Pesquisar

9 facilidades que o software de gestão de obras traz para o dia a dia

Descubra 9 facilidades que um software de gestão de obras traz para o dia a dia na construção civil!
9 facilidades que o software de gestão de obras traz para o dia a dia
9 facilidades que o software de gestão de obras traz para o dia a dia

Descubra nove facilidades que um software de gestão de obras traz para o dia a dia na construção civil! 

A rotina das obras não é simples e pode trazer algumas barreiras, como: gerenciamento de recursos, de custos, comunicação e colaboração, gerenciamento de riscos, entre outros. Vamos entender melhor esses desafios para depois compreender como um software de gestão de obras vai facilitar a sua vida na construção civil. Acompanhe: 

4 dificuldades do dia a dia das obras

Entre os desafios enfrentados na rotina de obras, podemos destacar quatro: 

  1. Gerenciamento de custos

Manter o orçamento de projetos dentro dos limites combinados pode ser um desafio, principalmente quando aparecem despesas imprevistas ou atrasos no cronograma. Por isso, conseguir gerenciar os custos é fundamental para o sucesso de qualquer projeto. 

  1. Gerenciamento de recursos

Garantir que há mão de obra suficiente, equipamentos e materiais para o projeto pode ser uma tarefa complicada, principalmente quando faltam trabalhadores qualificados ou atrasos na entrega dos insumos.  

  1. Comunicação e colaboração

Assegurar que todos os membros do time estejam alinhados e trabalhando em conjunto pode ser um desafio, especialmente em projetos que há muitas partes envolvidas.  

  1. Gerenciamento de riscos 

Encontrar e gerenciar os potenciais riscos no projeto, como problemas de segurança, condições climáticas, entre outros, é fundamental para assegurar que a obra vai ser concluída com sucesso. 

9 facilidades de um software de gestão de obras

Agora que você já conhece as dificuldades enfrentadas no dia a dia da construção civil, vamos entender quais são as facilidades oferecidas por um software de gestão de obras para as construtoras e outras empresas do setor.

Mas, antes, você sabe o que é um software de gestão de obras e como ele pode ajudar a simplificar tarefas e agilizar o dia a dia na construção civil? 

Você provavelmente já ouviu falar em software e inclusive usa vários deles diariamente no seu celular e computador. Mas muito além do uso na vida pessoal, esses sistemas vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho, servindo como ferramentas tecnológicas que otimizam processos. Esse é o caso dos softwares para a construção civil, criados para resolver problemas específicos do setor. 

De maneira geral, o software é uma ferramenta tecnológica que funciona através de computadores e dispositivos móveis possibilitando a realização ou automação de tarefas. O objetivo é otimizar questões como assertividade, produtividade e qualidade na execução de processos. 

Como são focados exclusivamente para o setor construtivo, esses sistemas apresentam módulos específicos para diversas etapas de uma obra, indo desde o projeto até depois da entrega, oferecendo soluções inteligentes para cada uma. Assim, a construtora pode melhorar a qualidade das suas obras, assegurando maior satisfação do seu cliente, mais lucro e notoriedade no mercado. 

Entre as muitas facilidades desta ferramenta, vamos destacar essas nove: 

  1. Gerenciamento de projetos;
  2. Orçamento e finanças;
  3. Gerenciamento de recursos;
  4. Comunicação e elaboração;
  5. Gerenciamento de riscos;
  6. Gerenciamento de documentação;
  7. Acompanhamento de desempenho
  8. Centralização e compartilhamento de informações;
  9. Apontamento e apropriação.

Agora, acompanhe para entender melhor cada uma dessas funcionalidades no dia a dia da construção civil: 

  1. Gerenciamento de projetos

Essa funcionalidade permite criar, gerenciar e acompanhar o progresso dos projetos de construção na sua empresa. Assim, você sabe exatamente o que está acontecendo e as chances de perder o controle são muito menores. 

  1. Orçamento e finanças

Outra funcionalidade dos softwares de gestão de obras é o auxílio no controle dos custos do projeto e para criar orçamentos mais precisos e assertivos. Para baixar um modelo de orçamento, clique no banner abaixo e faça o download gratuito:

Banner 1: Planilha de orçamento de obras
  1. Gerenciamento de recursos

Possibilita gerenciar e alocar os recursos, como mão de obra e insumos. Com essa funcionalidade vai ficar muito mais fácil ter o controle de tudo que está acontecendo e quem está presente no canteiro. 

  1. Comunicação e elaboração

Outra funcionalidade que um software de gestão de obras oferece para a sua construtora é a facilidade de comunicação entre os membros do time e os stakeholders do projeto. Esse até pode parecer um problema simples, mas quem trabalha no setor sabe como a falta de comunicação pode gerar dores de cabeça e problemas para a obra. 

  1. Gerenciamento de riscos

Essa quinta funcionalidade possibilita encontrar e gerenciar os riscos em potencial no projeto, evitando dores de cabeça e imprevistos que vão trazer atrasos e até prejuízo para a sua obra. 

  1. Gerenciamento de documentação

O gerenciamento de documentação permite armazenar e compartilhar documentos relacionados ao projeto, como desenhos e especificações. 

  1. Acompanhamento de desempenho 

Essa funcionalidade fornece relatórios e indicadores para acompanhar o desempenho do projeto e ajuda a tomar decisões com base nas informações.

  1. Centralização e compartilhamento de informações

Ao usar um software de gestão de obras para administrar um canteiro, todas as informações sobre os processos que estão acontecendo ficam centralizadas em um só lugar, disponível para todas as áreas da empresa que precisem acessar, desde o financeiro até o controle de qualidade. 

  1. Apontamento e apropriação

Com um sistema de mobilidade para a construção civil, é possível otimizar a coleta de dados em campo e assegurar uma análise de indicadores de apontamento de atividades. Além disso, com um módulo de apropriação, também possibilita obter dados assertivos sobre a produtividade em máquinas, pessoas e equipamentos, principalmente em obras pesadas. 

Conheça o Obra Prima

Quer conhecer um software de gestão de obras ideal para as pequenas e médias construtoras que buscam um sistema completo nas versões web e app, com o propósito de otimizar recursos e tempo, controle financeiro e monitoramento em tempo real desde o projeto inicial até a entrega da obra? Então, clique no link abaixo, agende a sua demonstração gratuita e conheça todas as funcionalidades do Obra Prima! 

O nosso sistema é a solução perfeita para engenheiros, arquitetos e pequenas e médias construtoras que buscam eficiência, agilidade e dinamismo, mas sem as complexidades e despesas das plataformas tradicionais. 

O Obra Prima foi pensado e desenvolvido para: 

  • Eliminar as planilhas e controles de papel;
  • Conquistar mais clientes;
  • Promover a comunicação entre a construtora e o cliente;
  • Organização financeira e mais lucratividade;
  • Facilitar a cotação de compras. 

Tudo isso a um custo acessível, implementação imediata e de fácil utilização!  

Gostou de conhecer essas funcionalidades? Para ter acesso a conteúdos exclusivos sobre os temas mais relevantes da construção civil, acompanhe o nosso blog e não deixe de seguir o Obra Prima no Instagram, estamos sempre compartilhando novidades! 

Além disso, escute os episódios do nosso podcast, o Obra Cast, são muitas conversas interessantes com pessoas que entendem do assunto e com diversos pontos de vista. Clique na imagem abaixo e dê o play: 

banner obracast

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.