Pesquisar

O papel das construtechs na modernização da indústria da construção civil 

Descubra como as construtechs estão modernizando a construção civil. Saiba como a tecnologia está otimizando processos do setor!
O papel das construtechs na modernização da indústria da construção civil
O papel das construtechs na modernização da indústria da construção civil

Descubra como as construtechs estão revolucionando o setor da construção civil e qual é o papel da tecnologia na otimização dos processos! 

A construção civil é muito importante na economia e na vida das pessoas. Esse setor tem grandes efeitos na geração de empregos, de renda e na produção. Por isso, é considerado uma atividade fundamental para o desenvolvimento econômico do Brasil.

Atualmente, o segmento está passando por uma revolução impulsionada pela inovação tecnológica. Nesse sentido, as construtechs aparecem como um termo importante que você precisa conhecer! Ele define as empresas que somam tecnologia e eficiência para transformar a construção civil. Entenda quais são as principais características desse modelo de negócio, seu impacto na indústria e os benefícios que ele oferece. 

O que são as construtechs? 

Construtechs são aquelas startups que aplicam a tecnologia e a inovação no setor da construção. Elas se diferenciam dos negócios de construção mais tradicionais ao aplicar soluções tecnológicas para otimizar processos, melhorar a eficiência e diminuir os custos. 

As construtechs estão impulsionando a transformação digital na indústria, usando ferramentas como realidade virtual, inteligência artificial, impressão 3D e drones. Com o crescimento acelerado, elas estão se tornando agentes de mudanças e referência no mercado internacional. 

Essas empresas atuam em diversas áreas como gerenciamento de projetos, monitoramento de obras, controle de custos, construção das relações com os clientes e entre muitas outras. 

As construtechs oferecem um olhar mais criativo para o setor. Diversas organizações já começaram a usar os recursos nos seus projetos, como a industrialização e a automatização, com o intuito de modernizar e potencializar as construções. 

A aplicação da tecnologia em certos processos tradicionais como planejamento, execução, controle de qualidade e segurança pode proporcionar uma grande otimização e, dessa maneira, um maior lucro para as empresas.

4 benefícios das construtechs

As construtechs buscam encontrar soluções tecnológicas e inovadoras com o objetivo de resolver os principais desafios diários enfrentados pelos profissionais da construção civil. Por se tratar de um campo gigantesco de empresas e indústrias, elas estão ganhando muito espaço, mesmo lidando com um mercado tão tradicional. 

Essas empresas oferecem uma série de benefícios para a construção civil: 

  1. Gerenciamento assertivo de mão de obra;
  2. Mão de obra qualificada;
  3. Redução de atrasos;
  4. Sustentabilidade. 

Agora que você conhece as vantagens, vamos entender melhor cada uma delas, acompanhe no texto: 

  1. Gerenciamento assertivo de mão de obra

Uma empresa especializada pode promover serviços de gerenciamento mais assertivo e de maior qualidade, de maneira a tornar a obra mais rápida, econômica e organizada. 

  1. Mão de obra qualificada

As construtech oferecem mão de obra de qualidade, uma vez que a empresa utiliza métodos adequados de seleção de colaboradores, garantindo os melhores para a construção. 

  1. Redução de atrasos

Ter uma construtech à frente do projeto ajuda a reduzir os atrasos, afinal a empresa emprega recursos tecnológicos que buscam agilizar o projeto. 

  1. Sustentabilidade

O avanço tecnológico pode trazer muitos benefícios para a preservação do meio ambiente, como redução de desperdício, utilização de materiais de construção sustentáveis, entre muitos outros. 

Conheça a ferramenta ideal para sua empresa

O Obra Prima é o sistema que a sua empresa precisa, com ele, você terá uma visão completa da sua empresa em qualquer lugar. Troque as planilhas e controles manuais por um software simples e integrado. 

O propósito do nosso sistema é otimizar tempo e recursos, controle financeiro e monitoramento em tempo real desde o projeto inicial até a entrega final da obra. Somos a solução ideal para arquitetos, engenheiros, construtoras de pequeno e médio porte que buscam agilidade, dinamismo e eficiência, mas sem as complexidades e despesas das plataformas tradicionais. 

O Obra Prima foi pensado e desenvolvido para: eliminar as planilhas e controles no papel, conquistar mais clientes, promover a comunicação entre o cliente e o construtor, organizar a sua vida financeira e te ajudar a ter mais lucratividade e facilitar a cotação e compras. Tudo a um custo acessível, implementação imediata e de fácil utilização. 

Somos uma construtech! Usamos a tecnologia e a inovação para simplificar o seu dia a dia na construção civil e otimizar os seus processos, confira algumas das nossas funcionalidades:

  • Portal do Cliente;
  • Relatório Diário de Obra (RDO);
  • Cotação Online;
  • Previsto X Realizado;
  • Importação Automatizada de Nota Fiscal;
  • Controle de Estoque;
  • E muito mais…

Conheça a seguir melhor cada uma dessas funcionalidades do nosso sistema e descubra como elas podem tornar a sua rotina na construção civil muito mais leve e sem dores de cabeça: 

  1. Portal do Cliente

Por meio do Portal do Cliente, a sua construtora conta com um canal de comunicação para disponibilizar informações importantes sobre o andamento das etapas dos projetos, mostrando cronograma orçamentário e gastos da obra. Além disso, também é possível compartilhar documentos e conversar pelo chat que está disponível tanto na versão web quanto no aplicativo. 

  1. Relatório Diário de Obra (RDO)

Com o Relatório Diário de Obras (RDO), a sua construtora estará sempre um passo à frente para evitar problemas que impactam a qualidade do dia a dia na obra. Registre as condições climáticas, atividades realizadas, contabilize as horas trabalhadas. Baixe o relatório completo em PDF ou envie diretamente para o e-mail do seu cliente. 

Para fazer download de um modelo completo, clique na imagem abaixo e comece a usar: 

RDO
  1. Cotação Online

Cadastre os seus fornecedores e prestadores de serviço, realize cotações online diretamente pelo sistema do Obra Prima. Elimine erros de cálculo, ganhe mais agilidade, controle os custos e prazos das obras da sua construtora em um só lugar que pode ser acessado de qualquer dispositivo. 

  1. Previsto X Realizado

Substitua de uma vez por todas a caneta, o papel e as planilhas. Consulte e compartilhe a qualquer momento, com o seu cliente, de forma organizada e detalhada o relatório do Previsto X Realizado e as razões para cada uma das atualizações. Com essas informações, a tomada de decisão para alocar recursos e esforços fica muito mais assertiva. 

  1. Importação Automatizada de Nota Fiscal

Integrado com o SEFAZ, o Obra Prima traz para você todas as notas geradas no seu CNPJ. Com este recurso é possível conciliar a nota com o documento financeiro ou uma ordem de compra já presente no seu sistema. 

  1. Controle de estoque

Controle e organização detalhada de almoxarifados fora do canteiro de obras, disposição dos materiais por variações e quantidade, e movimentação de entrada e saída de insumos.

Use a tecnologia a seu favor

Utilizar a tecnologia a seu favor é fundamental para continuar relevante e competitivo no mercado. O Obra Prima pode ser a solução que você está buscando para otimizar os processos e aderir à transformação digital na construção civil. 

Se você gostou desse conteúdo, acompanhe o nosso blog, estamos sempre compartilhando textos como este, aproveite também para seguir o Obra Prima no Instagram, lá tem muita novidade e dicas importantes! 

Para conhecer melhor o sistema do Obra Prima, descobrir todas as nossas funcionalidades e o que podemos fazer pela sua empresa, clique na imagem abaixo e agende um horário para uma demonstração gratuito sem compromissos: 

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.