Pesquisar

O impacto da falta de planejamento de obras no sucesso de projetos de construção

Descubra como a falta de planejamento de obras pode prejudicar o sucesso de projetos de construção e aprenda a superar esse desafio.
O impacto da falta de planejamento de obras no sucesso de projetos de construção
O impacto da falta de planejamento de obras no sucesso de projetos de construção

A falta de planejamento de obras pode afetar profundamente o sucesso de projetos de construção! Descubra como solucionar esse problema. 

O planejamento de obras é a etapa mais importante para um projeto construtivo. Mas, nem sempre essa fase do processo é encarada com a sua devida seriedade, o que gera imprevistos e prejuízos, como desperdícios, perdas e atrasos. 

Esse problema é consequência da falta de conhecimento em relação a importância do planejamento de obras. Mas, a falta de tempo para prever entregas e manter as atividades dentro do prazo também são elementos que agravam ainda mais o quadro. 

Com prazos cada vez mais apertados e uma preocupação maior com o tempo do que com a qualidade do projeto entregue, agir com improviso tornou-se quase que um costume. O que nem toda empresa sabe é que esse tipo de atitude pode trazer graves consequências para a lucratividade do negócio. 

Para descobrir como acabar com esses imprevistos e prejuízos decorrentes da falta de planejamento, acompanhe o conteúdo que preparamos a seguir. 

7 erros que podem acontecer quando o planejamento não é eficiente

As empresas que não tem um planejamento bem elaborado, podem sofrer com diversos problemas, como atrasos na entrega, falta de materiais no canteiro de obras, orçamentos estourados, entre muitos outros. Por isso, é importante conhecer esses erros e saber como evitá-los: 

  1. Ausência de cronograma detalhado;
  2. Estouro do orçamento de obras;
  3. Falta de coordenação;
  4. Problemas com a qualidade;
  5. Atrasos na execução;
  6. Falta de controle do estoque;
  7. Baixa produtividade da equipe. 

Agora que você já conhece os sete erros, vamos entender melhor cada um deles para evitar que aconteçam na sua construtora, acompanhe no texto a seguir: 

  1. Ausência de cronograma detalhado

Sem um cronograma detalhado, é muito provável que aconteçam atrasos na realização de um projeto, já que não há um guia claro para seguir e acompanhar o progresso. Se você quer um modelo de cronograma gratuito que vai acabar com as dores de cabeça, clique na imagem abaixo, faça download e comece a usar: 

  1. Estouro do orçamento de obras

Sem um planejamento de custos adequado, os projetos podem acabar ultrapassando o orçamento previsto. Isso acontece devido à falta de previsão de custos de mão de obra, materiais, equipamentos e imprevistos. Então, na hora elaborar um plano para o projeto, é fundamental pensar nesses fatores. 

  1. Falta de coordenação

A falta de coordenação entre os diversos times envolvidos na obra, como engenheiros, empreiteiros, arquitetos, pode provocar erros de comunicação, sobreposição de atividades e até retrabalhos. Por isso, é essencial conseguir criar um meio em que todos se comuniquem e acompanhem a evolução do projeto em tempo real.

  1. Problemas com a qualidade

Sem um planejamento de qualidade claro, os padrões podem ser comprometidos, gerando acabamentos inadequados, problemas estruturais e a necessidade de realizar trabalhos novamente para corrigir defeitos.

  1. Atrasos na execução

A ausência de um cronograma detalhado e realista pode levar a atrasos significativos na finalização do projeto. Isso pode acontecer devido à falta de coordenação das tarefas, alocação inadequada dos recursos e do mau gerenciamento de tempo. Então, é fundamental prestar atenção nesses elementos durante a realização de uma obra. 

  1. Falta de controle do estoque

Sem um planejamento eficiente para fazer o gerenciamento do estoque, pode acontecer de faltarem materiais em momentos importantes da obra, causando atrasos e interrupções. Outro imprevisto que pode acontecer é ter o insumo lá, mas ele ter estragado/ quebrado por falta de cuidado na hora de armazenar ou manusear. 

Além disso, um aspecto importante na hora de lidar com o estoque é evitar que os materiais sobrem, afinal, isso pode gerar prejuízos para a sua empresa e para o projeto. 

  1. Baixa produtividade da equipe

Sem diretrizes objetivas e claras definidas, o time pode ter dificuldades em manter um ritmo eficiente de trabalho, levando a uma produtividade reduzida. Por isso, é importante que na hora de planejar a obra, tudo seja muito bem pensado e coordenado. 

As consequências para a sua empresa da falta de planejamento

Todos esses erros que citamos anteriormente têm um impacto negativo na reputação da sua construtora, como a perda de clientes e oportunidades de negócio e prejuízos financeiros. Afinal, vai se tornar cada vez mais difícil fechar novos projetos quando os seus consumidores não ficam satisfeitos com a entrega!

Para mudar esse cenário, é possível contar com um software de gestão de obras, que é capaz de auxiliar na elaboração de um planejamento eficiente, ao oferecer ferramentas para o acompanhamento do projeto em tempo real, gestão de recursos, definição de metas e prazos realistas, entre muitas outras vantagens. 

A importância de um planejamento de obras bem feito

É impossível realizar uma obra sem planejamento. Afinal, essa etapa serve como um guia para todas as fases envolvidas na execução de um projeto. E, no cenário atual, não existe espaço no mercado para empresas que façam obras de maneira improvisada. 

Ao fazer um planejamento de obras eficiente e coerente, é possível prever riscos, inconformidades e impactos negativos na construção. O que também ajuda a aumentar a satisfação do seu cliente. 

Além disso, uma obra atrasada pode gerar custos vindos de penalidades perante ao comprador, assim como custos indiretos e diretos não previstos no início, que podem comprometer a lucratividade esperada pela empresa. 

Realizar o planejamento de obras com eficiência permite que a construtora consiga entender melhor como cada valor deve ser aplicado, trazendo mais previsão para o acompanhamento da construção e evitando que aconteçam desvios de insumos, equipamentos, materiais ou mão de obra. 

Uma construção sem planejamento e controle, pode gerar prejuízos que podem até ser provocados pelos próprios clientes, mas que sem um planejamento inicial, a empresa terá grande dificuldade de comprovar e, portanto, pequenas chances de ser ressarcida.

Nesse sentido, um software de gestão de obras é fundamental, ele dá um controle muito maior em relação a todas as etapas do seu projeto e consegue centralizar as informações, permitindo o acesso em qualquer lugar, a qualquer momento. 

Para conhecer um sistema ideal para pequenas e médias construtoras, arquitetos e engenheiros que buscam uma solução prática, dinâmica e muito eficiente de gestão de obras, clique na imagem abaixo, agende uma demonstração para conhecer todas as vantagens e funcionalidades do Obra Prima e descubra como esse ferramenta pode mudar a sua vida no setor: 

Se você gostou desse conteúdo e quer ter acesso a outros, clique aqui e acompanhe o nosso blog, estamos sempre compartilhando novidades. Aproveite também para seguir a nossa conta no Instagram! 

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.