Menu

Metaverso na construção civil: o que o futuro nos reserva?

Gabriela Pereira de Souza

Compartilhe nosso conteúdo

Metaverso na construção civil? Parece papo de louco, mas muito se fala sobre como essa tecnologia será utilizada no setor. Descubra o que é essa novidade que todo mundo está falando e como ela vai impactar o setor. 

O mundo inteiro está falando sobre o metaverso… E não é de hoje. Lá em 1992 o assunto já era tratado em livros de ficção científica, mas hoje, deixou as páginas das fantasias e dos romances para ocupar a realidade, e inclusive, a realidade da construção civil. Mas antes de entender o impacto do metaverso na construção civil, primeiro, precisamos entender o que é esse avanço tecnológico. 

O metaverso é um tipo de universo virtual que apresenta a realidade em um mundo totalmente digital, compartilhado e imersivo. Em outras palavras, se trata da criação de um lugar que replica a realidade através de dispositivos tecnológicos. A ideia é conectar várias plataformas e ter um espaço compartilhado por todos, constituído basicamente pela união da realidade aumentada, virtual e da internet. 

Isso possibilita que os usuários se encontrem, trabalhem, joguem e socializem dentro de ambientes tridimensionais. A partir do metaverso é possível recriar experiências físicas em ambientes virtuais, aproximando clientes de maneira personalizada e completamente segura. 

Agora que você já entendeu o que é o metaverso, vamos descobrir como ele funciona e como isso vai afetar o setor construtivo. 

Impacto do metaverso na construção civil

Os avanços tecnológicos na construção civil provocam muitas mudanças no setor, e com a chegada dessa tecnologia não foi diferente, confira aqui as principais aplicações e o impacto do metaverso na construção civil: 

  1. Canteiro de obras no metaverso;
  2. Lançamentos em 3D;
  3. Cidades planejadas;
  4. Gamificação das visitas; 
  5. Gêmeos digitais;
  6. Inovações que surpreendem os clientes
  7. Novos investimentos financeiros e negócios;
  8. Projetos mais responsáveis e inclusivos.  

Vamos entender melhor cada um desses pontos: 

1. Canteiro de obras no metaverso

De acordo com os especialistas, os ambientes virtuais podem ajudar a aprimorar as técnicas da construção e o trabalho de engenheiros e arquitetos ao longo das obras. Por exemplo, no metaverso, será possível trabalhar remotamente de maneira integral, sem abrir mão de interagir com os colegas e o ambiente.

Não só isso, mas também os processos podem se tornar mais dinâmicos, proporcionando aos clientes uma experiência imersiva dentro do futuro imóvel ao interagir com objetos digitais de maneira muito convincente. Seria como se eles estivessem em cada um dos cômodos presencialmente, usando apenas o óculos de realidade virtual. 

Os ambientes e avatares 3D conseguem simular um showroom, evitando o deslocamento e o contato – algo muito vantajoso no contexto de pandemia. 

Leia também: 

6 tecnologias imprescindíveis para a construção civil | Obra Prima

2. Lançamentos em 3D

Os lançamentos 3D já são realidade para muitas construtoras e, principalmente, para as incorporadoras no momento de apresentar as obras para os interessados, através de maquetes estruturais e arquitetônicas. Isso ajuda muito as empresas no seu processo de venda, já que os clientes conseguem analisar o empreendimento. 

Da mesma maneira, a organização é capaz de diminuir os erros, e minimizar o tempo e a mão de obra envolvida no processo. É fundamental destacar também que, com o metaverso, o cliente vai viver a experiência e sentir como se estivesse dentro da casa já pronta. 

Leia também: 

BIM: avanços da tecnologia na construção civil | Obra Prima

3. Cidades planejadas

Outro grande benefício da virtualização na construção civil é a criação de cidades inteiras, projetadas a partir de gêmeos digitais de última geração. Usando esse sistema, será possível desenvolver regiões urbanas completamente planejadas, levando em consideração os interesses da população e das autoridades. 

Nesse espaço digital, os arquitetos e engenheiros poderão prever e resolver prováveis problemas habitacionais, definir rotas alternativas para otimizar o tráfego de veículos ou estabelecer a quantidade de prédios e edifícios que podem ser construídos em uma determinada área, melhorando a distribuição dos espaços de maneira muito mais precisa e assertiva.  

O metaverso na construção civil vai possibilitar que os profissionais trabalhem e elaborem os seus projetos ao mesmo tempo que conversam com os clientes, realizando ajustes necessários para personalizar as obras, aproximando construtores, empreendedores e os futuros moradores que não precisam estar perto uns dos outros. 

4. Gamificação das visitas 

Essa tecnologia possibilitou oferecer aos interessados a oportunidade de conhecer os imóveis sem precisar sair de casa. A empresa pode criar um Tour Virtual 360° personalizado, que diminui de maneira significativa os custos com visita e melhora a experiência do cliente. Também conta com dados de acesso e visitas, tudo isso de uma forma muito simples e prática. 

5. Gêmeos digitais

Esse conceito de gêmeos digitais está relacionado às representações de projetos.. Por exemplo, quando o prédio é construído no meio digital, é possível simular ações do tempo e de condições climáticas, através do input de vários dados e do uso da inteligência artificial. 

Isso torna possível realizar o cálculo de características como pressão, disposição de peso, vento, entre outros aspectos naturais. Dessa maneira, a tecnologia é de grande utilidade nas simulações digitais de projetos, o que proporciona uma resposta ideal sobre qual é a melhor forma de projetar um empreendimento, evitando erros de planejamento e problemas estruturais. 

6. Inovações que surpreendem os clientes

Não é segredo que o cliente gosta de ser surpreendido positivamente. Quando você consegue mostrar como a sua casa vai ficar antes mesmo do projeto terminar e ele sente como se realmente estivesse lá, esse é um grande diferencial e uma surpresa que vai facilitar muito a venda, além de assegurar a satisfação com a entrega. 

7. Novos investimentos financeiros e negócios

As pessoas se assustam quando é proposto grandes decisões envolvendo dinheiro, mas é possível mostrar aos clientes algo que eles não podem imaginar, e a oportunidade de fechar um negócio na construção civil aumenta significativamente. 

Com o metaverso, arquitetos e engenheiros conseguem oferecer soluções de maneira a atender milhares de pessoas simultaneamente, superando as barreiras geográficas.

8. Projetos mais responsáveis e inclusivos  

A tecnologia do Metaverso na construção civil ajuda a unir as culturas. Representa também e, de certa forma, “materializa” uma grande variedade de desejos que não seriam possíveis no mundo físico. Ou ainda possibilita que as pessoas experimentem estilos de vida que não podem ter naquele momento. Além de ajudar na possibilidade de criar projetos mais responsáveis e inclusivos, uma vez que o cliente vai conseguir ver se aquela construção atende às suas necessidades ou não de maneira mais palpável. 

Gestão de obras: os avanços tecnológicos na construção civil

Não é novidade para ninguém que acompanhar as inovações tecnológicas é fundamental para o sucesso das obras e da construtora. E, com certeza, essa nova tecnologia do metaverso na construção civil vai mudar muito o mercado. Por isso, a sua empresa não pode abrir mão de ficar por dentro do impacto no setor. 

E mesmo que pareça uma realidade distante, você não pode perder a hora de investir e aproveitar as vantagens dessa tecnologia para o seu negócio. Se a sua construtora quer encontrar formas de inovar e usar os avanços tecnológicos, clique aqui e conheça o software de gestão de obras do Obra Prima.

Para não perder nenhuma novidade e descobrir mais sobre o metaverso na construção civil, leia os conteúdos exclusivos do nosso blog e siga o Obra Prima no Instagram. Não perca também os episódios do Obra Cast, para ouvir, clique na imagem abaixo. 

banner obracast

Pesquisar matéria

Quer transformar sua gestão de obras?

Experimente o sistema Obra Prima!

Matérias relacionadas

Metaverso na construção civil: o que o futuro nos reserva?

Já pensou no impacto do metaverso na construção civil? Descubra o que essa tecnologia vai trazer para o setor e quais serão as consequências. Confira:
Metaverso na construção civil: o que o futuro reserva?
Metaverso na construção civil: o que o futuro reserva?

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.