Pesquisar

Toda construtora precisa saber: como organizar o layout do canteiro de obras?

O layout do canteiro de obras é elemento essencial do planejamento e gestão dos projetos da sua construtora.
Layout do canteiro de obras
Layout do canteiro de obras

O layout do canteiro de obras é elemento essencial do planejamento e gestão dos projetos da sua construtora. Descubra aqui tudo o que precisa para garantir a melhor organização do espaço da obra.

O canteiro de obras é o espaço mais importante no trabalho das construtoras. 

É nele que o projeto contratado pelo cliente ganha vida e que o trabalho da sua construtora mostra a qualidade que pode alcançar.

Ter um espaço que garanta todas as condições para que o projeto seja executado como previsto, sem acidentes, atrasos ou desperdícios depende de um detalhe muito importante: o layout do canteiro de obras.

Saber aproveitar o espaço e organizar tudo para garantir máxima produtividade é essencial para o sucesso dos empreendimentos da construtora.

Por isso, o blog Obra Prima traz algumas dicas essenciais para construtoras que desejam organizar melhor o layout do canteiro de obras. Acompanhe aqui.

6 dicas para garantir máxima eficiência ao organizar o layout do canteiro de obras

Existem alguns elementos essenciais que toda construtora deve cuidar para ter um layout que garanta a segurança dos trabalhadores, a proteção dos insumos e o máximo em produtividade. Veja aqui as dicas para alcançar os melhores resultados:

1. Isolar a área da obra e definir os espaços

Organizar o layout do canteiro de obras exige, primeiro, delimitar o que é o espaço do canteiro e quais elementos é essencial criar nesse espaço, pensando não só na limpeza e organização, mas também em:

  • Segurança dos trabalhadores;
  • Impactos no e do ambiente externo ao canteiro;
  • Área onde a edificação estará nesse canteiro;
  • Segurança dos materiais e equipamentos;
  • Proteção contra roubos e furtos.

Pense em sistemas de proteção como o cercado para evitar que pessoas não autorizadas entrem no canteiro, a necessidade de construir uma guarita para um vigia, a localização para mais fácil acesso do armazém de equipamentos e materiais e outros elementos.

Definir esses espaços é algo que deve ser feito considerando todas as necessidades que devem ser atendidas dentro do espaço de trabalho para que as atividades sejam desempenhadas em segurança e sem interrupções desnecessárias.

2. Montar um almoxarifado e escritório

Esses dois espaços são essenciais para a gestão de obras. 

No escritório, os documentos serão armazenados em segurança e o engenheiro ganha um local para reuniões estratégicas, ligações para clientes e para outras tarefas e gestão como fazer os relatórios. Será um espaço silencioso e seguro para trabalhar.

Já o almoxarifado é outra área de gestão, mas mais voltada para controles técnicos das atividades, como recebimento de materiais, saída de máquinas e equipamentos e controles gerais de insumos.

Os dois podem ser do mesmo espaço, mas, nesse caso, é essencial lembrar que a localização faz diferença. 

O ideal é que o almoxarifado esteja próximo da entrada do canteiro, garantindo o controle organizado da entrada e saída de insumos do espaço da obra.

3. Montar o espaço de estoque de materiais (caso tenha um estoque)

Obras maiores e mais longas, em geral, têm a necessidade de ter um estoque dentro do canteiro, reduzindo os custos com entrega e os riscos com transporte de materiais.

No caso do estoque é necessário pensar o layout do canteiro de forma que ele seja acessível para a entrega dos fornecedores de materiais de construção e não fique longe da área de execução da obra, tornando o transporte de materiais a serem usados mais rápido, seguro e eficiente e, assim, agilizando a execução do projeto.

4. Estabeleça áreas de vivência

Pode não ser necessário ter todas, mas canteiros de obras sempre vão precisar de algumas áreas de vivência. As principais a serem colocadas são:

  • Banheiros;
  • Área de descanso;
  • Área de alimentação.

Em algumas obras, principalmente as mais afastadas das cidades, pode ser necessário ter uma cozinha, vestiários e dormitórios.

Todos esses espaços possuem normas específicas que devem ser seguidas sobre como realizar a higienização, as instalações elétricas e hidráulicas, tipos de chuveiros e armários.

A localização desses espaços também deve ser uma preocupação. 

Eles não podem estar próximos demais da área de execução, uma vez que é uma área mais suja e barulhenta, o que prejudica os momentos de pausa dos trabalhadores, mas não muito longe que se perca muito tempo toda vez que um trabalhador precisa ir ao banheiro.

Grande parte dos direcionamentos sobre essas áreas de vivência podem ser encontrados na NR-24 que fala sobre as condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho.

5. Atenção as Normas Regulamentadoras

A NR-24 não é a única Norma Regulamentadora que deve ser considerada no momento de estabelecer o layout do canteiro de obras na construção civil. Existem muitas normas a serem seguidas para garantir que o espaço de trabalho seja seguro e cumpra com as exigências do canteiro de obras.

Assim, conhecer as principais Normas Regulamentadoras que se aplicam a Construção Civil é essencial para garantir os melhores resultados para os projetos da sua construtora e organizar o layout de maneira eficiente.

6. Considere a logística de transporte de materiais e equipamentos

Ao pensar no layout do canteiro de obras é essencial considerar não só a localização das estruturas, mas o espaço de transporte de materiais e equipamentos, seja com caminhões ou quando carregados por trabalhadores.

Além do espaço para movimentação dentro do canteiro, é importante pensar também na logística para que materiais, equipes e outros insumos cheguem até o canteiro. 

Mais do que ajudar a reduzir custos para sua obra, conhecer essa logística vai ajudar a definir qual a melhor forma de organizar o espaço dentro do canteiro, já que você saberá o tamanho dos caminhões de entrega de materiais, quantos serão e quando vão chegar.

Toda construtora precisa saber: layout do canteiro é etapa do planejamento

Se sua construtora deseja otimizar o planejamento de obras da construção civil, saber organizar o layout é essencial. 

Afirmamos isso agora para que você se lembre sempre de que o layout deve ser considerado já nos primeiros momentos do planejamento.

À medida que sua construtora organiza as compras de insumos, já pode começar a considerar as necessidades de cada insumo em relação a transporte e armazenamento.

Uma boa forma de integrar esses dois elementos é utilizando bons sistemas de gestão de obras, que mais do que otimizar o planejamento e layout, vão garantir que riscos sejam identificados.

Assim, sua construtora ganha um layout do canteiro de obras otimizado e que não sofra com impactos negativos como risco de perda de materiais por armazenagem incorreta, acidente por posicionamento inadequado das estruturas ou paralisação por não cumprir as normas.

Quer saber mais sobre como otimizar a gestão de obras e garantir um canteiro de obras organizado? Acompanhe os conteúdos exclusivos do blog Obra Prima.

Experimente o nosso software de gestão de obras

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.