Pesquisar

Inovação na construção civil: conheça 8 novidades do setor

A inovação na construção civil traz vários benefícios para as construtoras e para o mercado. Conheça aqui 8 tecnologias para ficar de olho:
Inovação na construção civil: conheça 8 novidades do setor
Inovação na construção civil: conheça 8 novidades do setor

A tecnologia nas obras veio para facilitar o trabalho na construção civil e está cada vez mais presente na rotina desse setor. Conheça aqui algumas novidades que vão te ajudar a ter mais sucesso e crescer neste mercado competitivo. 

A inovação na construção civil se alia com um fator transformador para o desenvolvimento de projetos cada vez mais tecnológicos e modernos, potencializando a produtividade, agilidade e rapidez. 

Esses avanços da tecnologia nas obras também aumentam a segurança dos trabalhadores e proporcionam economia dos recursos, naturais e financeiros. Por isso, se você não acompanhar esse movimento a sua construtora pode ficar para trás. Então, confira aqui as novidades que vão facilitar o trabalho na construção civil: 

O uso de tecnologia na construção civil: 8 inovações para a sua rotina

Separamos 8 inovações que você precisa ficar de olho para acompanhar o mercado: 

  1. Realidade aumentada
  2. Sistemas de nuvem
  3. Gêmeo Digital
  4. BIM (Building Information Modeling)
  5. Drones
  6. ESG e Construção verde
  7. Construções pré-fabricadas modulares
  8. Softwares de gestão de obras

Vamos entender melhor cada uma delas e a sua integração na construção civil:

1. Realidade aumentada

Pode até parecer coisa do futuro, mas não é! 

Através dessa ferramenta é possível planejar com uma precisão maior as medidas e a expectativa dos seus projetos. Essa imersão é feita por meio do uso de softwares de desenho que incluem a imagem 3D sobreposta no lugar da construção. Através dessa tecnologia nas obras, os colaboradores conseguem encontrar melhorias e garantir a correção dos problemas antes que seja feita a construção. 

Isso vai economizar tempo e custos, agregando tanto nos processos iniciais da obra quanto na hora de fazer manutenção. Também na arquitetura, a exibição dos cenários projetados em 3D para o cliente apresentando a planta em formato real e virtual tem se tornado cada vez mais comum como uma prática de vendas eficiente.

2. Sistemas de nuvem

O armazenamento de dados em nuvem vem se tornando cada vez mais comum nos últimos anos. Se você já ouviu falar, mas ainda não entendeu do que se trata, essa ferramenta está disponível em aplicativos e sites oferecendo a possibilidade de guardar os seus arquivos para depois ter disponível em qualquer dispositivo a qualquer momento. 

O uso dessa tecnologia nas obras facilita diretamente a troca de informações entre todos os envolvidos no projeto. Dessa maneira, é mais fácil revisar e encontrar a solução de processos e possíveis problemas em tempo real e em poucos cliques. 

Além disso, a segurança é garantida: é possível escolher quem tem acesso a cada tipo de dado. Assim, as construtoras conseguem compartilhar as atualizações principais com o cliente e com as equipes de maneira simples e ágil. 

Essa inovação na construção civil ajuda diretamente na comunicação externa e interna, diminuindo as dificuldades e acelerando as entregas dos projetos. E aí? Já conhecia essa tecnologia? 

3. Gêmeo Digital

Esse conceito se aplica em amplas e diferentes áreas. A inovação na construção civil é utilizada de maneira a ajudar na hora de realizar as construções além do papel e caneta. A sua principal função é trazer a representação de objetos reais para o mundo virtual, criando dados ou sistemas específicos que inspiram-se nas semelhanças de outros projetos para a sua construção. 

Com a intenção de oferecer a máxima previsibilidade e funcionalidade, as informações são essenciais para a avaliação detalhada da estrutura que foi projetada, dando suporte da planta até o comportamento dos materiais em cada um dos casos.  

4. BIM (Building Information modeling)

Se você acompanha o blog do Obra Prima, essa daqui não é novidade! Relembre o que é o BIM e como usá-lo aqui. Basicamente, essa ferramenta é um facilitador na revisão dos projetos em andamento antes da finalização. 

O BIM é um sistema que cria como se fosse um gêmeo digital da obra, ou seja, ele ajuda na avaliação, concepção e gestão, engloba os dados ricos em detalhes estruturais, hidráulicos e elétricos para todas as partes relacionadas com o projeto. Com ele é possível reduzir ou até evitar o retrabalho, assegurando mais tempo e qualidade.   

5. Drones

Você já deve ter visto algum drone ou pelo menos sabe o que é. Quando eles foram criados pareciam uma revolução ainda muito distante, mas nos últimos anos provaram que essa tecnologia não vai sair de moda tão cedo. 

Afinal, um bom uso desses drones pode aumentar a eficiência das obras e ainda apoiar a gestão data driven. E, como toda inovação real, ela melhora o dia a dia no canteiro de obras e na construtora ao mesmo tempo que se torna cada vez mais acessível. 

O grande trunfo proporcionado por esses drones é acessar lugares remotos e coletar dados que de outra maneira seria impossível ou muito difícil. Entre as suas funções, podemos destacar:

  • análise de progresso das tarefas no canteiro de obras;
  • identificar necessidades do projeto;
  • inspeções de segurança na obra;
  • planejar e responder às exigências em tempo real da obra. 

Mas, as vantagens desses robozinhos não acaba por aí! Eles ainda se mostram muito úteis para manter e até aprimorar o trabalho remoto, que foi acelerado por conta da pandemia do COVID-19, devido a necessidade do distanciamento social. 

O mercado de drones vale atualmente US$26,3 bilhões e em 2026 a sua receita vai chegar a US$ 41,3 bilhões, de acordo com o relatório internacional Drone Market Report 2021-2026. Esse estudo prevê um crescimento anual de 9,4% em todo o mundo, grande parte impulsionada pelo aumento de drones comerciais. Já comprou o seu? 

6. ESG e Construção verde

Outra inovação na construção civil que vem se consolidando cada vez mais é a adoção das chamadas construções verdes. Mais do que nunca, já podemos esperar que os grandes projetos busquem melhores tecnologias e processos. Isso porque temos um tema que está se tornando cada vez mais latente no setor: ESG. 

A sigla em inglês: environment, social and governance, em português significa: meio ambiente, desenvolvimento social e governança. Resumidamente, são os indicadores que tentam medir o impacto e a influência destas  

7. Construções pré-fabricadas modulares

A construção de unidades construtivas pré-fabricadas e moduladores vai ganhar cada vez mais adeptos e fãs nos setores da construção civil e imobiliário. Em prédios residenciais, construções modulares podem proporcionar vantagens especiais para o público mais jovem que quer espaços cada vez mais personalizados e customizáveis. 

Um dos grandes atrativos deste modelo é a chamada construção off-site, ou seja, quando a construção dos componentes modulares é feita fora do canteiro de obras. Isso traz várias vantagens, como: 

  • maior agilidade na montagem;
  • menor geração de resíduos;
  • precisão industrial na fabricação desses módulos;
  • personalização da obra com o passar do tempo;
  • menor consumo de energia elétrica e água na obra;
  • uma equipe menor no canteiro de obras;
  • mais segurança contra acidentes.

Quando os componentes são construídos em ambientes fabris, é muito mais fácil manter a obra dentro do orçamento e do prazo combinado. E mais, o desperdício é quase zero, uma vez que os materiais restantes são reciclados imediatamente. 

8. Softwares de gestão de obras

Esse não poderia faltar nesta lista! 

A cada ano que passa, os sistemas de gerenciamento de obras ficam cada vez mais indispensáveis e acessíveis para as construtoras. Por isso, encontre aquele que faz mais sentido para a sua empresa!

Conheça o Obra Prima, com o nosso sistema, você vai ter muito mais controle do que está acontecendo, consegue conversar com o canteiro de obras e com o escritório de maneira muito mais simples e efetiva. Também vai poder trocar informações e atualizar os seus clientes sobre a evolução do projeto em poucos cliques. 

Chega de perder muitas horas ou até dias no cronograma ou no orçamento, o nosso sistema facilita esse processo para você focar no que realmente importa: fazer a sua construtora crescer e ter sucesso. Ficou com vontade de conhecer? Marque uma demonstração gratuita clicando na imagem abaixo

Integração na construção civil

Não basta apenas usar as melhores ferramentas, a sua empresa também precisa estar conectada com o mercado. É aí que entra em cena o Obra Play, esse canal vai juntar todos os grandes players do setor!

Você vai encontrar fornecedores, prestadores de serviços, clientes, pode solicitar orçamentos para as suas obras e até encontrar vagas de emprego! Saiba mais sobre o Obra Play aqui.  

Para se manter sempre por dentro de tudo que acontece e encontrar maneiras de facilitar o trabalho na construção civil, acompanhe o blog do Obra Prima e siga a gente no Instagram. Estamos sempre compartilhando conteúdos novos! 

banner obracast

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.