Pesquisar

Grua na construção: como ela impacta na produtividade da obra?

Entenda o impacto da utilização de grua na construção civil e como ela vai influenciar diretamente na produtividade em obras!

O uso da grua é essencial para projetos de grande porte que exigem o transporte de um volume considerável de materiais no canteiro de obras ou que buscam otimizar a produtividade dos seus processos construtivos. 

Além disso, para aproveitar ao máximo essa ferramenta, é necessário considerá-la em um contexto maior do planejamento da obra.

Como a grua é alugada e qualquer ineficiência em seu uso pode provocar prejuízos, é importante ter em mente que o tempo é precioso. Afinal, a escolha adequada influencia diretamente na produtividade do seu canteiro de obras e projeto como um todo. 

O que é uma grua? 

As gruas na construção civil são equipamentos de elevação de cargas, fundamentais em canteiros de obras. Através de um sistema de cabos e polias, ela é capaz de içar e movimentar cargas pesadas com segurança e precisão. 

Afinal, a função das gruas na construção civil é a elevação e transporte de equipamentos e materiais pesados em um canteiro de obras. 

Isso inclui insumos como maquinário pesado, aço, concreto e até mesmo outros suprimentos. Ela permite a movimentação de materiais com rapidez e eficiência, diminuindo a necessidade de mão de obra manual e aumentando o ritmo da construção. 

Tipos de gruas 

Certamente existem diversos tipos de gruas, cada uma adequada para um modelo específico de obra ou necessidade, entre as mais comuns podemos destacar as três seguintes: 

  1. Gruas fixas 

Indica-se as gruas para obras de pequeno e médio porte. Normalmente do lado de fora da edificação, presa sobre uma base de concreto junto à estrutura da construção. Então, quando essa lança permite fazer o movimento vertical, há uma maior flexibilidade no transporte de cargas. E uma vantagem é que ela pode atender mais de um edifício por vez. 

  1. Grua móvel

Esse é o equipamento mais incomum no canteiro de obras. Afinal, conta com uma torre apoiada sobre uma base metálica capaz de se deslocar por trilhos, cobrindo uma maior área horizontal.  

Desenvolvida para construções com um acesso mais difícil de equipamentos ou pouco espaço, esse modelo não precisa do auxílio de guindaste para a desmontagem, uma vez que tem seu próprio sistema. 

  1. Gruas ascensionais

Instala-se e fixa-se o equipamento mais comumente na torre, no poço do elevador, amarrando-o à laje com gravatas e elevando-o com o sistema hidráulico. 

Afinal, projetaram para serem ideais em empreendimentos como edifícios, especialmente quando há pouco espaço no canteiro de obras. A grua possui maior capacidade de carga e oferece uma melhor produtividade e desenvoltura na realização de construção, porque ocupa pouco espaço, acompanha o desenvolvimento da obra e traz mais segurança e rapidez para a logística. 

Aumento da produtividade no canteiro de obras com as gruas

Quando a utilização das gruas é bem planejada, esse equipamento pode trazer mais eficiência a vários processos dentro do canteiro de obras, entre eles: 

  1. Movimentação de materiais e insumos

Com o uso desse equipamento, é possível e transportar com mais eficiência insumos como blocos de concreto, paletes de tijolo, vigas de aço, etc. Essa movimentação mais rápida e precisa diminui a necessidade de trabalho manual intensivo, reduzindo o tempo e esforço dos colaboradores. 

  1. Montagem de estruturas

A montagem de estruturas, como elementos metálicos e pré-fabricados, é agilizada com a utilização das gruas. Afinal, elas são capazes de erguer e posicionar os elementos de maneira segura e eficiente, acelerando o processo de construção. Isso gera mais produtividade, afinal a montagem manual dessas estruturas exigiria mais mão de obra e tempo.

  1. Otimização do tempo e alcance de grandes distâncias 

Em projetos que envolvem locais de difícil acesso ou espaços extensos, como áreas com restrição de acesso ou grandes edifícios, esses instrumentos desempenham um papel primordial no alcance de grandes distâncias e otimização do tempo. 

  1. Deslocamento de equipamentos

Muito útil para deslocar equipamentos pesados no canteiro de obras. Por exemplo, ao mudar uma betoneira de lugar, o uso da grua torna esse processo mais eficiente e rápido, evitando a necessidade de desmontar e remontar manualmente. 

  1. Suporte logístico

Outra grande vantagem das gruas na construção civil é a logística do canteiro de obras. Uma vez que se utiliza para descarregar materiais de carretas ou caminhões, depositando-os diretamente no local necessário, eliminando a necessidade de realizar o transporte manual

Isso vai otimizar a eficiência dos processos logísticos, diminuindo o tempo de espera e aumentando a produtividade geral dentro do canteiro de obras. 

Normas técnicas e regulamentadoras

As normas técnicas determinam os padrões que precisam ser seguidos pelos equipamentos e pelos operadores. As seguintes normas regem os equipamentos de movimentação de cargas: 

  • NR 11 – Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais;
  • NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos;
  • NR 18 – Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção;
  • NR 35 – Trabalho em Altura;
  • NBR ISO 4309 de 01/2009 – Equipamentos de movimentação de carga – Cabos de aço – cuidados, manutenção, instalação, inspeção e descarte;
  • NBR 16463-1 de 04/2016 – Guindaste – Parte 1: Requisitos para a elaboração de manuais de instruções;
  • NBR 16463-2: 2016 – Guindastes – Parte 2: Identificações.

Como evitar acidentes com gruas?

A prevenção de acidentes é primordial na operação com esses maquinários. Alguns cuidados que precisam ser observados são, por exemplo: 

  • Fazer inspeções regularmente para encontrar e corrigir quaisquer defeitos ou desgastes na grua;
  • Manter sempre as zonas de exclusão claramente sinalizadas e demarcadas para evitar que veículos ou pessoas entrem na área da grua;
  • Nunca operar em condições meteorológicas adversas, como chuvas intensas, ventos fortes ou tempestades elétricas;
  • Nunca exceder a capacidade de carga indicada pelo fabricante;
  • Garante cargas seguras antes de serem levantadas. 

Esses são apenas alguns dos cuidados para evitar acidentes no canteiro de obra usando essa ferramenta. 

O impacto das gruas na construção civil

A grua é um equipamento que tem um grande impacto na produtividade e eficiência dos projetos. Por isso, é importante escolher a mais adequada para as necessidades de cada uma das obras! 
Se você gostou deste conteúdo e quer ter acesso a mais, acompanhe o blog do Obra Prima e para ficar por dentro das novidades siga a nossa conta no Instagram.

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.