Pesquisar

Me formei em Engenharia Civil, e agora?

jovem engenheiro civil formado
jovem engenheiro civil formado

Está prestes a se formar ou acaba de pegar diploma de engenheiro civil? Antes de mais nada, parabéns por seguir o seu objetivo e cumprir com sucesso os cinco anos do curso de Engenharia Civil. Afinal, só você sabe o quanto lutou para chegar a este momento.

Agora, se está tendo aquela crise de ansiedade típica de recém-formados, como “me formei em Engenharia Civil, e agora?”, mantenha a calma.

O que você precisa ter em mente daqui para a frente é determinação e otimismo. Afinal, o setor se recuperou da crise e voltou a crescer mais do que o PIB brasileiro. E, além da retomada da construção civil, depois de cinco anos em queda, as vagas no setor cresceram 9% no último ano.

Para ajudá-lo a seguir em frente e conquistar seus próximos objetivos, seja casa nova, carro ou trabalhar na empresa dos seus sonhos, preparamos uma lista com tudo o que um profissional de Engenharia Civil precisa saber para se inserir no mercado de trabalho. Afinal, já se foi o tempo em que ter diploma na mão era a certeza de um bom emprego.

Vamos em frente? Boa leitura!

7 dicas para quem se formou e quer seguir a profissão de engenheiro

Se você ainda não tem a carteirinha do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CREA), este é o próximo passo. 

Já tem? Então, é hora de se preparar para se tornar o profissional de Engenharia Civil que todo cliente quer para o projeto de obra!

Confira o que você precisa ter para seguir a profissão de engenheiro civil com sucesso:

1. Planejamento e gerenciamento de empresa

Quais são as suas próximas metas e qual carreira você quer seguir? 

Ao estabelecer o que quer conquistar a curto, médio e longo prazo fica muito mais fácil continuar a evoluir na Engenharia Civil.

Procure pensar em quais cursos quer fazer para complementar a carreira. Não precisa escrever em um esboço exatamente o nome deles, mas pelo menos anotar ideias sobre o que quer aprender e o que precisa desenvolver para chegar à posição que deseja.

Quer uma ajuda? Após a conclusão da graduação, é possível seguir na vida acadêmica e optar por três tipos de cursos:

  1. Especialização, para se inteirar sobre temas específicos e tendências mais recentes, além de ter o título de especialista.
  2. MBA, para empreender na construção civil e conhecer mais sobre gestão empresarial. 
  3. Mestrado, para atuar na área acadêmica e receber o título de mestre.

Mas, se preferir, pode ainda recorrer a cursos rápidos oferecidos em plataformas digitais privadas para atualizar conhecimentos. Eduk, Instituto Universal Brasileiro, Portal Educação e Udemy são algumas delas. 

2. Ampliar a rede de contatos

Pode parecer clichê falar no famoso networking, mas formar uma rede de contatos profissionais é essencial para chegar ao lugar que deseja. Isso porque é muito mais difícil chegar sozinho aonde você quer.

Por que é importante? Além do famoso Q.I. (“quem indica”), o networking é fundamental para criar parcerias estratégicas que possam te ajudar no futuro. 

Imagine se, no trabalho em Engenharia Civil, você recebesse o desafio de desenvolver um projeto de obra complexo sem ter capacidade para dar conta de tudo o que precisa ser feito? Com a ajuda de parceiros, essa tarefa certamente seria muito mais fácil. 

Não formou uma rede de contatos durante a faculdade? Calma que ainda dá tempo. Participar de eventos da área de Engenharia Civil é um bom começo. 

Só não se esqueça da velha expressão que diz que quem não é visto não é lembrado. Lembre-se de alimentar sua rede de contatos todos os dias.

3. Não ter medo de perguntar e de trocar conhecimentos

Já ficou em dúvida sobre algo que não sabe e deixou passar a oportunidade de perguntar por medo de parecer uma pergunta boba? Quebre esse estigma.

Ao ter humildade de chegar até as pessoas que sabem mais que você e fazer a sua pergunta, poderá aprender mais, além de demonstrar proatividade

Perguntar e trocar conhecimento com outras pessoas são duas bases importantes para que você possa se desenvolver ainda mais.

4. Currículo bem elaborado e atualizado

Sabemos bem que lidar com a ansiedade de entrar no mercado de trabalho logo após o término da faculdade é um desafio. Mas isso não deve servir de justificativa para elaborar um currículo cheio de mentiras para tentar impressionar o gestor de RH da empresa de Engenharia Civil dos seus sonhos. Certo?

Mentira tem perna curta e, cedo ou tarde, alguém descobrirá a verdade. E não tenha dúvida: ser conhecido como um profissional mentiroso não é nada bom.

Ainda sobre erros comuns entre engenheiros civis recém-formados e seus currículos está a falta de preocupação em manter o currículo e o perfil no LinkedIn atualizados e com informações corretas.

Esse é o seu caso? Então, aqui vai um bom motivo para dedicar algumas horas em complementá-los assim que terminar de ler este artigo: são os principais cartões de visita que o empregador e o próprio cliente podem ter

Pense com a gente: se você não explicar ao certo quem você é, quais habilidades tem e o que sabe, quem vai fazer isso? 

Por essas e todas as outras, cuide com carinho de cada uma dessas vitrines profissionais.

5. Não tenha medo de arriscar

Na faculdade você aprendeu que grandes empreendimentos também acontecem de grandes riscos, não é mesmo?

Então, por que não sair da zona de conforto e quebrar barreiras para conquistar o emprego dos seus sonhos na Engenharia Civil? 

Tome como exemplo a história do criador do Obra Prima. Se ele não tivesse se arriscado em construir um sistema prático e simples para ajudar pequenas construtoras a controlarem seus projetos, você não estaria lendo este post hoje. 

Foi a partir do protagonismo dele que mais e mais profissionais da Engenharia Civil passaram a usar nosso software de gestão de obras e a aprender mais sobre o que precisam para o sucesso.

6. Focar no aprendizado e não apenas no salário

Sabemos que dinheiro é importante e que ter acesso a um bom salário faz a diferença para entrar e permanecer em um emprego. Mas não é a remuneração que vai te tornar um profissional ainda mais completo e à frente do mercado, e sim o caminho a ser trilhado.

Confira quatro dicas essenciais sobre o que o profissional de Engenharia Civil precisa aprender para se destacar hoje:

Conceito BIM

BIM significa Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção e se tornou um conhecimento obrigatório na Engenharia Civil. Entenda por quê.

Excel

Engenheiro civil que não manja de Excel não é engenheiro civil. Se você tem dificuldade para lidar com cálculos, números e planilhas do programa, saiba que já existe curso gratuito de Excel Avançado e com certificado emitido pela Universidade de Brasília (UnB). Saiba mais.

Ferramentas relacionadas 

Com a tecnologia evoluindo a passos largos, aprender a usá-la para melhorar a gestão de obras e de projetos pode ser um diferencial profissional. Que tal começar pelo Obra Prima? Você pode agendar uma demonstração para entender como funciona e conhecer suas vantagens.

Sustentabilidade na construção civil

Para aprender mais sobre tecnologias e materiais para construções sustentáveis, uma importante tendência da construção civil, veja esses cursos em modalidade de ensino a distância. Também oferecem certificado.

7. Paciência para adquirir experiência

Por último, mas não menos importante, está a paciência. O que todo profissional precisa ter para alcançar sucesso profissional, mas poucos conseguem.

Embora a vontade de subir rápido na carreira seja o desejo de todo engenheiro civil recém-formado, isso pode levar tempo. Portanto, lembre-se de que o caminho a ser trilhado e o seu protagonismo a seguir aprendendo por ele é muito mais importante que um bom salário. Afinal, ele certamente virá como uma consequência futura se você se comprometer em dar o melhor de si e continuar a evoluir profissionalmente.

Sentiu-se um pouco mais motivado ao ler este post com dicas que vão te ajudar a trilhar a carreira dos seus sonhos na Engenharia Civil? Então, aproveite para compartilhar o link com aquele colega da faculdade que anda meio desanimado. Vocês podem crescer juntos! 

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.