Pesquisar

EPS na construção civil: benefícios e aplicações

Descubra os benefícios e aplicações da EPS na construção civil e aproveite todas as vantagens desse material inovador. Saiba mais aqui!
EPS na construção civil: benefícios e aplicações
EPS na construção civil: benefícios e aplicações

Você sabe o que é e como funciona a EPS na construção civil? Descubra tudo sobre o tema aqui. 

O setor da construção civil possui muitas que possibilidades ainda não foram exploradas. Muito porque o mercado ficou parado por um longo período de tempo, mas existem opções que são excelentes para as construtoras brasileiras, como o EPS. 

Neste artigo, vamos explorar as vantagens e aplicações do EPS (poliestireno expandido) na construção civil. Além disso, esse material é muito versátil e bastante usado na indústria devido às suas propriedades isolantes, resistência estrutural e benefícios ambientais. 

Entenda como o EPS pode revolucionar os projetos da sua construtora, oferecendo soluções eficientes de isolamento térmico, além de ser uma alternativa viável para fechamentos e lajes. 

O que é EPS? 

A sigla EPS reconhece internacionalmente o poliestireno expandido. O material forma-se por pérolas de até três milímetros que se expandem naturalmente e podem chegar a cinquenta vezes o seu tamanho original. Utilizamos vapor durante todo o processo. Portanto, o resultado consiste em pérolas compostas por 98% de ar e 2% de poliestireno. Isso confere muita leveza, resistência à compressão e isolamento térmico

5 vantagens do EPS na construção civil

Existem muitas vantagens do uso de EPS na construção civil, entre elas: 

  1. Leveza;
  2. Mais velocidade na construção;
  3. Baixa absorção de água;
  4. Flexibilidade;
  5. Isolamento térmico e acústico. 

Agora que você conhece os benefícios, entenda melhor cada um deles: 

1. Leveza

Como já falamos anteriormente, o isopor tem 98% de ar na sua composição. Isso gera uma impressionante leveza. Em uma obra da construção civil, materiais leves representam um impacto menor sobre a estrutura, assim como a diminuição de danos vindos por excesso de peso. 

2. Mais velocidade na construção

O EPS reduz o tempo da obra, sendo uma grande tendência do setor de segurança e otimização do cronograma.Uma vez que não exige que as pessoas realizem massas de cimento, revestimentos e geração de entulhos, as placas são feitas sob medida e encaixadas com grande facilidade, agilizando o processo.

3. Baixa absorção de água

Outra grande vantagem desse material é a alta resistência à absorção de água. Quando em contato com a umidade, o isopor absorve somente pequenas quantidades de líquido. Dessa forma, o EPS consegue manter as suas características térmicas e mecânicas. Além de ter uma maior durabilidade.  

4. Flexibilidade

Devido a leveza e flexibilidade, o EPS possibilita que as edificações sejam reformadas ou reconstruídas com mais facilidade. Ou seja, sem a necessidade de quebrar paredes, gerar altas quantidades de sujeira e entulho. 

5. Isolamento térmico e acústico

O poliestireno expandido dá um excelente nível de isolamento acústico e térmico. Em relação à acústica, o EPS pode ser usado em hotéis, estúdios, edifícios residenciais localizados em avenidas movimentadas. 

Já em relação ao térmico, o isopor auxilia no equilíbrio das temperaturas dos ambientes internos, sendo uma ótima solução para residências, prédios comerciais e outras construções. 

6 aplicações do material na construção civil

Por conta de todos esses benefícios, o EPS tem diversas aplicações na construção civil, como: 

  1. Forros;
  2. Paredes;
  3. Arquibancadas;
  4. Revestimentos;
  5. Elementos estruturais;
  6. Viadutos e pontes. 

Entenda melhor cada uma dessas aplicações a seguir: 

1. Forros

Ao utilizar o EPS nos forros, a obra ganha beleza estética, conforto acústico, boa iluminação e isolamento térmico. Além disso, o material impede a umidade e consequentemente o aparecimento de mofo. Sem falar que quando instalado corretamente dificulta a propagação de fogo em casos de incêndio. 

2. Paredes

Quando o EPS é usado em paredes, o seu isolamento térmico e acústico é potencializado nos ambientes internos. Além disso, auxilia na diminuição de gastos com a construção (ferro, madeira, cimento, etc). Existem, pelo menos, duas aplicações possíveis do EPS nas paredes: 

  • os blocos de EPS que são encaixados e formam as paredes;
  • as placas de EPS que substituem os tradicionais tijolos.

3. Arquibancadas

Por conta da sua resistência e leveza, é possível usar esse material em arquibancadas de estádios ou ginásios de esportes. Por meio dessa aplicação, a estrutura fica mais flexível e leve. Assim, o movimento natural das arquibancadas (quando estão cheias de pessoas) não danifica a estrutura. Isso dá mais segurança para a obra. 

4. Revestimentos

O EPS pode ser usado em ambientes externos e internos, áreas úmidas e secas, devido à sua capacidade de prevenir mofo e umidade. Por isso, recomenda-se substituir materiais tradicionais de revestimento, como gesso, cerâmica, pedra ou madeira, pelo EPS.

5. Elementos estruturais

Desenvolvemos e fabricamos o EPS com características técnicas e densidades ideais, de acordo com as especificidades e necessidades dos projetos construtivos. Afinal, podemos aplicar o material em elementos estruturais, como colunas, pilares, alicerces, fundações e bancos.

6. Viadutos e pontes

As intensas e grandes vibrações que impactam pontes e viadutos não são um problema para o poliestireno expandido. Afinal, na prática, o material é usado em preenchimento de elementos estruturais, criação de aterros em solos moles, sustentação de encontros em pontes e viadutos. 

Algo que gera mais durabilidade ao EPS quando usado nessas estruturas é a elevada resistência mecânica a deformação, compressão e cisalhamento. Assim, a ponte ou viaduto se torna mais segura e durável 

Coloque esse material nos seus projetos!

Agora que você já conhece as vantagens e aplicações do EPS na construção civil, coloque nos seus próximos projetos! Afinal, essa é uma solução atrativa e eficiente para o setor, oferecendo benefícios significativos em termos de isolamento térmico, sustentabilidade e resistência estrutural. 

Com as suas diversas aplicações, desde pequenos projetos até grandes construções, o EPS vem se destacando como um material econômico e versátil. Além disso, considere incorporá-lo nas suas próximas obras e desfrute dos seus vários benefícios. 

Gostou desse conteúdo? Então para mais dicas sobre as novidades do universo da construção civil acompanhe o blog do Obra Prima, estamos sempre com artigos novos. Siga também a nossa conta no Instagram! 

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.