Menu

As 7 principais funcionalidades que um software de gestão de obras precisa ter 

Amanda Gregio

Compartilhe nosso conteúdo

Você sabe quais são as principais funcionalidades que um software de gestão de obras precisa ter? Conheça aqui.

Na construção civil, todos os detalhes são importantes e qualquer erro pode ser fatal para uma gestão de obras eficiente e de qualidade. Afinal, as três principais etapas – planejamento, acompanhamento e relatórios – precisam estar direcionadas da maneira correta. 

Quando não é feita uma boa gestão de obras, isso pode provocar desperdício e prejuízos. Desde já um software que auxilia no gerenciamento é fundamental para que toda essa tarefa saia da forma esperada e mais eficiente possível. 

Essas ferramentas revolucionaram a maneira de fazer o controle e estão dominando o mercado da construção civil, fazendo sucesso entre as construtoras de pequeno, médio e grande porte. 

Mas, você sabe como escolher o sistema de gerenciamento de obras ideal para a sua construtora? Descubra aqui qual é o software perfeito para a sua empresa! 

7 principais funcionalidades de um software de gestão de obras

Cada empresa é única e tem as suas necessidades específicas. Por isso é importante que você encontre um sistema que tem as funcionalidades e características que mais façam sentido e combinem com o seu negócio, mas existem algumas facilidades que todos os softwares precisam oferecer: 

  1. Portal do Cliente;
  2. Relatório Diário de Obras;
  3. Cotação Online;
  4. Previsto X Realizado;
  5. Medição Física;
  6. Controle de Estoque;
  7. Cronograma.

Agora que você conhece as funcionalidades, vamos entender melhor cada uma delas: 

  1. Portal do Cliente

Com um Portal do Cliente, a sua construtora tem um canal de comunicação para disponibilizar informações importantes sobre o andamento da obra, mostrar o cronograma orçamentário, gastos, compartilhar documentos e conversar pelo chat com o seu cliente. 

  1. Relatório Diário de Obras

Com o Relatório Diário de Obras, a sua construtora estará sempre um passo à frente para evitar problemas que possam ter um impacto na qualidade do dia a dia de obras. Neste documento são registradas as condições climáticas, tarefas feitas, compras e recebimento de materiais usados, contabilização de horas trabalhadas. 

Aqui no Obra Prima temos um Modelo de Relatório Diário de Obras, clique aqui para acessar.

  1. Cotação Online

Use uma ferramenta que possibilita que você cadastre fornecedores e prestadores de serviço, assim é possível realizar a cotação online diretamente no sistema. Eliminando erros de cálculo, ganhando mais agilidade e controle dos custos e prazos das suas construções em um só lugar que é pode ser acessado de onde estiver. 

  1. Previsto X Realizado

Você ainda usa papel, canetas e planilhas? Isso é coisa do passado, existem muitas outras soluções mais eficientes e precisas que vão evitar erros e prejuízos nos seus projetos. Com a ferramenta certa é possível consultar e compartilhar a qualquer momento com o seu cliente de maneira organizada e detalhada o relatório de Previsto x Realizado e as razões para cada uma das atualizações. Com essas informações a tomada de decisão para alocar esforços e recursos fica muito mais precisa. 

  1. Medição Física

Com a medição física é possível acompanhar e registrar todo o progresso da obra, com base no seu cronograma físico dos serviços prestados dentro do canteiro. Essa funcionalidade permite que a sua construtora enxergue com maior clareza os custos por unidade de cada um dos materiais usados, do serviço feito e do profissional que realizou.  

  1. Controle de Estoque

Organização e controle detalhado de almoxarifado fora do canteiro de obras, disposição dos materiais por quantidade e variações, além de movimentação de entrada e saída dos insumos. Isso vai fazer toda a diferença no seu bolso no fim de cada projeto. 

Leia também: 

6 erros mais comuns no controle de estoque da construção – Obra Prima

  1. Cronograma

Quantas vezes você não se perdeu no seu próprio cronograma ou demorou muito para atualizá-lo e isso acabou gerando algum tipo de prejuízo para a sua construtora? Pois é, esses documentos precisam estar sempre com as informações mais recentes. Um software de gestão essa tarefa pode ser feita com poucos cliques e de maneira muito rápida.

Conheça o software de gestão de obras com todas essas funcionalidades

O software de gestão de obras que possui todas essas funcionalidades, além de ter um ótimo custo-benefício para as pequenas e médias construtoras que estão buscando crescimento e o sucesso no mercado da construção civil é o Obra Prima. 

Com o nosso sistema você vai ter controle total de todas as etapas do seu projeto com eficiência e agilidade, sem as complexidades e custos das ferramentas tradicionais! Além de ter um relacionamento mais próximo com o cliente, compartilhando em poucos cliques as informações mais importantes para que ele confie no seu trabalho, na sua empresa e volte a fechar novos negócios. 

O Obra Prima também vai otimizar o seu tempo durante uma construção com o apoio de um sistema que centraliza recursos, dados e faz o mapeamento das cotações para trazer o orçamentos mais precisos. Baixe agora o nosso modelo de orçamentos e diga adeus ao prejuízo: 

Se você está com dificuldade para fechar novas e mais obras, a sua empresa pode potencializar a estratégia comercial utilizando o software do Obra Prima no argumento de vendas. Encante seus clientes em potencial e comece a lucrar! 

Chega de usar planilhas e controles manuais! Troque tudo isso por um sistema simples e integrado que vai te dar uma visão completa da sua empresa em qualquer lugar. Já temos mais de mil clientes, mais de 64 mil obras realizadas e quase vinte mil cotações online. Está esperando o que para começar a usar? 

Clique na imagem abaixo, agende a sua demonstração gratuita e sem compromisso do nosso software e descubra como podemos transformar a realidade da sua empresa. 

Para ter acesso a conteúdos exclusivos como este que vão facilitar o seu dia a dia na construção civil, acompanhe o blog do Obra Prima e se você ainda não segue, já siga a nossa conta do Instagram

Aproveite também para escutar os bate-papos no nosso podcast, o Obra Cast! Tem sempre um episódio novo com um tema relevante, clique na imagem abaixo e dê o play: 

banner obracast

Pesquisar matéria

Quer transformar sua gestão de obras?

Experimente o sistema Obra Prima!

Matérias relacionadas

As 7 principais funcionalidades que um software de gestão de obras precisa ter 

Você sabe quais são as principais funcionalidades que um software de gestão de obras precisa ter? Conheça aqui.

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.