Menu

O papel da tecnologia na otimização da produtividade na construção civil

Amanda Gregio

Compartilhe nosso conteúdo

Descubra qual é o papel da tecnologia na otimização da produtividade na construção civil e como as ferramentas contribuem para o sucesso da sua empresa.

Com as inovações tecnológicas, é possível aumentar a produtividade e garantir a competitividade da sua empresa no setor da construção civil. As ferramentas são grandes aliadas para as organizações de todos os segmentos e até os pequenos negócios podem aproveitar seus benefícios de diversas maneiras. 

No setor da construção civil, existe uma grande pressão para cumprir prazos constantemente e a tecnologia ajuda na prestação de serviços para assegurar maior competitividade e garantir que a sua empresa seja capaz de atender as necessidades do cliente. Além disso, ela pode ser considerada um diferencial para conquistar a confiança de novos compradores. 

No geral, investimentos em tecnologia podem evitar diversos imprevistos e dores de cabeça, como atrasos, falta de planejamento, mão de obra pouco qualificada, falta de segurança no ambiente de trabalho, dificuldade para manter uma comunicação clara e acessível para todos, desde prestadores de serviço até os contratantes. Então, se você ainda não conta com essas ferramentas no seu dia a dia, chegou a hora de mudar isso. 

Aqui, vamos explorar as diversas maneiras como a tecnologia pode otimizar a produtividade nas suas obras. Por isso, você precisa acompanhar o texto a seguir para tornar o seu negócio um grande sucesso em um mercado tão competitivo quanto o da construção civil. 

6 principais tecnologias disponíveis para a construção civil

Além da internet e dos aparelhos móveis, que já são parte da rotina pessoal e profissional das pessoas, ferramentas e máquinas modernas, investimento em capacitação a distância e materiais inovadores são algumas das facilidades proporcionadas pela tecnologia. Estas, somadas ao desempenho dos profissionais, deixam os times mais produtivos para resolver os problemas que podem ser desafiadores para empresários do setor. 

As tecnologias ajudam a diminuir o tempo de trabalho e a oferecer resultados mais satisfatórios, juntando a qualidade a um bom custo-benefício. Entre as ferramentas que oferecem essas vantagens, separamos aqui as principais disponíveis para a construção civil, acompanhe: 

  1. BIM (Building Information Modeling);
  2. Drones;
  3. Realidade Aumentada;
  4. Materiais modernos;
  5. Máquinas automatizadas;
  6. Software de gestão de obras. 

Agora que você já conhece as tecnologias, vamos entender melhor o papel de cada uma na otimização da produtividade na construção civil: 

  1. BIM (Building Information Modeling)

O BIM é um processo que envolve a criação e utilização de modelos digitais tridimensionais para planejar, projetar, construir e gerenciar infraestruturas e edifícios. Ele possibilita colocação eficiente entre os times, visualização em detalhes do projeto e identificação antecipada de possíveis problemas, o que proporciona uma tomada de decisão mais informada e redução de equívocos durante a realização da obra. 

  1. Drones

Na construção civil, os drones são utilizados para coletar dados precisos do canteiro de obra, realizando inspeções aéreas, mapeamento topográfico e monitoramento da evolução das etapas. Isso economiza recursos e tempo, além de permitir uma visão holística do local da construção e garantir mais segurança para os colaboradores que não precisam mais subir grandes alturas para fazer a verificação.

  1. Realidade Aumentada

A realidade aumentada (RA) é utilizada para sobrepor elementos digitais ao ambiente físico. Na construção, essa ferramenta pode ser usada para enxergar como um projeto será feito no local, facilitando a comunicação entre os times, a identificação de possíveis conflitos e a otimização do layout. Sem mencionar a garantia de satisfação do cliente que já vai ter uma boa noção do resultado final antes do começo da construção.

  1. Materiais modernos

Monoforte, terras soldadas, lajes mistas, painéis de EPS e microconcreto de alto desempenho são algumas das alternativas de materiais econômicos e modernos, que oferecem praticidade e qualidade para o trabalho, além de garantir maior tecnologia no setor da construção civil. Por exemplo, o concreto auto adensável em obras de edificações garante a melhoria do desempenho de materiais com ganho de eficiência e produtividade. Esses são apenas alguns dos muitos materiais que você pode usar nos seus projetos. 

  1. Máquinas automatizadas

As máquinas automatizadas fazem trabalhos com mais eficiência e rapidez, desde que haja um colaborador bem capacitado para manuseá-la. Por exemplo, no caso dos sistemas de transporte vertical e projeção de argamassas de revestimentos, uma das vantagens oferecidas é a diminuição de custos, redução dos impactos sobre a perda de qualidade durante o processo de transporte. Então, o aumento da produtividade e a redução de custos com mão de obra são dois ganhos significativos do sistema. 

  1. Software de gestão de obras

Os softwares de gestão de obras são ferramentas fundamentais para o planejamento, controle e monitoramento de projetos. Eles ajudam na criação de cronogramas, na alocação dos recursos, no acompanhamento da evolução do projeto, na gestão financeira e na comunicação entre os times.

O sistema ideal para as pequenas e médias construtoras, arquitetos e engenheiros que buscam uma solução para o gerenciamento de obras mais prático, ágil e dinâmico é o Obra Prima! Ele conta com todas as funcionalidades das ferramentas tradicionais e oferece uma interface intuitiva e custos mais acessíveis. Para conhecer todas as vantagens do nosso sistema, clique na imagem abaixo e agende uma demonstração gratuita e sem compromissos: 

A tecnologia na construção civil

Investir em maquinários, matérias e outros recursos que aumentem a produtividade na construção civil pode ser muito benéfico no curto, médio e longo prazo da sua empresa. O planejamento para empregar soluções que trazem vantagens para o seu negócio é uma alternativa segura e inteligente, confira abaixo algumas das facilidades dessas estratégias: 

  • Redução no tempo da construção;
  • Padronização das tarefas e atividades;
  • Diminuição do desperdício de recursos, materiais e mão de obra;
  • Minimização de retrabalhos;
  • Menos prejuízos com colaboradores que se machucam no ambiente de trabalho;
  • Colaboradores capacitados e bem treinados;
  • Canteiros de obras bem planejados. 

Já deu para entender como a tecnologia é uma grande aliada na busca pela otimização da produtividade na construção civil! Então, comece a usar as inovações e colher os benefícios que elas trazem para a sua construtora, como a redução dos custos, aumento da eficiência e o melhor controle dos projetos. 

O software de gestão de obras do Obra Prima oferece funcionalidades específicas para auxiliar na otimização da produtividade, sendo uma solução completa e eficiente para as necessidades da sua construtora!

Se você gostou desse conteúdo e quer ter acesso a outros, acompanhe o blog do Obra Prima, estamos sempre compartilhando dicas! Aproveite também para seguir o nosso Instagram, lá temos muitas novidades do setor. 

Pesquisar matéria

Quer transformar sua gestão de obras?

Experimente o sistema Obra Prima!

Matérias relacionadas

O papel da tecnologia na otimização da produtividade na construção civil

Descubra como a tecnologia desempenha um papel crucial na otimização da produtividade na construção civil e impulsiona o setor para o futuro.
O papel da tecnologia na otimização da produtividade na construção civil
O papel da tecnologia na otimização da produtividade na construção civil

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.