Pesquisar

Descubra como evitar as compras emergenciais na construção civil

Quer evitar as compras emergenciais e não sabe como? Vamos contar qual é o segredo para ter mais controle da sua gestão e escapar desse problema.
Descubra como evitar as compras emergenciais na construção civil
Descubra como evitar as compras emergenciais na construção civil

Descubra qual é o segredo para ter maior controle da gestão de obras e escape das compras emergenciais nos projetos da sua construtora.

Toda obra da construção civil deve seguir e respeitar um orçamento, é ele quem determina, desde o início, quanto o cliente deve pagar pelo projeto, determinando custo de materiais, equipamentos, mão de obras, documentos, custos indiretos, margens de lucro da construtora e tudo mais que seja necessário para garantir a conclusão do projeto. 

Com o nível de detalhamento e quantidade de materiais utilizada mesmo em obras menores, não é de se espantar quando dizemos que a construção civil é um setor que sempre trabalha com grandes quantidades de dinheiro.

Quantas vezes sua construtora se deu conta de que notas fiscais sumiram e que, na hora de fazer um acompanhamento, foi gasto muito mais dinheiro do que o previsto? Já se pegou pensando em quanto dinheiro do próprio bolso terá que ser colocado no projeto para garantir que seja concluído? 

Pois é! É hora de rever o orçamento, os processos e descobrir onde está o problema.

Um orçamento que não é respeitado pode significar uma obra nunca finalizada, a perda da confiança do cliente, o sacrifício do lucro da construtora e muitos problemas, até legais e tributários.

Sendo assim, já dá para imaginar o quanto ter que realizar compras inesperadas nas obras pode ser um grande problema, não é? Além de ser um gasto não previsto no orçamento, compras emergenciais, em geral, possuem um custo mais elevado para os insumos.

É hora de parar de sofrer com esses problemas e começar a buscar soluções que ajudem a evitar compras emergenciais, ganhando controle, protegendo a obra e a lucratividade da construtora. Acompanhe para entender. 

Compras emergenciais na construção civil: o que são e por que acontecem?

Descubra como evitar as compras emergenciais na construção civil

Nos primeiros momentos da gestão de obras sua construtora se empenha em realizar o planejamento da obra. Isso significa que são organizadas quais etapas e atividades vão ser executadas, qual será a quantidade de material necessária para completar o projeto, quais os prazos, a necessidade de mão de obra e muitos outros detalhes.

As compras emergenciais são aquelas compras que não foram pensadas nesse planejamento ou que, ao menos, não deveriam ter acontecido naquele momento específico. São compras inesperadas nas obras, feitas de última hora, em que os insumos devem ser entregues imediatamente e que acabam tendo um custo maior.

Existem diversos fatores que causam essas compras emergenciais e o primeiro passo para evitá-las é conhecer os principais:

  • Planejamento incompleto de obras;
  • Falta de acompanhamento;
  • Erros de execução na obra que geram retrabalhos e acidentes;
  • Orçamento incorreto;
  • Erros no cálculo de quantidades de insumos;
  • Cronogramas mal programados.

Que tal descobrir como escapar desses problemas e não ter mais que enfrentar tantas compras emergenciais?

Como evitar compras emergenciais nas obras? 

Descubra como evitar as compras emergenciais na construção civil

Agora que a sua construtora já conhece bem a grande dor das compras emergenciais e quais são as suas principais causas, chegou a hora de encontrar as soluções para esses problemas. Essas soluções vão se tornar grandes segredos para um maior controle não só das compras, mas também da gestão de obras como um todo. Vamos nessa? 

Foco no planejamento

Se planejamentos incompletos causam surpresas que geram compras emergenciais, melhorar o detalhamento do planejamento das obras é a solução mais óbvia.

Quanto mais bem detalhado cada passo desde o início da concepção do projeto até a entrega para o cliente for, menores as chances de que algo seja esquecido das listas de coisas a comprar e tenha que ser conseguido com urgência no meio da execução de obras.

Acompanhamento dia a dia

A elaboração de um bom Relatório Diário de Obras (RDO), principalmente quando feita do canteiro de obra com informações sendo atualizadas no momento que acontecem por meio de um aplicativo de gestão de obras, garante que nenhum problema que gere a necessidade de compras no futuro passe batido.

O acompanhamento de obras permite identificar a possibilidade de falta de materiais, cronograma que se acelera ou qualquer outra alteração mais rapidamente, oferecendo tempo à construtora para tomar decisões estratégias mais cedo para solucionar o problema.

Leia também: 

Checklist: o acompanhamento de obras pode ser mais fácil – Obra Prima

Análises de riscos e margem de imprevistos

Logo no início do planejamento é importante fazer um levantamento dos riscos de uma obra. Desde as possibilidades de um trabalhador escorregar no piso molhado até um dia de chuva, paralisar a obra, conhecer riscos e se preparar para imprevistos é essencial para evitar compras emergenciais, além de ajudar a garantir a segurança dos trabalhadores.

Com essa análise em mãos passa a ser possível considerar uma margem de imprevistos nas compras da construtora nos materiais que são mais comumente utilizados na construção civil.

Uma compra com 10% mais de tijolos, por exemplo, pode proteger a obra de compras de última hora por quebra de material e, caso não seja utilizada, a margem pode ser enviada para a próxima obra da construtora.

O melhor de tudo é que essa margem ainda protege a construtora de erros de cálculo.

Software de gestão de obras: o maior segredo para evitar compras emergenciais na construção civil

Com as dicas dadas aqui já é possível perceber que evitar compras emergenciais depende de uma gestão de obras otimizada, que tenha controle de cada etapa e detalhe do projeto e do canteiro de obras do planejamento à entrega.

Investir, então, em um software de gestão de obras que possa garantir esse controle otimizado é a melhor estratégia para qualquer construtora.

Com departamentos financeiro, de estoque e compras integrado, acesso a planilhas facilitado e automatização de processos, é possível alinhar os trabalhos no canteiro de obra, reduzir erros de cálculos de orçamento e materiais e acompanhar a execução do projeto com muito mais visibilidade.

Conheça agora mesmo o software de gestão de obras do Obra Prima e descubra todas as funcionalidades que ele oferece para evitar compras emergenciais e melhorar a gestão de obras, crescimento e lucratividade da sua construtora.

Você consegue agendar uma demonstração gratuita do nosso sistema clicando na imagem abaixo. Também aproveite para se manter por dentro de tudo que acontece no setor da construção civil, acompanhando nosso blog com muitos conteúdos exclusivos e seguindo o Obra Prima no Instagram

Experimente o nosso software de gestão de obras

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.