Pesquisar

Descubra como o aumento da Taxa SELIC impacta a construção civil

A Taxa SELIC analisa, define e controla os juros e taxas administrativas a serem praticados pelo Banco Central e é essencial para a indústria da construção civil.
Descubra como o aumento da Taxa SELIC impacta a construção civil
Descubra como o aumento da Taxa SELIC impacta a construção civil

Entenda melhor o que é a Taxa SELIC e como ela impacta e interfere nos custos de obras e negócios da sua construtora.

A economia de um país influencia em qualquer relação e atividade econômica, impactando poder de consumo, capacidade de investimentos e oportunidades de negócios para empresas e consumidores.

São muitos os elementos analisados para identificar as condições reais da economia de uma nação, incluindo inflação, taxas de juros, facilitações de investimento e financiamento, entre outras.

Entre os diversos indicadores econômicos está a Taxa SELIC, que analisa, define e controla os juros e taxas administrativas a serem praticados pelo Banco Central. É um dos principais instrumentos da política monetária brasileira para que seja possível conter o avanço da inflação e garantir oportunidades de investimento para empresas de diversos setores, poder de compra para consumidores e aquecimento de mercado.

Conheça mais sobre a Taxa SELIC e entenda de que maneira ela impacta o setor da construção civil e o crescimento e lucratividade da sua construtora. 

O que é a Taxa SELIC exatamente?

Descubra como o aumento da Taxa SELIC impacta a construção civil

SELIC é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Ainda que leve taxa no nome, esse é, na verdade, um índice de juros administrado pelo Banco Central brasileiro no momento de negociar títulos públicos federais.

É chamado de Taxa SELIC porque esse índice é o que determina as taxas para as negociações feitas, que acabam por regular uma outra série de taxas cobradas por bancos e recebidas por investidores do país. Basicamente, é uma taxa que determina como diferentes encargos vão se comportar em relação a economia, incluindo aqui financiamentos, juros de empréstimos e outras transações realizadas por bancos, regulando a inflação e controlando as negociações de títulos públicos.

Pelo grande impacto que possui na regulação e comportamento de outras taxas brasileiras, a Taxa SELIC tem grande impacto no consumo e investimento nacional. Quando sofre quedas, o consumo com pagamento em crédito é impulsionado, quando está em alta, os investimentos são incentivados.

Essas variações ocorrem porque a queda da SELIC significa redução de juros bancários, enquanto a alta da taxa também é a alta dos juros, cenário favorável para a queda da inflação e maiores lucros de investimentos.

Como é definido seu valor?

A Taxa SELIC é definida e reavaliada a cada 45 dias pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central, ou COPOM. Esse comitê, em cada reunião, define as metas para o próximo período, oferecendo orientações para que a movimentação de títulos públicos pelo Banco Central mantenha as taxas de juros próximas dessa meta.

As metas são definidas considerando as apresentações técnicas que o corpo funcional do Banco Central elabora com dados sobre a evolução e perspectivas econômicas para o período de vigência das metas no Brasil e no mundo.

Nessa apresentação feita ao COPOM são incluídas também as condições de liquidez e comportamento do mercado, garantindo uma visão mais realista para que metas eficientes sejam definidas para as taxas de juros controladas pela Taxa SELIC.

Outros elementos levados em consideração são: 

  • Expectativas em relação à inflação;
  • Balanços de riscos;
  • Atividade econômica no país.

Construção civil e a influência da Taxa SELIC

Se a taxa SELIC tem tanta influência nos financiamentos, empréstimos e facilidades de consumo, não é de se espantar que tenha tanta influência no mercado de construção civil. Principalmente para construtoras que trabalham com construção e venda de imóveis, acompanhar esse índice é essencial.

Apenas conhecendo suas variações ao longo do ano será possível identificar as principais oportunidades para investir nesse mercado, identificando os momentos em que financiamentos estão mais acessíveis com a alta da SELIC para vender, e os momento de baixa com compras em crédito facilitada para a compra de materiais para construir e comprar imóveis para reforma.

Inflação, que impacta aquecimento de mercado, preços de materiais de construção e poder de compra de construtoras e consumidores, como vimos, é muito influenciada pela Taxa SELIC. Mesmo os programas habitacionais do governo são influenciados, tornando mais fácil ou mais difícil participar dos processos de licitação. 

Assim, acompanhar a taxa e suas influências nos custos e oportunidades de investimentos é um diferencial para construtoras que desejam aumentar sua lucratividade e crescimento na construção civil em geral, não só no mercado imobiliário. 

Conhecimento de mercado: Taxa SELIC é apenas um dado que sua construtora deve ter atenção

Descubra como o aumento da Taxa SELIC impacta a construção civil

Qualquer empresa, de qualquer setor, que deseja manter seu crescimento, lucratividade e poder acompanhar e aproveitar as oportunidades que surgem deve conhecer índices e taxas do setor em que atua.

Na construção civil não é diferente. Construtoras que conhecem e acompanham indicadores econômicos são capazes de tomar melhores decisões para suas obras e escolher o melhor momento de investir em nichos específicos.

A Taxa SELIC é apenas um desses indicadores, mas que pode fazer toda a diferença, principalmente para construtoras que atuam no mercado imobiliário.

Leia também:

Preço de insumos: o impacto causado no crescimento da indústria da construção civil >

Quer conhecer mais sobre esse e outros pontos da economia e mercado de construção civil e garantir que sua construtora esteja sempre preparada para aproveitar as melhores oportunidades de crescimento e lucratividade? 

Acompanhe os conteúdos exclusivos que o blog Obra Prima traz sobre o mercado da construção civil e fique sempre por dentro da Taxa SELIC e outros indicadores econômicos.

Experimente o nosso software de gestão de obras

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.