Menu

Materiais de construção utilizados em obras e suas novas tecnologias

Amanda Gregio

Compartilhe nosso conteúdo

Descubra quais são os materiais de construção civil mais usados e as novas tecnologias. 

Certamente, a escolha dos materiais de construção corretos desempenha um papel crucial na segurança, durabilidade e eficiência de qualquer projeto, seja comercial ou residencial. 

Por isso, neste artigo, vamos explorar os principais produtos disponíveis no mercado.

Quais são os materiais mais utilizados na construção civil?

A construção civil é um setor muito tradicional, que já passou por diversas mudanças. Confira a seguir oito materiais mais utilizados:  

  1. Cimento e concreto;
  2. Areia;
  3. Tijolos;
  4. Madeira;
  5. Telhas;
  6. Pedra brita;
  7. Aço;
  8. Vidro. 

Então agora que sabe quais são, entenda melhor cada um: 

1. Cimento e concreto

    É um agente ligante usado para unir os componentes dos materiais que o cercam. O cimento Portland, o tipo mais comumente utilizado atualmente é conhecido por sua resistência e durabilidade, produzido a partir de calcário, argila e minério de ferro, que são moídos em pó e submetidos a altas temperaturas em fornos especiais. 

    A substância é misturada com água para formar o concreto, uma combinação de agregados (como pedra brita e areia) e água. Além disso, o concreto é muito aplicado em fundações, pilares, paredes e lajes, devido à sua resistência e capacidade de se adaptar a diversas formas e tamanhos.

    2. Areia

      Um dos principais agregados que é combinado com outros materiais mais rígidos, como o concreto mencionado anteriormente. Sendo um granular composto de pequenos grãos de rocha triturada. 

      Utilizada principalmente na fabricação de argamassa, proporcionando resistência e coesão. Além disso, é fundamental na preparação de superfícies antes da aplicação de revestimentos, como reboco e pintura. 

      3. Tijolos

        Os tijolos são produzidos a partir de argila ou outros produtos cerâmicos, que são queimados e soldados em altas temperaturas, proporcionando durabilidade, resistência e isolamento térmico. 

        Existem diversos tipos, incluindo os maciços, furados e refratários. Utiliza-se na construção de paredes, chaminés, muros e outras estruturas internas, confira três: 

        • Tijolos comuns: feitos de argila e cozidos a altas temperaturas para torná-los resistentes ao fogo e à água. 
        • Tijolos refratários: materiais especiais suportam altas temperaturas e utiliza-se em fornos e chaminés.
        • Tijolos de vidro: emprega-se principalmente vidro triturado em aplicações decorativas   

        Os tijolos podem se deteriorar ou quebrar com o tempo e podem requerer reparos ou substituição. Se realizada a manutenção, podem durar séculos. 

        4. Madeira

          É um material natural muito usado na construção civil. Valorizado pela versatilidade, estética e resistência, já que pode ser moldado em várias formas, desde tábuas e toras até paineis laminados e compensados. 

          Atualmente, na arquitetura urbana, é muito aplicado na construção de pisos, telhados, móveis e paredes. Além disso, é uma solução sustentável, por ser um recurso renovável. 

          5. Telhas

            Elementos importantes na construção dos telhados. As telhas podem ser feitas com metal, ardósia, cerâmica, entre outros. Já as de cerâmicas são tradicionais e proporcionam um isolamento acústico e térmico, também são resistentes ao fogo e têm uma boa variedade de cores e estilos. 

            As telhas de ardósia são conhecidas pela durabilidade excepcional e elegância, sendo frequentemente usadas em estruturas de alta qualidade. E, as metálicas são leves, resistentes e precisam de pouca manutenção. 

            6. Pedra brita

              É um agregado usado em diversas etapas da construção civil, sendo o resultado da trituração de rochas maiores. 

              Afinal, é utilizada como componente do concreto, proporciona resistência mecânica e estabilidade, sendo aplicada na pavimentação de estradas, na formação de base para pisos e como material de drenagem.  

              7. Aço

                Um dos materiais mais importantes na construção civil, muito usado devido às propriedades versáteis e duráveis. É uma liga de carbono e ferro, com a adição de outros elementos para otimizar as características. Pode ser utilizado em estruturas, como vigas, pilares, colunas, etc. 

                8. Vidro

                  Material de construção transparente muito comumente usado em portas e janelas, pode ser aplicado também para separar ambientes e outras soluções de acabamento. Existem diversos tipos:

                  • Temperado: passa por um processo de tratamento térmico para torná-lo resistente à quebra, é uma excelente solução para portas e janelas. 
                  • Laminado: constituído de camadas coladas com algum outro insumo, por exemplo, o plástico, dando mais resistência a possíveis impactos.
                  • Reflexivo: também conhecido comercialmente como vidro espelhado, é um material com tratamento em metal que reflete a luz. É ideal para melhorar a privacidade e oferecer controle do calor, já que funciona como um isolante térmico. 

                  Conheça 10 novas tecnologias de materiais de construção civil!

                  O setor da construção civil está sempre em evolução e transformação. Por isso, é importante ficar de olho para não acabar ficando para trás. Então, confira 10 tecnologias de materiais de construção civil:

                  1. Bioconcreto;
                  2. Telhas fotovoltaicas de concreto;
                  3. Tinta solar;
                  4. Tinta ecológica;
                  5. Lã de garrafa pet;
                  6. Concreto autoadensável;
                  7. Areia artificial;
                  8. Steel framing;
                  9. Paineis de concreto leve;
                  10. Concreto refrigerado com nitrogênio líquido. 

                  A seguir, entenda melhor cada um: 

                  1. Bioconcreto

                    Projeta-se para ser auto regenerativo, isso quer dizer que é capaz de se reparar sozinho. Além disso, ele tem bactérias que produzem um tipo de mineral, calcita, quando entram em contato com a água, preenchendo rachaduras e fissuras. 

                    2. Telhas fotovoltaicas de concreto

                      São telhas que integram células fotovoltaicas para captar energia solar e transformá-la em eletricidade. Afinal, desempenham o papel de cobertura de edifícios e oferecem energia limpa. 

                      3. Tinta solar

                        Possibilita que superfícies pintadas com tinta especial capturem energia solar e a convertam em eletricidade. É uma forma inovadora de aproveitar espaços verticais para a geração de energia. 

                        4. Tinta ecológica

                          Produzidas com materiais de baixo impacto ambiental, com menor quantidade de compostos orgânicos voláteis (VOCs) e outras substâncias nocivas. São mais ecologicamente corretas e contribuem para a qualidade do ar nos ambientes internos.  

                          5. Lã de garrafa pet

                            Isolamento acústico e térmico feito a partir da reciclagem das garrafas PET. Além disso, é uma solução sustentável ao uso de materiais convencionais, como lã de vidro, e contribuindo para diminuir os resíduos de plástico. 

                            6. Concreto autoadensável

                              Possui alta fluidez e capacidade de se autonivelar, dispensando a necessidade de vibrações no processo da aplicação. Isso aumenta a qualidade e produtividade das estruturas. 

                              7. Areia artificial

                                Produzida a partir de resíduos de pedreira, de construção e demolição, pó de pedra, entre outros, essa é uma alternativa sustentável às areias naturais, já que a extração causa danos ambientais significativos.

                                8. Steel framing

                                  É um sistema construtivo que usa perfis de aço galvanizado para a estruturação de edifícios mais rápido, leve e eficiente quando comparado aos métodos tradicionais, além disso, oferece maior flexibilidade no design e melhor desempenho térmico.  

                                  9. Paineis de concreto leve

                                    São paineis pré-fabricados de concreto com agregados leves, como perlita ou espuma de poliestireno expandido (EPS). Uma vez aplicados em paredes, lajes e pisos, proporciona a redução de peso nas estruturas e simplifica o transporte e a montagem. 

                                    10. Concreto refrigerado com nitrogênio líquido

                                      Tecnologia aplicada para controlar a temperatura do concreto durante a cura, diminuindo riscos de fissuração e otimizando a durabilidade e resistência da estrutura. Além disso, injeta-se o nitrogênio líquido para resfriá-lo de maneira controlada. 

                                      Conclusão

                                      Então agora que você conhece os materiais de construção civil que são mais utilizados e novas tecnologias, coloque isso em prática nos próximos projetos. Para mais conteúdos como este, acompanhe o blog do Obra Prima e siga a nossa conta no Instagram.

                                      Pesquisar matéria

                                      Quer transformar sua gestão de obras?

                                      Experimente o sistema Obra Prima!

                                      Matérias relacionadas

                                      Materiais de construção utilizados em obras e suas novas tecnologias

                                      Experimente o sistema Obra Prima!

                                      Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

                                      Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

                                      Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.