Pesquisar

5 dicas para conseguir um estágio na Construção Civil em 2020

Estágio na construção civil
Estágio na construção civil

Construtoras têm aberto mais espaço e vagas de estágio em Construção Civil. Descubra aqui como aproveitar as oportunidades e se colocar no mercado.

O mercado de construção civil, em 2020, promete continuar crescendo e se recuperando dos anos de crise. Isso significa a esperança do aumento no número de empregos na área e novas oportunidades em diversos cargos.

Ainda assim, muitos estudantes encontram dificuldades em se colocar no mercado. A falta de experiência prática na área acaba sendo um dos principais problemas após formados, fazendo a busca por estágios crescer.

Aos poucos, construtoras têm descoberto as enormes vantagens em contratar estagiários, criando espaço para esses novos profissionais. Estudantes de engenharia civil são uma forma de conquistar uma mão de obra em busca de experiências e que trazem uma visão nova para os negócios.

Surge, assim, uma grande chance para ganhar a tão exigida experiência profissional, mas que não representa o fim das dificuldades. Com muitos novos profissionais buscando estágio, não é raro passar pela frustração de não conseguir uma vaga.

Desafios do início de carreira para estudantes

Conseguir o primeiro emprego é difícil para qualquer profissional, independente da área. Ainda que a universidade e cursos profissionalizantes ofereçam uma grande diversidade de conteúdos para serem aplicados, a falta de conhecimento prático é sempre um obstáculo e, é geralmente uma exigência das empresas.

Para muitos profissionais, superar esse obstáculo acontece com o estágio. É a oportunidade perfeita para se inserir no mercado ainda como estudante e conquistar o conhecimento prático necessário para um cargo efetivo. Claro, se você pensou nisso, é importante lembrar que vários outros estudantes também podem ter pensado da mesma forma.

Mesmo que cada vez mais construtoras estejam em busca de um estagiário, a concorrência ainda é grande. Por isso, você tem que estar preparado para enfrentar entrevistas e não ser chamado para trabalhar.

Conseguir uma vaga de estágio depende muito mais do que apenas ser um estudante de engenharia civil. É essencial mostrar à empresa o que você pode fazer por ela.

Veja aqui algumas dicas de como aumentar suas chances de sucesso.

Estágio na construção civil: como conseguir o seu

Como em qualquer entrevista de emprego, um estágio é uma vaga destinada a pessoas que tem potencial de crescimento em si. Esse crescimento, no entanto, não é só profissional, mas também focado no ambiente de trabalho em que você deseja entrar.

Todo estagiário, ao fazer uma entrevista, diz ter vontade de crescer e aprender e, com as dicas que trazemos, você vai ser capaz de transformar essa postura em um diferencial para conseguir uma vaga.

1 – Sua porta de entrada é seu currículo

A primeira coisa que um RH ou contratante vê é seu currículo, antes mesmo de marcar entrevista. Sim, é verdade que você não possui experiências profissionais para colocar, mas isso não significa não ter experiência nenhuma.

A chave para um candidato com pouca ou nenhuma experiência de trabalho relevante é reconhecer competências transferíveis e realçá-las no seu CV. Isto nem sempre é fácil. Veja como colocar suas habilidades no currículo.

Todo tipo de trabalho já realizado em outras áreas, experiências acadêmicas e hobbies podem ser relevantes. São elas que mostram o tipo de pessoa que você é, com o que está habituado e seu potencial.

Um currículo onde se vê a participação em centros acadêmicos da universidade, organização de eventos e participação em atividades extra -curriculares mostra sua capacidade de trabalhar em grupo e sua vontade em aprender, por exemplo.

2 – Se apresente antes mesmo da entrevista

Um dos maiores erros de quem busca emprego ou estágio é não cuidar da apresentação no momento de se candidatar a uma vaga, o que começa antes mesmo de marcar a entrevista.

Um currículo enviado é apenas um amontoado de dados e é ele quem determina se você avança na primeira etapa e consegue uma entrevista. Por isso, é importante ter cuidado. Um e-mail apenas com anexo é um erro. Aproveite essa chance para se apresentar. Transforme o corpo do seu e-mail em uma carta de apresentação, conte o que te motivou a tentar essa vaga e suas principais expectativas.

Importante destacar: não exagere. Apresente-se em poucas palavras, não há necessidade de escrever um livro.

3 – Conquiste o entrevistador com sinceridade

Você não é a única pessoa com quem a entrevista foi marcada para a vaga de estágio, é importante ter isso em mente. Esse é o seu momento de mostrar quem você é, de conquistar a pessoa que vai decidir se o emprego é seu ou não.

Demonstre interesse pela área, conheça a empresa e mostre ao entrevistador o que é relevante ali para você. Conhecer bem o local onde vai trabalhar e que tipos de projetos de construção civil são realizados te ajuda a definir o que você deseja absorver como experiência e como pode contribuir com a construtora.

Mostrar essa consciência e determinação pode ser um grande diferencial em uma entrevista para uma vaga de estágio na construção civil.

4 – Seja o diferencial e inovação que a construtora precisa

Os conteúdos da faculdade é o mínimo que você deve saber, mas esse não é todo o conhecimento que você possui, certo? Conhecer tecnologias, por exemplo, principalmente aquelas aplicadas na construção civil são um grande diferencial.

Mostre na sua entrevista que você tem esses conhecimentos e que está preparado para trazer o que há de mais novo no mercado para o seu trabalho. Assim, você oferece vantagens à construtora em te ter ali como estagiário e aumenta suas chances.

5 – Demonstre interesse em crescimento profissional

Você pode até estar pensando que essa é uma dica óbvia, mas não. Muitos estudantes, ao tentar uma vaga de estágio, esquecem de demonstrar que tem vontade de crescer e aprender e que sabem onde querem chegar.

O estágio é uma porta para a efetivação e começo de carreira, não apenas uma experiência que acaba junto com seu curso. Mostrar que você pretende contribuir com a construtora para construir ali uma carreira é importante.

Essa postura faz com que você deixe de ser apenas uma mão de obra e se torne um profissional com potencial de melhorar a construtora se ela te contratar, deixa claras as vantagens e benefícios na sua contratação como estagiário.

Estágio na construção civil não é favor nem passatempo

Superar a barreira da falta de experiência pode ser um desafio. No entanto, quando você encontra formas de mostrar que não se candidatou para a vaga apenas por uma bolsa auxílio ou créditos na faculdade, as possibilidades se tornam inúmeras.

Seu papel ali é mostrar para o entrevistador e, depois, para o contratante que você deseja aprender cada vez mais e que, nesse tempo, pretende trazer todos os novos conhecimentos que possui para contribuir com o crescimento da construtora.

E, lembre-se: conseguir a vaga é o primeiro passo. Não adianta de nada um discurso bom se você não pretende colocar em prática. Prepare-se para contribuir com a construtora e faça do seu estágio uma experiência profissional apenas com vantagens.

Que tal entender tudo o que você precisa saber sobre como conquistar um estágio no mercado de construção civil?

No vídeo acima, o diretor do Obra Prima explica sobre o que será o nosso webinar gratuito para estudantes das áreas da Construção Civil que estão buscando por uma oportunidade no mercado de trabalho!

Quer participar? Faça a sua inscrição GRATUITA para o nosso webinar aqui!

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.