pesquisa de compra, ignorar a mobilidade que os smartphones oferecem é um grande erro.

O gestor do futuro deve considerar e saber utilizar os benefícios que o acesso fácil à internet e a praticidade de acessar tudo na palma da mão garante. Nada de depender de mesas, escritórios e conexões por cabo para resolver problemas ou conversar com equipes e clientes.

Administrar as obras agora é possível com o toque de um dedo, tomar decisões mais simples acessando todas as informações com o celular. Saber utilizar os aplicativos e drivers dos dispositivos móveis, então, é uma grande habilidade.

Assim o gestor consegue organizar processos, reduzir desperdícios, eliminar retrabalhos e controlar gastos de qualquer lugar. Sem esquecer que os tablets estão incluídos entre as tecnologias móveis.

Tecnologia MCO

O MCO é um sistema que oferece maior visibilidade durante a execução da obra. Focado na produtividade, garante o controle necessário etapa a etapa para que os prazos sejam cumpridos com qualidade.

Os benefícios oferecidos para a construção, quando o gestor sabe utilizar a ferramenta, vão muito além da produtividade e cumprimento de prazos. Com o MCO é possível garantir:

  • Alinhamento com as normas ABNT;
  • Organização de histórico cadastrado de tipologias de empreendimento;
  • Otimização dos orçamentos de obras;
  • Melhor gestão de projetos;
  • Desenvolvimento de curvas ABC de materiais, equipamentos e mão de obra;
  • Controle da logística e uso de maquinários;
  • Visibilidade da composição de execução.

O gestor de obras que sabe utilizar essa tecnologia tem muito mais controle e resultados.

Acompanhar tendências

Acompanhar as tendências da construção civil para 2021 e para os próximos anos é essencial para os gestores de obra do futuro. A formação de um bom profissional depende de entender como a gestão evolui a cada dia e a medida que novas ferramentas surgem.

Claro, acompanhar tendências não é só olhar para tecnologias. O marketing, a comunicação em redes sociais e o movimento de conscientização lançam novas estratégias para a administração das construtoras e criam-se novas relações e expectativas no cliente. Ao gestor, cabe adaptar os processos para atender às novas demandas.

Um dos melhores exemplos aqui é a questão da sustentabilidade. De nada adianta desenvolver projetos que sejam mais sustentáveis no uso depois da obra pronta se os processos e materiais usados pela construtora durante o desenvolvimento não pensam no ambiental.

Outro ponto é começar a entender que a obra e a postura da empresa não são mais coisas separadas. A forma como é vista a postura da marca e nome da construtora tem muita influência no que é apresentado nos projetos. Uma construtora sustentável nas obras, mas que não evita impactos ambientais dentro do escritório já perde muitos pontos.

Ainda assim, as tendências tecnológicas acabam tendo que ganhar um destaque especial nas preocupações e habilidades do gestor de obras. São muitas inovações que devem ser consideradas para melhorar resultados e processos.

Cada uma delas beneficia a obra e a competitividade do negócio. Saber utilizar as principais tendências no momento certo é uma grande habilidade para o gestor de obras do futuro.

A transformação digital na construção civil traz diversas oportunidades de crescimento. Entre as tecnologias que merecem atenção especial, podemos citar:

  • Soluções 3D;
  • Drones;
  • Sensores vestíveis;
  • Realidade aumentada.

Conheça mais sobre essas tecnologias no texto sobre a indústria 4.0 aplicada a construção civil.

É necessário investir no crescimento profissional

Se conhecer tecnologias, tendências e se reinventar para oferecer melhores resultados para a construtora e obras é essencial para o gestor, nada mais justo que investir no crescimento pessoal, certo?

Mesmo se pensamos só no meio acadêmico, nos estudos sobre construção, relação entre o setor e o social e outros pontos mais teóricos, tem sempre novidades surgindo.

Reciclar os conhecimentos e buscar desenvolver novas habilidades e competências é o passo inicial para se diferenciar como profissional no mercado, principalmente para quem saiu da graduação há algum tempo. 

O gestor que já está de olho nas tendências, novas tecnologias e processos da construção, inevitavelmente, percebe as defasagens no que sabe.

É essencial ser um profissional flexível, adaptável e capaz de absorver novos conhecimentos e, mais importante ainda, saber como aplicá-los em seu trabalho. Esse é um ponto que merece muito destaque:

Não adianta fazer todos os cursos, saber todas as teorias e não entender ou conseguir aplicar o que aprendeu no dia a dia da construtora e do canteiro de obras.

Uma outra habilidade que poucas pessoas valorizam e que tem sido um diferencial importante para gestores de obra é aprender idiomas estrangeiros. As oportunidades para profissionais capazes de se comunicar com empresas internacionais podem te colocar um passo à frente dos concorrentes.

Liderança é uma habilidade de gestão que se destaca sempre também. Afinal, com diversas equipes para serem coordenadas, apenas um bom líder consegue os resultados esperados.

Foco nos softwares de gestão de obras

Toda a evolução do profissional gestor de obra gira em torno de evoluir e conseguir interagir com processos e ferramentas que otimizem a gestão das obras da construtora. Nesse contexto, não existe tecnologia mais importante que as focadas especificamente na gestão.

Softwares de gestão de obra devem sempre ser uma prioridade para esses profissionais. Saber utilizar todas as aplicações que eles oferecem e integrar processos e departamentos para otimizar planejamento e execução de obras é essencial.

Não são poucas as coisas que devem ser aprendidas para utilizar esses softwares. Migrar todas as atividades e dados que antes estavam em planilhas ou em papel pode não ser simples, mas é essencial para os melhores resultados.

Você, gestor de obras, sabe como se comunicar com seu cliente pelas plataformas? Entende como realizar orçamentos com fornecedores? Inseriu todas as informações do estoque e financeiro para facilitar o trabalho do responsável por pesquisas e compras? Mais do que isso, consegue identificar as dificuldades da sua equipe em usar o software?

O gestor de obras do futuro da construção civil conhece bem usar os softwares de gestão de obras para melhorar os resultados e preparar sua equipe para utilizar as aplicações da melhor forma possível.

Crescimento profissional é crescimento de mercado

As mudanças na construção civil são constantes, a tecnologia está sempre se reinventando e os clientes se tornam cada vez mais exigentes.

Os profissionais da área devem acompanhar essas novas formas de entender a construção e buscar constante evolução e crescimento. Conhecer as novas tecnologias, acompanhar tendências e estar sempre conquistando novas competências é essencial para destacar-se no mercado. 

Lembre-se: a construtora sempre cresce junto com os profissionais que trabalham com ela. Um gestor de obras capaz de se reinventar e trazer resultados e inovação é diferencial de mercado para qualquer empresa.

Seja o gestor que traz lucro e competitividade para a construtora e conquiste melhores resultados em sua vida profissional sempre.

Quer começar a se reinventar agora e conhecer tudo sobre as novas tecnologias e tendências da construção civil? Acompanhe os conteúdos exclusivos da Obra Prima e tenha toda a informação que precisa para crescer cada vez mais.

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.