Pesquisar

Monte e apresente uma proposta de orçamento de obras eficiente

Quer encantar clientes com a sua proposta de orçamento de obras? Descubra como isso é possível aqui e traga mais projetos para a sua construtora.
Monte e apresente uma proposta de orçamento de obras eficiente
Monte e apresente uma proposta de orçamento de obras eficiente

A proposta de orçamento de obras é um ponto essencial que vai fazer toda a diferença na hora de conquistar novos clientes para a sua construtora. Aprenda aqui a melhor maneira de fazer isso de maneira eficiente. 

Aqui, não vamos ensinar como fazer o orçamento em si, mas sim como montar e apresentar uma proposta de orçamento de obras que vai ser mais atraente para os seus clientes fecharem negócio com você e com a sua construtora. 

O orçamento de obras é essencial desde o momento em que você está tentando conquistar novos clientes. Claro, todas as construtoras sabem da sua importância em todas as etapas dos projetos, mas vamos pensar em como você pode ajudar a sua construtora a conquistar mais clientes? Descubra o que a sua proposta de orçamento de obras precisa para se tornar mais atraente: 

Vamos lá:  

  • o objeto do contratado (o que o projeto engloba);
  • o que a empresa tem a oferecer para o cliente;
  • o prazo de duração do contrato;
  • o prazo de validade da proposta que está sendo apresentada;
  • a mensuração dos custos;
  • os dados essenciais sobre a construtora ou o engenheiro. 

Esse é o básico, acompanhe o texto para criar uma proposta de orçamento de obras que vai chamar a atenção do seu cliente e fazer ele fechar negócio com você. 

Como conquistar o cliente com um orçamento de obras?

Você já deve ter se feito essa pergunta. Para entender como podemos fazer isso, siga essas oito dicas: 

  1. Conheça quais são as necessidades do cliente;
  2. Demonstre que você tem os conhecimentos necessários para resolver o problema;
  3. Mostre a expertise da sua construtora para executar o que foi contratado;
  4. Descreva com o máximo de detalhes os serviços da sua proposta e os objetivos;
  5. Informe o investimento necessário para executar cada etapa do projeto;
  6. Apresente os prazos de execução dos projetos e outras datas importantes;
  7. Faça uma revisão da proposta antes de qualquer coisa;
  8. Tire todas as dúvidas e se mostre à disposição. 

Agora que você já conhece as dicas, vamos entender melhor cada um desses tópicos: 

1. Conheça quais são as necessidades do cliente

Para uma construtora crescer e se destacar no mercado, é necessário que ela atue nas dores dos seus clientes. Ou seja, você precisa compreender o que ele precisa e, a partir disso, desenvolver como vai trabalhar. 

Essa deve ser a sua primeira ação, isso significa que antes de procurar a calculadora e começar a fazer cálculos, descubra o que aquele cliente precisa e como você pode ajudar – isso diminui a oferta de serviços sem necessidade. 

2. Demonstre que você tem os conhecimentos necessários para resolver o problema

Estude o projeto em questão, não economize nas visitas ao lugar em que ele vai acontecer, explore e estude os problemas e as dificuldades que serão enfrentadas, entenda a necessidade do seu cliente. Demonstre para ele que você conhece o lugar, o projeto, as necessidades e o que precisa ser feito para entregar o que ele quer. 

3. Mostre a expertise da sua construtora para executar o que foi contratado;

Essa é a junção dos dois anteriores. Além disso, disponibilize informações e dados sobre serviços similares que a sua construtora já fez, ou seja, faça desse material uma divulgação da sua empresa. O ideal é que tenham sugestões de melhorias para os projetos expostos pelo contratante para deixar o cliente ainda mais surpreso e se diferenciar da concorrência

4. Descreva com o máximo de detalhes os serviços da sua proposta e os objetivos 

O próximo passo para criar a sua proposta de orçamento de obras é a descrição detalhada dos serviços ofertados. Para isso, é preciso fazer a conexão de cada serviço com os objetivos dentro do projeto. Note que essa é uma etapa mais objetiva, em que ele poderá fazer uma análise daquilo que está sendo oferecido de maneira mais racional e direta.   

Importante: seja claro e direto nessa exposição, porque não é interessante deixar espaço para dúvidas em relação à sua atuação e aos resultados que vão ser atingidos. 

Uma estratégia inteligente é fazer uma listagem do serviço de maneira prática, por exemplo: “faremos o projeto da construção, e, assim, asseguramos que a execução da obra está dentro da lei e das normas regulamentadoras exigidas pela lei”. 

5. Informe o investimento necessário para executar cada etapa do projeto

Bom… isso é uma proposta de orçamento de obras, claro que você vai informar o investimento necessário. Mas é importante tomar cuidado com a forma que você faz isso. Deixe o mais claro possível para onde o dinheiro vai, o que pode mudar, o que vai exigir um investimento maior, o que é possível economizar sem perder qualidade. Isso tudo vai inspirar mais confiança e segurança no cliente.

Por isso, quanto melhor você descrever cada etapa, indicar onde pode acontecer alguma alteração e outras informações interessantes, mais fácil fechar negócio e deixar o seu cliente tranquilo. 

E, para ajudar a sua construtora a manter esse planejamento sem imprevistos ou prejuízos, você pode usar ferramentas de gestão de obras, como o Obra Prima. Conheça os nossos recursos e soluções. 

6. Apresente os prazos de execução dos projetos e outras datas importantes

Ser honesto e objetivo com o seu cliente em potencial pode ser um grande diferencial competitivo. Por isso, é fundamental que você apresente todas as informações mais importantes relacionadas à realização do serviço que está sendo contratado, entre elas, vale destacar: 

  • o prazo para realizar o projeto;
  • os detalhes da entrega – o que vai ser entregue durante e ao final do projeto;
  • o cronograma de trabalho – prazos estabelecidos para cada uma das etapas;
  • as responsabilidades de cada parte – regras que devem ser observadas por ambas as partes do contrato;
  • as formas de pagamento;
  • a validade da proposta apresentada – para que o cliente entenda a necessidade de um retorno. 

7. Faça uma revisão da proposta antes de qualquer coisa

Agora que você já montou a sua proposta de orçamento de obras, faça uma revisão, veja se tem algum ponto faltando ou errado. Até erros de digitação podem fazer a diferença na hora conquistar ou não um novo cliente.

Se você tiver tempo, peça para outra pessoa ler, ver algo que você não conseguiu enxergar. Às vezes, ficamos tanto tempo trabalhando em algo que acabamos perdendo um pouco a visão do todo. Um olhar novo e descansado sempre traz uma outra perspectiva que pode fazer toda a diferença. 

8. Tire todas as dúvidas e se mostre à disposição 

Agora chegou a hora de tirar todas as dúvidas do seu cliente, fazer ajustes caso seja necessário! Se mostre à disposição e pronto para responder qualquer pergunta que possa surgir.

Leia também: 

8 segredos para o orçamento de obras perfeito! | Obra Prima

Chegou a hora de encantar o seu cliente

Agora você já sabe como propor um orçamento, você vai conseguir fechar mais negócios e conquistar mais projetos. Para ajudar a sua construtora nessa missão e em muitas outras, conheça o software de gestão de obras que encanta os clientes! Descubra conheça algumas das vantagens aqui:

Quer conhecer mais do software de gestão de obras do Obra Prima, clique na imagem abaixo e agende a sua demonstração gratuita. Para acompanhar tudo que acontece no setor da construção civil, siga o Obra Prima no Instagram e fique de olho no nosso blog, estamos sempre compartilhando conteúdos exclusivos. 

software de gestão de obra

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.