Pesquisar

O que é e para que utilizar um dashboard na construção civil?

Você sabe o que é e para que serve um dashboard na construção civil? Chegou a hora de descobrir! Os dados para a construção civil são essenciais para a gestão dos projetos.
O que é e para que utilizar um dashboard na construção civil?
O que é e para que utilizar um dashboard na construção civil?

Você sabe o que é e para que serve um dashboard na construção civil? Chegou a hora de descobrir! Os dados para a construção civil são essenciais para a gestão dos projetos. Confira aqui. 

A construção civil já foi um setor conhecido por ser resistente a novidades e mudanças, mas hoje em dia, a tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das empresas que trabalham neste ramo. E a inovação que vamos tratar neste texto são os dashboards. Você sabe o que essa ferramenta faz? 

É um sistema de informação de computador de negócios que funciona como uma espécie de painel com interface gráfica dos usuários. Normalmente oferece visualizações rápidas dos principais indicadores de desempenho mais relevantes para um processo ou objetivo. 

Quais indicadores financeiros devem ser avaliados?

Cada empresa tem as suas particularidades e está imersa em uma realidade diferente das outras, com os seus próprios objetivos e seguindo o seu próprio caminho. As construtoras não seriam diferentes. Com isso em mente, os indicadores a serem avaliados precisam ser definidos com base nas metas da instituição, seja aumentar os lucros, reduzir despesas, ganhar mais espaço no mercado, etc. 

Com esses objetivos bem estabelecidos, é necessário organizar as informações e disponibilizá-las de maneira que todos consigam acessar e usar para analisar os indicadores mais importantes. 

Existem diversos indicadores financeiros importantes para as empresas da construção civil, como: 

  1. Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é um indicador fundamental para encontrar a exposição de caixa, pelo cruzamento de dados de entrada e saída de dinheiro das construtoras, levando em consideração projeções de venda, receita, custos, entre outros. 

  1. Lucratividade e rentabilidade

Esses são indicadores que apontam o lucro da empresa em relação ao valor do seu patrimônio. 

  1. Orçamento empresarial

O controle do orçamento é um processo muito importante dentro de qualquer empresa. Ele precisa fazer parte da rotina administrativa, porque vai ajudar na compreensão dos negócios e seus resultados. 

Por que a sua empresa precisa de um dashboard? 

Um dos principais desafios do mercado atual é a quantidade excessiva de dados com que as empresas e os seus gestores precisam lidar todos os dias. E, na construção civil isso não é diferente. 

Quando não existe uma organização, o excesso de informações acaba gerando desinformação. Dessa maneira, é necessário criar um filtro para que seja possível contar apenas com os dados que interessam de fato e que podem servir como base para tomar decisões mais assertivas. 

Isso é essencial para aumentar o desempenho da empresa e a velocidade da tomada de decisão. 

Mas, o que fazer com todos esses dados? As informações precisam ser transformadas em conhecimento. Só dessa maneira elas vão ser úteis de verdade para a organização. E é aqui que entram os dashboards. 

Esses painéis reúnem as informações, indicadores e métricas mais importantes para uma empresa, os apresentando de maneira mais visual, clara e compreensível. Ao reunir esses dados em um único lugar, os dashboards da construção proporcionam uma visão mais ampla das áreas avaliadas, trazendo um controle mais eficiente dos negócios.  

Conheça seis vantagens de um dashboard na construção civil. 

6 vantagens de um dashboard na construção civil

O dashboard é um grande aliado na hora de analisar indicadores com base nas metas da organização, como por exemplo: aumento de lucros, controlar as despesas, reduzir os custos, ganhar mercado, etc. 

Entre as vantagens do uso dessa ferramenta para construção civil, podemos destacar: 

  1. Visibilidade;
  2. Tomada de decisão;
  3. Acompanhamento;
  4. Comunicação;
  5. Análise;
  6. Automatização. 

Entenda melhor cada um desses benefícios para a sua empresa: 

  1. Visibilidade

Um dashboard pode fornecer uma visão geral dos projetos em andamento, possibilitando que os gerentes e outros envolvidos consigam ver o status atual de cada obra, incluindo o orçamento, progresso e prazo. 

Essa é uma grande vantagem oferecida por essa ferramenta, uma vez que a visibilidade pode ser uma dificuldade para muitas empresas do setor que acabam perdendo o controle, entregando projetos atrasados e fora do orçamento. 

  1. Tomada de decisão

Outro benefício que um dashboard pode oferecer para a sua empresa é a precisão e atualização das informações para auxiliar o gerente de projetos e outros envolvidos a tomar decisões mais bem informadas, evitando problemas e desperdícios. 

  1. Acompanhamento

Um dashboard possibilita que os gerentes de projeto e outros profissionais envolvidos acompanhem o progresso das construções e encontrem problemas ou desvios em relação ao prazo ou ao orçamento. Impedindo que isso saia de controle e acabe gerando muitas dores de cabeça. 

  1. Comunicação

A ferramenta também pode ser utilizada para comunicar informações importantes em relação ao projeto para diversos stakeholders, incluindo investidores, colaboradores e clientes. Isso vai reduzir a quantidade de falhas na comunicação durante a execução de uma obra. 

  1. Análise

O dashboard pode fornecer recursos de análise avançada, possibilitando que os gerentes de projeto e outros profissionais envolvidos avaliem dados e encontrem tendências ou padrões que possam ser úteis para otimizar a eficiência e reduzir os custos. 

  1. Automatização

Outra vantagem de um dashboard é que essa ferramenta pode ser usada para automatizar tarefas, como o rastreamento de horas trabalhadas, o que ajuda a melhorar a eficiência e diminuir os erros humanos. 

Acompanhe as novidades da construção civil! 

Essas são apenas algumas das vantagens dessa ferramenta. Existem muitos outros benefícios de usar um dashboard na construção civil. Para mais conteúdos exclusivos como este, acompanhe o blog do Obra Prima! Siga também a nossa página no Instagram

E, não deixe de escutar os episódios do nosso podcast, o Obra Cast, são muitas conversas interessantes sobre diversos temas importantes desse universo, clique na imagem abaixo e dê o play: 

banner obracast

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.