Pesquisar

Dicas práticas para um acompanhamento de obras eficiente

Descubra como fazer um acompanhamento de obras capaz de melhorar ainda mais a competitividade da construtora e a qualidade de cada projeto.
Acompanhamento de obras
Acompanhamento de obras

Descubra como fazer um acompanhamento de obras capaz de melhorar ainda mais a competitividade da construtora e a qualidade de cada projeto.

A construção civil sempre tem que ter como foco a máxima qualidade de seus projetos, oferecendo estruturas estáveis e duráveis e com custo benefício otimizado para seus clientes tanto nas obras particulares quanto em obras públicas. Ainda que essa premissa seja vivida e buscada constantemente por todas as construtoras, muitas vezes conseguir cumprir com o objetivo se torna um desafio.

Quando olhamos mais de perto para o problema vemos que, mesmo com investimentos altos em tecnologias, bons materiais e profissionais capacitados, as obras enfrentam problemas durante a execução, imprevistos e falhas que poderiam ser evitados.

O que acontece, nesses casos, é que falta a algumas construtoras um maior controle do projeto como um todo, uma integração entre planejamento, execução e finalização de obras.

O diferencial das construtoras que ultrapassam esses desafios é apostar e investir na otimização do acompanhamento de obras. 

É um processo relativamente simples, mas cheio de detalhes que, se não forem cuidados com atenção, acabam gerando atrasos e prejuízos.

Acompanhamento de obras: o que é?

O acompanhamento de obras é um processo que faz parte da gestão de obras. 

Seu principal objetivo é mitigar erros, evitar desperdícios e reduzir custos para garantir maior qualidade e retorno dos investimentos das construtoras.

Essa metodologia não altera nada nos processos adotados pela construtora. 

Na verdade, é mais como uma ferramenta de otimização das práticas esperadas de empresas da construção civil. 

É por isso que entender como ele deve ser feito e em que interfere é essencial para o crescimento e lucratividade dos negócios.

Cada projeto de construção envolve uma grande quantidade de processos e etapas, cada uma delas cheias de detalhes que precisam ser considerados a cada atividade do canteiro de obras para que o esperado no planejamento inicial seja alcançado.

O acompanhamento de obras nada mais é, então, que o processo de observar cada um desses detalhes, atividades e etapas no planejamento e verificar, dia a dia, se eles estão sendo implementados na obra como deveriam.

É esse acompanhamento que vai garantir que o orçamento, prazos, qualidade, sustentabilidade e acabamentos sigam o que está previsto e assegurar que qualquer alteração que tenha que ser feita no projeto inicial garanta que o resultado final não perca a qualidade.

Sim, é um monitoramento complexo, mas que, quando bem realizado, traz ainda mais qualidade, diferenciais e competitividade para os projetos da construtora.

Por que é importante acompanhar as obras?

Acompanhar passo a passo, dia a dia, tem muita importância para os projetos das construtoras alcançarem sucesso. Com um acompanhamento bem estruturado, é possível evitar prejuízos e otimizar uma série de processos que garantem os melhores resultados.

Apenas com um acompanhamento de obras sua construtora conquista para os projetos:

  • Melhor gestão de segurança e cumprimento das normas da SST;
  • Controle na gestão de insumos;
  • Elaboração de documentos de progresso de obras e formação de um histórico mais completo;
  • Redução de desperdícios de insumos e dinheiro;
  • Maior controle financeiro;
  • Supervisão eficiente das atividades no canteiro de obras;
  • Análises de risco mais objetivas e eficientes;
  • Soluções para problemas com base em decisões mais rápidas e assertivas;

Assim, vemos que a importância de acompanhar a obra está, principalmente, em garantir uma gestão de obras mais eficiente e completa, que garante maior controle de processos e maior qualidade.

Sem o acompanhamento, em lugar de conquistar esses benefícios, que se convertem em vantagens competitivas, a construtora passa a estar em constante erros de falhas que impactam negativamente o orçamento, prazos e competitividade de mercado.

Como melhorar seu acompanhamento de obras: algumas dicas práticas

Ainda que o acompanhamento de obras seja um processo extremamente cheio de detalhes e isso possa assustar um pouco as construtoras, existem algumas dicas práticas que podem ajudar a ter mais controle e menos dores de cabeça.

Veja aqui o que sua construtora não pode deixar de fazer para realizar um acompanhamento eficiente:

1. Defina um responsável

Ter um profissional devidamente qualificado que faça as verificações frequentes de cada atividade é essencial para o controle. Cabe a ele acompanhar a evolução da obra e garantir que tudo esteja seguindo o planejamento.

Claro, não adianta só acompanhar a obra, é necessário que os demais envolvidos sejam informados de sua evolução. Por isso o responsável pelo acompanhamento deve criar relatórios e documentos que contenham suas impressões das etapas e atividades, apontando os problemas enfrentados e como foram solucionados.

Um dos documentos para fazer esse acompanhamento é o Relatório Diário de Obras (RDO), que fornece informações dia a dia de tudo o que aconteceu no canteiro.

Consulte o Guia Completo para um RDO eficiente do Obra Prima para aumentar o controle de seus projetos >

2. Planejamento financeiro

É quase desnecessário dizer que não é possível acompanhar a evolução de uma obra sem considerar a gestão financeira. 

Garantir que as etapas não sofram atrasos por falta de dinheiro para pagar pelos insumos e mão de obra é o ponto de partida de qualquer projeto bem desenvolvido.

Por isso, um bom acompanhamento de obras exige que sua construtora tenha um planejamento financeiro sólido para o projeto, que considere custos diretos, indiretos e margens de lucro.

Se o planejamento financeiro não for bem feito, o acompanhamento será prejudicado e sua construtora perde todo o controle do projeto.

3. Estabeleça metas

Assim como acontece na execução de obras, acompanhar o projeto também exige definir metas. Em paralelo com o orçamento, cronograma e passo a passo da obra, o responsável pela verificação deve saber o que é preciso checar naquele dia.

Aqui é importante não só considerar as atividades que vão ser executadas, mas as informações do dia anterior. Se no dia anterior a equipe identificou um risco e reportou ao profissional que faz o acompanhamento, ele deve verificar se soluções foram aplicadas e se medidas estão sendo tomadas, por exemplo.

4. Atenção à gestão de suprimentos

Paralisação de obras por falta de material é um grande problema na construção civil. 

Além de uma boa gestão de estoque, é trabalho também do acompanhamento de obras garantir que essa falta não aconteça.

Verificar a quantidade de material disponível no canteiro de obras todos os dias e garantir que tenha suprimentos suficientes para as atividades dos próximos dias é uma das responsabilidades de quem realiza o acompanhamento.

Claro, é essencial ter uma base que guie as verificações, por isso é essencial investir em gestão de suprimentos, integrando compras, financeiro e estoque.

5. Cronograma realista

Se o acompanhamento deve ser diário é essencial ter em mãos um bom cronograma e que realmente mostre o tempo necessário para cada atividade e a finalização de cada etapa.

Um cronograma com erros impede observar a evolução da obra, sempre vão ocorrer discrepâncias entre o executado e o esperado e o avaliador nunca vai saber se a obra está adiantada ou atrasada de verdade.

6. Compras programadas

Um dos pilares essenciais de uma gestão de obras eficiente. Organizar a programação das compras e chegadas de materiais vai deixar mais claro para o responsável do acompanhamento da obra:

  • Quando chegam os novos materiais;
  • Quanto do orçamento será gasto;
  • Até que data os materiais no canteiro precisam durar;
  • Se vai ocorrer falta de insumos.

Dessa forma, compras não programadas podem ser evitadas ou feitas com mais prazo, permitindo negociar melhor custos e evitando atrasos.

7. Otimizar canais de comunicação

O fluxo de informações do canteiro de obras para o escritório, entre engenheiros e equipes e entre responsáveis por diferentes fases é essencial. 

O responsável do acompanhamento precisa conseguir receber e passar informações com facilidade para que seu trabalho seja eficiente.

Claro, os benefícios não acabam aí. Uma comunicação otimizada melhora todos os processos da construtora, incluindo a prestação de contas para o cliente, o que gera mais confiança e competitividade.

8. Controle o fluxo de caixa

Mais do que ter um bom planejamento financeiro, como mencionado antes, é essencial ter controle no fluxo de caixa. Planejar sem conseguir saber quanto entra e sai de dinheiro ao longo do mês não adianta.

Saber qual a receita mensal da construtora e quais os pagamentos que deverão ser feitos é a única maneira de realmente saber se sua construtora está tendo lucro ou perdendo dinheiro.

Lembre-se, qualquer mudança em prazos ou em escopo do projeto causa mudanças no seu orçamento e, consequentemente, no planejamento financeiro e fluxo de caixa.

9. Otimize sua gestão de riscos

Fazer uma boa análise de riscos no momento do planejamento de obras é indispensável a todas as construtoras que desejam se destacar e ter os melhores resultados na construção civil.

No entanto, assim como todos os outros elementos mencionados, uma boa análise de riscos só é funcional se for acompanhada dia a dia. Com a análise de mãos em risco fica muito mais simples visualizar se os riscos previstos se concretizaram ou foram mitigados.

Além disso, torna muito mais simples identificar imprevistos durante a execução e evitar que eles prejudiquem a obra. Mais do que ajudar na obra que está sendo verificada, essa verificação ainda gera um documento de histórico de riscos que pode ser usado para otimizar futuros projetos.

10. Cuide das suas equipes

Uma gestão eficiente dos trabalhadores do canteiro de obras vai gerar muito mais produtividade para o projeto. 

Acompanhar o dia a dia dos trabalhadores faz com que o responsável possa verificar se todas as responsabilidades trabalhistas estão sendo cumpridas no dia a dia e ajudar a motivar equipes.

O principal benefício aqui é que, além do maior controle dos prazos, o acompanhamento de obras passa a ser uma fonte de informação para evitar processos futuros por descumprimento de leis trabalhistas e contratos.

Sua construtora vai ter certeza de que todas as pausas para descanso e alimentação, horas extras e equipamentos de proteção estão sendo oferecidos e pagos como definido em contrato e nas Normas Regulamentadoras da Saúde e Segurança do Trabalho (SST).

11. Abuse e use das tecnologias de gestão

Softwares de gestão de obras para construtoras que desejam realizar um acompanhamento de obras eficiente é ferramenta indispensável. 

Sistemas como o oferecido pelo Obra Prima tem como principal foco atender as necessidades específicas dos projetos de construção civil, otimizando processos e integrando departamentos.

Ter visibilidade plena de cada detalhe do que acontece dia a dia no canteiro de obras fica muito mais fácil com um aplicativo intuitivo e onde todas as informações estão concentradas e organizadas.

Outra vantagem desses softwares é oferecer um lugar acessível para inserir informações que, automaticamente, são atualizadas na plataforma para todos os usuários do sistema.

Assim, mais do que a facilidade de acompanhar cronograma, orçamento e planejamento do seu smartphone, é possível se comunicar rapidamente com departamento financeiro, compras, clientes e fornecedores.

Softwares de gestão de obras: o diferencial do seu acompanhamento de obras

As vantagens dos softwares para a produtividade e crescimento das construtoras são infinitas e elas não são menos eficientes na hora de fazer o acompanhamento de obras.

Esses sistemas vão garantir que sua obra tenha nas mãos todas as ferramentas que precisa para escapar de:

  • Atrasos nos prazos;
  • Falta de materiais;
  • Desperdícios de insumos;
  • Acidentes;
  • Gastos acima do orçamento;
  • Falhas de comunicação;
  • Perda de controle do estoque;
  • Erros no planejamento financeiro.

Sem esses problemas, acompanhar sua obra fica muito mais fácil.

Conheça mais sobre os benefícios do software de gestão de obras Obra Prima e saiba como otimizar os resultados da sua construtora e melhorar seu acompanhamento de obras.

Experimente o nosso software de gestão de obras

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.