Pesquisar

Os erros mais comuns no planejamento de obras e como evitá-los

Descubra quais são os erros mais comuns no planejamento de obras e como é possível evitá-los!
Os erros mais comuns no planejamento de obras e como evitá-los
Os erros mais comuns no planejamento de obras e como evitá-los

Descubra quais são os erros mais comuns no planejamento de obras e como é possível evitá-los! 

Entre as atividades mais importantes para o sucesso de uma empresa que trabalha na construção civil está o planejamento e o controle de obras. Isso porque, sem esses elementos, vários erros podem ser cometidos, gerando problemas que reduzem a satisfação do cliente, assim como o retorno para o próprio negócio. 

Ou seja, é fundamental que essa etapa seja feita da melhor maneira possível, entre as principais vantagens de um bom planejamento de obras podemos destacar: 

  • Garante a qualidade: um plano detalhado ajuda a assegurar que todos os aspectos da obra sejam bem elaborados e que os recursos sejam alocados de maneira eficiente, garantindo a qualidade final do projeto;
  • Controla custos: um plano bem detalhado ajuda a prever e controlar os custos de uma obra, evitando surpresas desagradáveis;
  • Otimiza o tempo: um plano detalhado ajuda a otimizar o tempo de construção evitando atrasos desnecessários;
  • Gerenciamento dos riscos: o planejamento ajuda a encontrar e gerenciar os riscos em potencial para garantir que a obra será concluída com sucesso;
  • Comunicação eficaz: o planejamento auxilia a determinar uma comunicação clara e precisa entre os envolvidos da obra, assegurando que todos estejam alinhados e trabalhando em direção a um objetivo comum. 

Já deu para entender que criar um bom planejamento evita muitos problemas, dores de cabeça e ajuda no sucesso da sua empresa. Então, vamos para os 5 erros mais comuns e como é possível evitá-los: 

5 erros mais comuns no planejamento de obras

Para que o seu projeto seja um sucesso é importante ficar de olho para não cometer alguns erros, como: 

  1. Falta de planejamento adequado e detalhado;
  2. Sobrestimação do orçamento e do cronograma;
  3. Falta de comunicação eficaz;
  4. Falta de gerenciamento de riscos;
  5. Falta de supervisão adequada. 

Agora que você conhece os erros entenda um pouco mais sobre cada um deles: 

  1. Falta de planejamento adequado e detalhado

É fundamental ter um plano detalhado para garantir que todos os aspectos da obra sejam considerados e que os recursos sejam alocados com eficiência. 

  1. Sobrestimação do orçamento e do cronograma

O sobrestimação do orçamento ou do cronograma pode levar a atrasos e custos adicionais que vão acabar saindo do seu planejamento inicial. O que vai trazer prejuízo e dores de cabeça para a sua empresa. 

  1. Falta de comunicação eficaz

A falta de uma comunicação clara e precisa entre os envolvidos no projeto pode provocar atrasos e problemas de qualidade na entrega final. 

  1. Falta de gerenciamento de riscos

É fundamental encontrar e gerenciar os riscos potenciais para garantir que a construção seja concluída com sucesso. Sem isso, o seu projeto está sujeito a muitos imprevistos e problemas. 

  1. Falta de supervisão adequada. 

A supervisão adequada assegura que a obra será realizada de acordo com os planos e as especificações combinadas. Sem isso, o projeto pode sair de controle e gerar muitos gastos. 

7 dicas para evitar erros no planejamento de obras

Ficou claro como o planejamento é fundamental para o sucesso do projeto. Confira a seguir sete dicas para evitar erros nesta etapa: 

  1. Faça um planejamento detalhado;
  2. Estabeleça metas claras;
  3. Adote uma comunicação eficaz;
  4. Faça o gerenciamento de riscos;
  5. Conte com uma supervisão adequada;
  6. Seja flexível;
  7. Escolha fornecedores e contratistas de confiança.  

Entenda melhor cada uma dessas dicas que preparamos para você: 

  1. Faça um planejamento detalhado

Ter um plano detalhado que aborde todos os aspectos da obra, incluindo o cronograma, orçamento, gerenciamento de riscos, comunicação e recursos faz toda a diferença no sucesso do seu projeto. 

  1. Estabeleça metas claras

Determinar metas claras para todos os envolvidos no projeto, incluindo qualidade, orçamento e prazos é fundamental para conseguir evitar problemas e dores de cabeça. 

  1. Adote uma comunicação eficaz

Estabelecer uma comunicação precisa e clara entre os envolvidos de uma construção para assegurar que todos estejam alinhados e trabalhando em direção a um objetivo comum evita diversos erros e dificuldades ao longo da realização de uma construção. 

  1. Faça o gerenciamento de riscos

Encontrar e gerenciar os riscos em potencial é fundamental para garantir que a obra seja concluída com sucesso. 

  1. Conte com uma supervisão adequada

Uma supervisão adequada é importante para assegurar que a obra seja realizada de acordo com as especificações e os planos combinados com o cliente e dentro das normas e regulamentações. 

  1. Seja flexível

Ser flexível e estar preparado para lidar com imprevistos e mudanças é essencial durante o processo de uma construção. 

  1. Escolha fornecedores e contratistas de confiança

Escolher os fornecedores e contratistas de confiança e experientes garante que a qualidade e os prazos sejam cumpridos como planejado. 

Dica extra: conheça o Obra Prima

Uma excelente maneira de ter o controle sobre o planejamento e inclusive em relação ao resultado final desse projeto é investir em um software de gestão de obras, como o Obra Prima. 

Somos a solução ideal para pequenas e médias construtoras que desejam aumentar a sua eficiência, agilidade e dinamismo na gestão de obras, mas sem as complexidades e despesas das plataformas tradicionais.  

Com o nosso software você tem uma visão completa da sua empresa em qualquer lugar. Troque as planilhas e os controles manuais por um sistema integrado e simples de usar. 

Além disso, temos o propósito de otimizar tempo e recursos, controle financeiro e monitoramento em tempo real desde o projeto inicial até a entrega da obra. 

O nosso sistema foi pensado e desenvolvido para:

  • eliminar as planilhas e os controles no papel;
  • conquistar mais clientes;
  • promover a comunicação entre construtor e cliente;
  • organização financeira e mais lucratividade;
  • facilitar a cotação e o processo de compras. 

Tudo isso a um custo acessível, implementação imediata e de fácil utilização! 

Essas são apenas algumas das vantagens do Obra Prima para a sua empresa. Ficou com vontade de conhecer outras e descobrir tudo que oferecemos? Clique na imagem abaixo e agende uma demonstração gratuita e sem compromisso do nosso sistema: 

Aproveite também para ficar por dentro de tudo que acontece no universo da construção civil, acompanhando os conteúdos exclusivos do nosso blog e seguindo a nossa conta no Instagram. 

Escuta também os episódios do nosso podcast, o Obra Cast, são muitas conversas interessantes sobre os mais diversos temas da construção civil, clique na imagem abaixo e dê o play: 

banner obracast

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.