Pesquisar

INCC: importância e as vantagens para as construtoras

INCC
INCC

Conhecer o INCC pode fazer uma grande diferença para as vendas e orçamentos da sua construtora. Entenda.

Na construção civil é essencial conseguir avaliar valores de vendas para analisar a viabilidade de obras e se é realmente rentável um orçamento. 

O INCC, sigla para Índice Nacional de Custo de Construção, é uma base de dados de referência que as construtoras podem utilizar para avaliar os custos dos insumos e, assim, chegarem ao valor de venda do imóvel.

Pensando no conceito geral, é um índice que não está muito distante dos conceitos apresentados por tabelas como a ORSE e a Sinapi, o que pode fazer com que o INCC seja um pouco confuso para quem não está acostumado.

Aqui vamos apresentar as principais vantagens e desvantagens desse índice, esclarecendo seus objetivos e ajudando sua construtora a decidir os melhores momentos para utilizá-lo.

O que é e como surgiu o INCC?

O INCC é um índice da construção civil criado em 1944 pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para analisar o mercado do setor e oferecer um cálculo de alíquotas. 

Essa instituição realiza o cálculo mensalmente em sete capitais do país: São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Brasília, Porto Alegre e Rio de Janeiro, desde seu surgimento.

O INCC da FGV publica o resultado da pesquisa de custos de insumos e cálculos no dia 15 de cada mês, correspondendo aos valores considerando a inflação do mês anterior ao que é publicado.

Para calcular o Índice Nacional de Custo de Construção são levantadas as alterações durante o período de 1 mês de diversos insumos da construção civil. Dizemos insumos porque o INCC não considera apenas materiais de construção, mas também custos de equipamentos, serviços e mão de obra.

O foco, no entanto, não é em qualquer tipo de insumo da construção civil, mas daqueles que se aplicam na construção de imóveis. 

Assim, quando utilizado pelas construtoras, o INCC realiza uma correção aplicada à parcela financiada pelo comprador, repassando as alterações dos preços de insumos para que as alterações no custo no mercado não recaiam sobre a construtora.

Composição do INCC

Como já mencionamos, esse é um índice que avalia os custos de insumos no mercado de construção imobiliária. Sendo um pouco mais específicos, é uma média aritmética dos dados coletados nas capitais, combinando sistemas de preços e pesos.

Avaliamos os custos de materiais, equipamentos, serviços e mão de obra, dividindo os materiais de construção em três grupos.

  • Estruturais;
  • Instalações;
  • Acabamentos.

O que a FGV faz é primeiro pesquisar os preços desses insumos, usando como base orçamentos analíticos de empresas de engenharia civil. 

O INCC tem em seu documento final a avaliação de custo para 64 itens diferentes de mão de obra e outros 659 itens divididos entre materiais, equipamentos e serviços.

Com os preços conhecidos, o índice analisa então o sistema de pesos, ou seja, considera as variações de custos causadas pela localidade, considerando qual a cidade observada e qual o tamanho do mercado imobiliário da região. Dessa forma, cada uma das sete cidades recebe um percentual de peso e a soma desses percentuais chegue a 100%.

Os tipos de análise que a construtora pode encontrar

Como vimos, a publicação do INCC ocorre no dia 15 de cada mês. No entanto, podemos encontrar três tipos de análises para os custos da construção: INCC-DI, INCC-M e INCC-10.

  1. INCC-D1: é a pesquisa realizada no prazo entre o primeiro e último dia do mês analisado;
  2. INCC-M: realizado entre o dia 21 do mês anterior e o dia 20 do mês ao qual a pesquisa é referente;
  3. INCC-10: pesquisa feita entre o dia 11 do mês anterior e o dia 10 do mês ao qual a pesquisa se refere.

As empresas de engenharia observadas disponibilizaram os gastos detalhados para cada insumo, e consideramos esses valores para realizar o cálculo. Realizamos uma média ponderada mensal com base nos dados obtidos nesse levantamento.

Vantagens do uso do INCC pelas construtoras

Dados do mercado de construção civil e variações de preços de insumos são vantajosos para construtoras.

Ferramentas como o INCC, quando aplicadas corretamente garantem que os orçamentos oferecidos aos clientes ou os preços de vendas de obras realizadas sejam mais assertivos. A construtora oferece melhores preços aos clientes sem riscos de prejuízos, pois tem uma visão clara do custo real da obra desde o início.

A principal vantagem do INCC é manter o poder de compra dos clientes ao pagar parcelas, sem sofrer variações inflacionárias nos preços dos insumos que possam causar prejuízos.

Isso significa que o custo da obra se altera conforme mudanças nos custos de materiais devido à inflação, mas o valor repassado para o parcelamento do cliente permanece dentro do orçamento inicial acordado.

Portanto, o INCC é utilizado exclusivamente no setor imobiliário, especialmente em imóveis comprados na planta e financiados, que são obras mais longas e mais impactadas pela influência da inflação.

É importante destacar que estamos falando sobre inflação no preço de materiais, mas o índice também abrange as variações e aumentos no custo da mão de obra, como acontece quando o salário-mínimo sobe e são feitos reajustes.

INCC: sua construtora protegendo orçamento, clientes e viabilidade dos projetos

Pode parecer confuso, mas o INCC na verdade auxilia a todos os envolvidos na construção de um projeto. 

As correções considerando inflação e variações de preços são feitas para evitar mudanças bruscas nas parcelas, sendo amortecidas dois meses depois. Assim, a obra se mantém viável e o valor reajustado valoriza o custo de venda do imóvel.

Isso protege os clientes de atrasos nas entregas da obra, já que, sem as correções, seria necessário interromper um projeto antes de concluí-lo.

Quer continuar melhorando sua forma de fazer orçamentos? 

Acompanhe o blog Obra Prima e esteja por dentro de todas as novidades e temas importantes da construção civil.

Software de gestão de obras

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.