Pesquisar

NUNCA deixe de fazer o acompanhamento do orçamento de obras

Quer melhorar o seu acompanhamento de obras? Você sabe o que acontece quando você não faz? Descubra aqui e saiba como pode melhorá-lo:
NUNCA deixe de fazer o acompanhamento do orçamento de obras
NUNCA deixe de fazer o acompanhamento do orçamento de obras

Você tem o hábito de fazer o acompanhamento do orçamento de obras? Descubra aqui qual é a importância e os principais motivos dessa tarefa ser tão importante para o sucesso na construção civil! 

Sem fazer esse controle de perto, as construtoras só descobrem se o projeto vai dar lucro ou prejuízo quando chega ao final. E isso vai atrapalhar a empresa na hora de evitar perder dinheiro. Sem um preparo ou um acompanhamento, os gastos inesperados vão aparecer, crescer e SAIR DO SEU BOLSO. Essa tarefa é importante e não pode ser ignorada ou esquecida. 

Ao fazer um bom acompanhamento, a construtora consegue reduzir os erros que podem gerar prejuízos. Isso evita problemas e surpresas tanto durante o projeto quanto na hora de entregar para o cliente.

Leia também: 

Como fazer o acompanhamento de obra do jeito certo? | Obra Prima

Impactos da falta do acompanhamento do orçamento de obras

A falta desse controle pode gerar várias consequências para as construtoras, entre eles podemos citar: 

  • falta de controle do orçamento;
  • falta de prevenção aos prejuízos (mesmo não dando para mudar o orçamento, caso apareça algum imprevisto é possível tomar algumas atitudes para resolver o problema);
  • falta de acesso aos relatórios orçamentários que podem ajudar a vislumbrar a lucratividade da obra;
  • não tem acesso ao previsto e realizado na construção civil, isso é algo essencial para entender e acompanhar a obra;
  • entre muitos outros impactos… 

É através de um bom acompanhamento e controle no orçamento de obras que os projetos se tornam mais assertivos e lucrativos para as construtoras. Isso vai evitar desperdícios de materiais possibilitando criar uma boa base de composição e insumos, traz mais confiança e credibilidade para os projetos e, no caso de empreendimentos comerciais, assegura mais rentabilidade no momento de criar preços e realizar as vendas. 

Como acompanhar o orçamento de obras?

Para fazer esse controle do previsto e realizado na construção civil, existem algumas medidas que podem ser adotadas pelas construtoras, como: 

  1. Estabelecer uma comunicação integrada;
  2. Vincular as informações de fluxo de caixa com as das obras;
  3. Fazer um bom planejamento estratégico;
  4. Organizar o orçamento de obras;
  5. Investir em um software de gestão de obras. 

Vamos entender melhor cada um desses tópicos:

1. Estabelecer uma comunicação integrada

Manter todas as áreas da construtora informadas é um ponto-chave para o sucesso de qualquer trabalho. Na construção civil, isso não é diferente e é essencial para o acompanhamento do orçamento de obras. 

Analisar a saúde financeira da sua construtora é uma atividade longa, porque cada obra tem um planejamento único e individual. Mas, sabemos que a falta de tempo na rotina pode prejudicar o controle das informações. Além disso, muitos dados estão espalhados em lugares e nem sempre o fluxo de caixa está atualizado, sem mencionar a falta de comunicação interna que se atropela. 

Por isso, se a sua construtora consegue estabelecer uma boa comunicação integrada entre todos os setores e colaboradores, fica mais fácil fazer o acompanhamento dos orçamentos.

Leia também: 

Planejamento de obras: como comunicá-lo ao cliente? | Obra Prima

2. Vincular as informações de fluxo de caixa com as das obras

Outro ponto fundamental para o sucesso da sua empresa é o controle das informações de fluxo de caixa de cada uma das obras. Gerenciar um projeto significa administrar o cumprimento do cronograma e a previsão financeira, gerenciando profissionais que têm práticas e formações diversas. 

A comunicação entre o canteiro de obras e o escritório precisa acontecer sistematicamente para que o controle de todo trabalho seja medido sem perder dinheiro nem tempo. Dessa maneira, é essencial que os relatórios gerados sejam compartilhados com pessoas e departamentos específicos, para que as decisões estratégicas possam ser tomadas, principalmente quando o assunto é orçamento. 

3. Fazer um bom planejamento estratégico

Não é surpresa para ninguém que imprevistos acontecem. Ainda mais na área da construção civil, em que as incorporadoras e construtoras dependem muitas vezes de mão de obra terceirizada e fornecedores de insumos. Um atraso ou falta de algum material pode atrapalhar o seu orçamento. 

É daí que surge a necessidade de fazer um bom gerenciamento. Afinal, a elaboração de um bom cronograma de obras evita erros desnecessários que podem atrapalhar o seu planejamento financeiro. 

Dessa maneira, no momento de criar o orçamento e o cronograma, dê espaço para imprevistos, preste atenção em feriados, fins de semana e outros eventos que podem atrasar a entrega ou o trabalho no canteiro. 

O planejamento precisa considerar todos os riscos existentes, como falta de materiais, chuvas e atrasos… Tudo isso vai afetar diretamente o seu planejamento de custos do projeto. 

4. Organizar o orçamento de obras

Já existem ferramentas e sistemas que ajudam o acompanhamento do orçamento de obras, mas eles sozinhos não fazem tudo. Para você evitar erros na sua construção, separamos aqui 7 itens que não podem faltar na sua análise: 

  1. Calcular o BDI;
  2. Aplicar o BDI linearmente em toda a sua planilha;
  3. Atribuir uma composição de preços para cada um dos serviços necessários para o projeto; 
  4. Considerar os custos indiretos e acessórios necessários;
  5. Encontrar o preço de venda;
  6. Incluir os impostos e o lucro desejado;
  7. Fazer o fechamento da planilha com o preço de venda.

Um controle eficiente é o maior aliado das equipes que trabalham no canteiro de obras, porque podem assegurar um olhar rigoroso sobre todos os elementos que aceleram ou atrasam o ritmo do projeto. É também o melhor amigo de quem quer estabelecer e cumprir prazos realistas. 

Tudo isso vai fazer toda a diferença no seu orçamento de obras e é impossível sem um acompanhamento de perto. 

5. Investir em um software de gestão de obras

No hora de fazer o acompanhamento do orçamento de obras e de tudo que acontece nos seus projetos, um software é o seu amigo número um. Essa ferramenta vai facilitar diversas tarefas e automatizar outras que você não vai mais precisar fazer manualmente. 

Conheça o sistema do Obra Prima, ideal para pequenas e médias construtoras que querem crescer e lucrar no setor da construção civil. Agende uma demonstração gratuita. 

Software de gestão de obras

Coloque em prática na sua construtora

Você já faz o acompanhamento do orçamento de obras? Se ainda não, chegou a hora de começar a fazer. Já deu para entender a diferença que isso faz para a sua construtora. 

Então, siga as nossas dicas e veja como isso vai transformar a realidade e os lucros dos seus projetos. 

Também fique de olho no nosso blog para mais dicas e conteúdos exclusivos sobre construção civil e se ainda não segue, já siga o Obra Prima no Instagram. Não deixe de ouvir nenhum episódio do nosso podcast, clique na imagem abaixo para dar o play.

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.