Pesquisar

A importância da gestão de dados na construção civil e como o software de gestão de obras pode ajudar

A gestão de dados na construção civil é essencial para tomar decisões estratégicas, evitar os erros e crescer. Saiba como!
Gestão de dados na construção civil e como a tecnologia pode auxiliar
Gestão de dados na construção civil e como a tecnologia pode auxiliar

Descubra qual é a importância da gestão de dados na construção civil! Saiba mais sobre esse tema e como um software de gestão de obras pode ajudar.  

Primeiramente, a gestão de dados está se tornando cada vez mais essencial na construção civil. Uma vez que para realizar a tomada de decisões de maneira estratégica é fundamental se basear em informações atualizadas e precisas. Sem isso, a sua construtora ou empresa do setor, pode acabar precisando arcar com altos prejuízos e desperdícios. 

Neste contexto, a utilização de ferramentas, como um software de gestão de obras, pode ajudar a coletar, analisar e interpretar esses dados com eficiência, contribuindo para um gerenciamento de projetos mais eficaz. 

O que é a gestão de dados na construção civil?

A gestão de dados é o processo de coleta, organização, armazenamento, avaliação e utilização estratégica das informações relacionadas com o projeto da construção. Além disso, envolve o uso de tecnologias e sistemas para capturar os dados relevantes durante todas as fases de uma construção, desde o planejamento até a construção e operação. 

A gestão de dados tem como principal intuito otimizar este processo, a produtividade e a tomada de decisões mais assertivas no setor. Por isso, ao usar as informações, as organizações conseguem obter insights valiosos que auxiliam na melhora dos processos, redução de custos e aumento da qualidade do trabalho realizado.  

Importância do uso de software de gestão de obras para análise de dados

O software de gestão de obras pode desempenhar um papel essencial no gerenciamento de dados no setor da construção civil, proporcionando uma plataforma centralizadora para os projetos das empresas. Além disso, existem diversas maneiras que essa ferramenta pode ser utilizada, entenda melhor seis delas: 

  1. Centralização de informações e dados;
  2. Registro e documentação de informações;
  3. Colaboração e compartilhamento;
  4. Acompanhamento do progresso do projeto e do orçamento de obras;
  5. Relatórios e análises;
  6. Integração com outras ferramentas. 

Esses são apenas algumas das maneiras que um software de gestão de obras vai ajudar as empresas na hora de realizar o controle de dados. Sendo assim, entenda melhor cada uma delas a seguir:

1. Centralização de informações e dados

Um sistema de gerenciamento de obras possibilita que todos os dados importantes estejam armazenados em um só local. Isso facilita o acesso rápido e simples às informações em diversos documentos, sistemas isolados e planilhas.

2. Registro e documentação de informações

Essa ferramenta também possibilita registrar e documentar informações importantes, como especificações, desenhos, contratos, relatórios de progresso, solicitações de alteração, registros de reunião e muito mais, ou seja, auxilia a manter um registro preciso e detalhado da construção e simplifica a recuperação de dados relevantes quando necessário. 

3. Colaboração e compartilhamento

Outro uso dessa ferramenta para a gestão de dados é a possibilidade de compartilhamento eficiente de informações entre os profissionais e partes interessadas, como os subempreiteiros, empreiteiros, engenheiros, clientes, arquitetos, etc. Além disso, facilita a colaboração, atualização em tempo real do que está acontecendo e a tomada de decisão mais precisa baseada em dados assertivos. 

4. Acompanhamento do progresso do projeto e do orçamento de obras

O sistema de gerenciamento de obras também permite o acompanhamento de maneira contínua, incluindo cronogramas, tarefas pendentes, concluídas, marcos, etc. Além disso, auxilia no monitoramento do orçamento, acompanhamento dos custos e despesas ao longo da realização do projeto. Essas informações são fundamentais para assegurar que a construção esteja dentro do prazo e do orçamento combinado. 

5. Relatórios e análises

Um software de gestão de obras pode gerar análises e relatórios personalizados com base nas informações coletadas. Além disso, possibilita uma visão mais ampla do desempenho do projeto, encontrando as tendências, pontos de melhoria e tomada de decisão precisas e informadas. Os relatórios podem abranger desde o progresso da obra até a utilização de recursos, qualidade, conformidade e custos. 

6. Integração com outras ferramentas 

Vários softwares de gestão de obras podem ser integrados com outras ferramentas e sistemas usados no setor da construção civil, como o software de modelagem da informação da construção (BIM), planejamento de recursos empresariais (ERP), ferramentas de colaboração e comunicação, entre outros. Isso possibilita uma troca fluida de dados entre as diversas plataformas, evitando a duplicação de esforços e perda de informações. 

O software de gestão de obras é uma ferramenta fundamental

Em suma, um sistema como este é uma ferramenta poderosa para simplificar a gestão de dados na construção civil. Ele ajuda na centralização, organização e avaliação das informações, aumentando a eficiência, a colaboração e a tomada de decisões baseadas em dados sólidos. 

Além dessas utilizações do software de gestão de obras para o gerenciamento de dados, também é possível usar outras ferramentas, como Inteligência Artificial, que está se tornando cada vez mais presente no setor da construção civil e Machine Learning, que são capazes de otimizar ainda mais essa tarefa. 

O software de gestão de obras se mostra cada vez mais como uma ferramenta primordial na gestão de dados na construção civil, contribuindo para a eficiência e produtividade na realização de projetos. 

Ao investir em tecnologia e em um sistema de gestão eficiente, as construtoras e empresas do setor podem se destacar no mercado e melhorar a sua competitividade. É fundamental ressaltar que a gestão de dados é uma prática que nunca acaba e precisa ser aprimorada de forma constante, para que os benefícios gerados sejam duradouros. 

Conheça o software de gestão de obras do Obra Prima

O software de gestão de obras do Obra Prima é muito mais do que apenas uma ferramenta que vai te ajudar no dia a dia da construção civil. Apesar dessa mãozinha já ser muito importante e válida, o nosso sistema pode ser a porta de entrada para uma guinada no crescimento e sucesso da sua construtora. 

Use o Obra Prima para: 

  • Organizar o seu planejamento, orçamento, cronograma de obras e muito mais;
  • Te ajuda a ter um maior controle financeiro em todas as suas obras;
  • Melhorar a comunicação com os clientes;
  • Organizar o administrativo do seu negócio de construção. 

Quer conhecer todas as vantagens do nosso sistema? Clique abaixo e agende uma demonstração gratuita e sem compromisso: 

Então, para mais conteúdos como este, acompanhe o blog do Obra Prima e siga a nossa conta no Instagram. 

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.